Vinte e tal mil votantes! Segunda maior votação benfiquista da História!!!
E, caro anónimo, ninguém enganou ninguém... são "apenas" 170 mil sócios, dos quais muitos não podem votar por não terem o tempo de sócio suficiente... e os adeptos, obviamente também não podem votar...
Ora tomem lá do camilo!!! ------------------------- Eusébio da Silva Ferreira. Vulgo EUSÉBIO. Jogou no SLB. ... ... Considerado, pelo Estado Novo, como "património nacional". Impedido, por Sua Excelência Doutor António Oliveira Salazar, de se transferir para Itália e, Antes disso, para o Brasil. ....... PERGUNTO?! -PARA QUANDO, UMA ROMARIA DOS (TODOS) BENFIQUISTAS, À SUA CAMPA, A SANTA COMBA DÃO?!!!
Correcção, deverás estar confundido, amigo e companheiro Filhote: -O Pantera Negra nunca jogou no Cosmos!
Álvaro (Magalhães), Mário Wilson (pai e filho) tb jogaram nas 2 equipas.
Para finalizar, uma palavra sobre o momento do Benfica: é com profunda tristeza que assisto à 'flamenguização', ou 'corinthiansização' do meu Glorioso! Este não é o Benfica, que me habituei a amar. Os protagonistas, tanto vencedores, como vencidos, como ainda os que ficaram de fora são de uma confrangedora e irritante pobreza e mediania!
P.S. É melhor não chamar à colacção as relações entre um determinado clube de viscondes e o Estado Novo. Quem tem telhados de vidro...
Sporting Lourenço Marques Benfica Rhode Island Oceaneers -USA Boston Minutemen Monterrey - USA Beira-Mar Toronto Metros-Croatia - CANADA Las Vegas Quicksilver - USA New Jersey Americans - USA União Tomar
O Eusébio de facto nunca jogou no Cosmos... sabia que ele tinha jogado nos Estados Unidos, e por isso concluí, mal, que tivesse sido no Cosmos de Pelé... o anónimo, do post anterior, tornou tudo claro.
Anónimo: Eusébio jogou no México, no Club de Fútbol Monterrey, pelo que a sua informação (que agradecemos) está confusa quanto ao Boston Minutemen, fugaz equipa norte-americana.
Filhote: na verdade, o único português que jogou nos New York Cosmos foi o antigo jogador internacional do FC Porto de Pedroto, Séninho (juntamente com Gomes, Oliveira, Cubillas, Octávio, Gabriel, Costa). Na verdade, nos tempos áureos da extinta NASL (North American Soccer League), progenitora da actual e mais realista MSL (Major Soccer League), Séninho jogou no clube percursor dos galácticos, ao lado de monstros sagrados como Pelé, Carlos Alberto, Beckenbauer, Giorgio Chinaglia, Neeskens, além de (poucas pessoas se lembram) Johan Cruijff, que disputou um único jogo!
Curiosidade:
P: E como é que a música se cruza com o futebol, a propósito do Cosmos? R: O Cosmos foi fundado por Steve Ross, boss da Warner Communications, actual Time Warner, após sugestão e participação dos irmãos turco-americanos Nesuhi e Ahmet Ertegün, fundadores da Atlantic Records (depois adquirida pela Warner) - produtora de Ray Charles, Aretha Franklin, Led Zeppelin, etc.
Essa construção que estaria destinada a ser o Museu do Benfica, era junto ao antigo estádio, e terá sido iniciado no tempo do Manuel Damásio, e como todo o restante complexo foi demolido. São os dois projectos que ainda não foram concretizados por Luís Filipe Vieira, o Museu e o edifício Sede, mas que a seu tempo aparecerão.
Este (S)LB devia ser convidado por LFV para curador do Museu do Benfica, se é que vai haver. Que sabedoria!
A propósito do Museu, cheguei a ver uma construção, ainda em tijolo, que dava para a 2ª circular. E era o Mega que o estava a planear. Depois foi abaixo?
Ou estou errado?
No lo creyo, Jack, o Museu veio abaixo muito antes do abate da Luz.
"P.S. É melhor não chamar à colacção as relações entre um determinado clube de viscondes e o Estado Novo. Quem tem telhados de vidro..."
Importa-se de explicar esta insinuação?
No dia das eleições circulava este sms: Benfiquista: se és do Sporting, Vota Vieira! Vieira - um Benfica à maneira!
Eu, como anti-benfiquista primário, não obstante, sempre considerei o Benfica como o clube mais democrático de Portugal... até estas eleições!
Isto foi um golpe palaciano urdido por Vieira e Vilarinho apoiado em figuras gradas e com responsabilidade na vida portuguesa como Seara, Cervan, Moya, Nazaré, etc! Uma vergonha!
O Benfica continua - como em muitos outros casos no passado - a viver à margem da lei!
Ou seja ambos estão certos: aquele mono foi promessa adiada de Damásio, que depois se arrependeu, devido à exiguidade e falta de dignidade do espaço e por ali foi ficando até ter sido demolido uns tempos antes (salvo erro com Vale e Azevedo), qd se começou a pensar 1º. na remodelação e depois na demolição total do antigo estádio.
Quanto ao Museu, é (mais uma) promessa de LFV, e fazer-se-á se ele não repetir a frase do seu antecessor e teu ex-colega de turma na Universidade de Direito de Lisboa, Manuel Vilarinho.
Acho que Mega Ferreira seria uma excelente escolha como curador, o problema é iria ter uma pedra no sapato: imediatamente Joe Berardo iria logo querer ocupar uma parte do Museu para a sua colecção particular...
antes de mais tenho a fazer uma declaração de interesses: sou apenas benfiquista e não sou anti-nada primário! A ser anti-algo, seria anti-tudo o que há de negativo primário!
Ou seja, estou de bem comigo mesmo!
Tenho até com dificuldade manter um diálogo com pessoas que são anti-qualquer coisa primárias, mas enfim abro uma excepção:
-Quanto à minha citação, limitei-me a responder a uma provocação vinda do nada, que foi para o éter e, se não levar a mal, aconselho-o a (re?)ler a (brilhante, sem ironia, juro!) história desse Clube! Lá encontrará as respostas!
Quanto ao que comentou sobre as eleições, não sei o que quer que diga, estou substancialmente de acordo consigo e até reforço, rematando que a mediocridade está implantada nos que venceram, nos que perderam, no que foi embora e até em alguns que não foram a jogo!
Ao fim, ao cabo, o Benfica, nada mais é do que o espelho da nossa sociedade!
Também estou substancialmente de acordo consigo em quase tudo o que afirmou, até na questão do ser anti-qualquer coisa! Eu de facto sou anti-benfiquista primário, é uma questão de educação vinda do berço, de rivalidade, até de saudável antagonismo desportivo, se quiser. O que não me impede se ter amigos do Benfica ( 2 dos meus melhores amigos são-no), e de ter discernimento e honestidade no debate de ideias! O que não suporto é a mediocridade, a burrice e a boçalidade.
Que provocação foi essa vinda no nada, vinda do éter que deu azo a essa sua observação? Por acaso eu conheço muito bem a história do meu clube, o Sporting Clube de Portugal, e confirmo que em momentos da sua história houve alguma proximidade entre os seus dirigentes e as figuras do antigo regime.
No entanto, como já foi afirmado pelo caro Camilo, o Eusébio também foi impedido por Salazar de se transferir nos anos 60 para clubes estrangeiros, portanto a influência politica não foi só exclusiva do Sporting!
O que os benfiquistas nunca admitem, é para eles quase um dogma, é que o Eusébio foi sequestrado para ir para o Benfica em vez de seguir naturalmente para a casa-mãe vindo do Sporting de Lourenço Marques!
Foi o maior golpe do Benfica, um dos muitos ao longo de décadas de rivalidade!
E o que é que teria sido a história do futebol português se ele tivesse ido para onde era suposto...?
Eu sou mais radical do que o (S)LB, nem sequer dou conversa a antis. Quanto ás eleições, está criado mais um mito em relação ao Benfica, e se quando vem dos nossos anti-adeptos eu entendo, são os complexos, já não percebo como pode um Benfiquista entrar neste jogo de considerar as eleições anti-democráticas. Pode não se gostar do LFV ou do BC ou de quem se queira, mas se não apareceu mais ninguém foi porque não quis. Umas eleições com quase 21.000 votantes, não são anti-democráticas, bem pelo contrário. Votou quem quis, mais uma vez o Benfica se mostrou inovador, permitiu que toda a gente votasse sem restrições, foram registados votos nos 5 continentes, ninguém teve desculpa para não se manifestar, mesmo em Portugal tinha 5 assembleias de voto distribuídas por Faro, Évora, Lisboa, Coimbra e Famalicão. Goste-se ou não do resultado, as eleições foram democráticas. E foram-no de uma forma que só no Benfica foi possível, até hoje pelo menos, porque outros já prometeram que daqui a uns anos vão tentar fazer o mesmo.
1. Quando Eusébio chegou ao Sport Lisboa e Benfica, já o clube era campeão europeu, vencedor da Taça Latina (troféu percursor da Taça dos Campeões Europeus), e os seus jogadores formavam a "espinha dorsal" da Selecção Nacional.
2. Ou seja, embora Eusébio tenha sido o melhor e o mais marcante jogador português de todos os tempos, não é verdade que tenha sido ele o único responsável pela ascensão mundial do nome Benfica.
3. E também não é verdade que tenha sido Salazar o único responsável pela não emigração do Pantera Negra. Posteriormente, a potencial transferência para Itália não aconteceu devido à alteração súbita das regras da Federação italiana - proibição na contratação de mais estrangeiros.
-Amigo filhote: obrigado, sabes que me limito a dedilhar o que me vai na alma. Abraço retribuído, de "paulista" para "carioca"! Valeu, cara!
-Amigo Gouveia: lastimo o seu fundamentalismo, mas constato que, como é dotado de inteligência, acertou na mouche! E como é dotado de inteligência, concerteza reparou que me limitei a relembrar que não se deve cuspir para o ar. Reconheço a intervenção de Salazar, considerando Eusébio como "património nacional", mas tal, independentemente de ter jogado no Benfica! Sabendo-se, por outro lado, que não se conhece a Salazar nenhum gosto pelo futebol, quanto mais preferência clubística! O que se sabe é que o Benfica, como clube do povo, tem na sua esfera, todo um espectro, um leque muito variado da população e, se por um lado haveria figuras do Estado Novo, por outro, tem orgulho em ter contado como dirigentes, destacadas figuras da oposição como José Magalhães Godinho, Manuel C. Afonso, Júlio Ribeiro da Costa e Felix Bermudes. Por falar em Felix Bermudes, saberá que o hino oficial do Benfica, que é seu autor, (e não como erradamente se atribui o "Ser Benfiquista" do Luís Piçarra)foi "aconselhado" a ser censurado porque se chama: "Avante Benfica!"? Várias figuras, tal como Miguel Sousa Tavares, ferrenho jornalista/escritor portista, no livro "Rio das Flores", que retrata as ditaduras europeias do Sec. XX, tem uma opinião muito clara sobre qual era o clube do regime. Recordo ainda que, quando o recinto do Sporting "Campo 28 de Maio" transitou para o Benfica, foi rebaptizado como "Estádio do Campo Grande", a velhinha Estância do Campo Grande. Porque terá sido?
Sobre o espinho encravado do Eusébio e do seu suposto "rapto" (um dos mitos que, de vez em quando, convém agitar, a par com o mito do "Calabote"), saiba que sobre esse assunto, sei ...TUDO! Desde a sua preferência pelo Desportivo de Lourenço Marques, até à forma como chegou ao Sporting de LM, até as pressões exercidas sobre sua mãe, sei mesmo tudo! Sou familiar de alguém (que naturalmente me reservo o direito de omitir), que profissionalmente foi parte activa no processo (alguns comentadores deste blog saberão disso). Apenas, para caucionar a minha veracidade, direi que, ainda criança, andei ao colo de Domingos Claudino. Se saberá de todo este processo, também saberá de quem se trata.
Um abraço deste seu pró-benfiquista,
-Amigo Jack Kerouac, terrível equivoco: nada tenho contra e nada referi quanto à forma como de correu a acto eleitoral em si mesmo (para além do pequeno incidente relacionado com o voto do titubeante candidato vencido). É uma prova de vitalidade ímpar num clube em Portugal, não tenho a menor dúvida! E claro que, como fomos percussores, de futuro, outros tentarão seguir o modelo! Se numas eleições que já tinham vencedor anunciado foi assim, imagine-se quando houver 2 (ou mais) fortes candidatos!
O que me move contra e o que eu contesto é a política do golpe palaciano, do "golpe estatutário" (como lhe chamou Bagão Félix), do menosprezo, menorização e rebaixamento do "quem não é por mim, é contra mim" desta direcção! Da incapacidade de aguentar uma crítica, qualquer que ela seja, por muito construtiva que seja!
Contudo, sei reconhecer o que de positivo foi feito e não sou ingrato a quem recuperou um clube que estava na lama! Que não haja dúvidas, será o meu Presidente, para o Bem e para o Mal! Nos momentos difíceis! Apesar do Presidente que tem, estarei sempre a seu lado, porque estou sempre do lado do meu clube!
Tenho é uma vantagem moral: nunca fui presidente, nem dirigente, nem sócio, nem adepto de outro clube que rivalize ou entre na mesma competição que o meu Benfica!
Um abraço
-Cara Karocha,
já há atrasado tivémos esta discussão e não me vou repetir, apenas direi que sou sócio do Benfica, não sou sócio nem de Vieira, nem de Vale e Azevedo, nem do nóvel-benfiquista-esquecido Veiga...
O Sr. do peso da régua, sabe que não,mais a frase engrassendíssima, que me dizia desde os meus 16 anos! Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos! Cumprimemtos
Caro (S)LB, essa do golpe estatutário foi a desculpa que alguns arranjaram para não avançar, como também não o fizeram noutras alturas, e provavelmente nunca o farão no futuro. O Bagão Félix é o exemplo disso mesmo, é sempre tido como um dos "presidenciáveis" mas na hora nunca avança, com ou sem tempo. Os orgãos sociais demitiram-se para anteciparem as eleições, e quem tivesse realmente um projecto para avançar teria avançado. Que eu saiba só o Veiga teria sido prejudicado, daqueles que se falava, porque só faria 5 anos de sócio em Outubro, mas muito dificilmente ele ganharia as eleições, e nem sequer me parece que seja Benfiquista. Isto também há sempre muita parra e pouca uva na hora da verdade. Mas foi tudo feito dentro da legalidade e respeitando a vontade dos sócios. Nem esse tal "incidente" com o BC o foi na realidade, ele optou pelo aparato, e teve o seu momento de fama.
Caro (S)LB... Uma vez que conhece o "Caso Eusébio" (era assim tratado na imprensa portuguesa em 1961/62), quero guardar a "conversa" para uma próxima oportunidade, onde a malta do "IÉ-IÉ" se junte. Sabe, o acaso fez com que... 1-No meu Serviço Militar, em Nova Lisboa, tive conhecimento com um Alferes -do Quadro do PAD- que, na altura, em Lourenço Marques era vogal do Sporting de Lourenço Marques. Contou-me toda a história... que não é história nenhuma! 2- Em Luanda,nas Páginas Amarelas que era uma das associadas do "Notícia", conheci -de quem era amigo- o senhor Henrique, o chefe. Também ele, na altura, fazia parte da direcção do SCLM. julgo que era o tesoureiro. Conhecia perfeitamente o sr. Alferes e... contou-me, ao pormenor, toda a história... que não é história nenhuma. A conclusão: a)O SPORTING, mais uma vez, foi vilipendiado pelo ministro dos desportos, ao tempo, que ultrapassou o despacho favorável ao SCP e deu razão ao SLB. As histórias que se contam -a última até foi do "Inzébio"... fez-me rir. Mas eu comprendo-o: a vida está cada vez mais difícil.... e ele já não marca golos. Marca... "goles"... Para que conste: -Porque nunca ninguém questionou a carta do Sporting Clube de Lourenço Marques, assinada também pelo Sr. Henrique, -a tal carta que era necessária para a inscrição- onde dizia /DIZ: -"o atleta só poderá ser inscrito no Clube séde, ou seja, no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL? Evidentemente que os "fandamentalistas" de A Bola e uns "vegetarianos" do Mundo Desportivo, começavam a "despontar". E, até hoje, é o que se tem visto. Presentemente, A Bola, fez mais propaganda às eleições do LFV do que o próprio jornal do clube. E assim se vai branqueando...
39 comentários:
Não parece assim tão orgulhoso
Terá sido troca de camisolas no fim do jogo :)
Em 1969 ainda jogava no antigo glorioso
Depois do Benfica, e já em final de carreira, passou pelo União de Tomar e Beira-Mar, mas não pela Briosa
(como vocês bem se lembram :) )
Se bem me lembro :) quem passou pelos dois clubes foi:
Artur Correia
Artur Jorge
Rui Rodrigues
Toni
Mais informações neste blog :)
http://guedelhudos.blogspot.com/2008/01/acadmica-histria-do-futebol.html
1. Depois do Benfica, Eusébio também passou pelo Cosmos.
2. Outros jogadores passaram pelos dois clubes. Mais recentemente o avançado brasileiro Marcelo, "Martelo".
Pantera Negra, eterna!!!
E pronto, lá vai o Vieira a continuar a dar cabo do SLB!!!
Viva a Académica!
O Eusébio nunca poderia ter sido da Briosa, a não ser que tirasse a 4ª classe.
Serafim, Peres, Péricles tiveram que o fazer...
Desastre!!! Tsunami!!!
Só 18 mil num universo de 6 milhões?!?!?!
Não está bem... Quem enganou quem?
Vinte e tal mil votantes! Segunda maior votação benfiquista da História!!!
E, caro anónimo, ninguém enganou ninguém... são "apenas" 170 mil sócios, dos quais muitos não podem votar por não terem o tempo de sócio suficiente... e os adeptos, obviamente também não podem votar...
o paredão tambem andou pelos dois. o pedro roma também.
e julgo que haverá ainda um ou outro.
a vitoria do vieira é uma boa notícia para o FC Porto e Sporting. deixem-no lá estar......
"ninguém enganou ninguém" :)
Então porque motivo o Moniz disse que se tratava de um golpe estatutário e o Movimento "Benfica Vencer Vencer" está a ponderar impugnar as eleições
Agora vai começar a conversa do costume!
" Este é que é o treinador, já temos equipa, vamos ganhar tudo" e BLÀ BLÀ!!!!!!!!
RIP Vasco Gervársio
RIP Allen Klein...
Ora tomem lá do camilo!!!
-------------------------
Eusébio da Silva Ferreira.
Vulgo EUSÉBIO.
Jogou no SLB. ... ...
Considerado, pelo Estado Novo,
como "património nacional".
Impedido, por Sua Excelência Doutor António Oliveira Salazar, de se transferir para Itália e, Antes disso, para o Brasil.
.......
PERGUNTO?!
-PARA QUANDO, UMA ROMARIA DOS (TODOS) BENFIQUISTAS, À SUA CAMPA,
A SANTA COMBA DÃO?!!!
Correcção, deverás estar confundido, amigo e companheiro Filhote:
-O Pantera Negra nunca jogou no Cosmos!
Álvaro (Magalhães), Mário Wilson (pai e filho) tb jogaram nas 2 equipas.
Para finalizar, uma palavra sobre o momento do Benfica: é com profunda tristeza que assisto à 'flamenguização', ou 'corinthiansização' do meu Glorioso!
Este não é o Benfica, que me habituei a amar.
Os protagonistas, tanto vencedores, como vencidos, como ainda os que ficaram de fora são de uma confrangedora e irritante pobreza e mediania!
P.S. É melhor não chamar à colacção as relações entre um determinado clube de viscondes e o Estado Novo. Quem tem telhados de vidro...
Clubes onde jogou Eusébio:
Sporting Lourenço Marques
Benfica
Rhode Island Oceaneers -USA
Boston Minutemen Monterrey - USA
Beira-Mar
Toronto Metros-Croatia - CANADA
Las Vegas Quicksilver - USA
New Jersey Americans - USA
União Tomar
Amigo (S)LB, equivoquei-me.
O Eusébio de facto nunca jogou no Cosmos... sabia que ele tinha jogado nos Estados Unidos, e por isso concluí, mal, que tivesse sido no Cosmos de Pelé... o anónimo, do post anterior, tornou tudo claro.
Desculpas na votação?!
Não votaram porque não quiseram votar!!!
"Penso eu de que..."
Anónimo:
Eusébio jogou no México, no Club de Fútbol Monterrey, pelo que a sua informação (que agradecemos) está confusa quanto ao Boston Minutemen, fugaz equipa norte-americana.
Filhote:
na verdade, o único português que jogou nos New York Cosmos foi o antigo jogador internacional do FC Porto de Pedroto, Séninho (juntamente com Gomes, Oliveira, Cubillas, Octávio, Gabriel, Costa). Na verdade, nos tempos áureos da extinta NASL (North American Soccer League), progenitora da actual e mais realista MSL (Major Soccer League), Séninho jogou no clube percursor dos galácticos, ao lado de monstros sagrados como Pelé, Carlos Alberto, Beckenbauer, Giorgio Chinaglia, Neeskens, além de (poucas pessoas se lembram) Johan Cruijff, que disputou um único jogo!
Curiosidade:
P: E como é que a música se cruza com o futebol, a propósito do Cosmos?
R: O Cosmos foi fundado por Steve Ross, boss da Warner Communications, actual Time Warner, após sugestão e participação dos irmãos turco-americanos Nesuhi e Ahmet Ertegün, fundadores da Atlantic Records (depois adquirida pela Warner) - produtora de Ray Charles, Aretha Franklin, Led Zeppelin, etc.
Essa construção que estaria destinada a ser o Museu do Benfica, era junto ao antigo estádio, e terá sido iniciado no tempo do Manuel Damásio, e como todo o restante complexo foi demolido. São os dois projectos que ainda não foram concretizados por Luís Filipe Vieira, o Museu e o edifício Sede, mas que a seu tempo aparecerão.
Este (S)LB devia ser convidado por LFV para curador do Museu do Benfica, se é que vai haver. Que sabedoria!
A propósito do Museu, cheguei a ver uma construção, ainda em tijolo, que dava para a 2ª circular. E era o Mega que o estava a planear. Depois foi abaixo?
Ou estou errado?
No lo creyo, Jack, o Museu veio abaixo muito antes do abate da Luz.
LT
(S)LB,
Quem sabe, sabe!
"P.S. É melhor não chamar à colacção as relações entre um determinado clube de viscondes e o Estado Novo. Quem tem telhados de vidro..."
Importa-se de explicar esta insinuação?
No dia das eleições circulava este sms: Benfiquista: se és do Sporting, Vota Vieira! Vieira - um Benfica à maneira!
Eu, como anti-benfiquista primário, não obstante, sempre considerei o Benfica como o clube mais democrático de Portugal... até estas eleições!
Isto foi um golpe palaciano urdido por Vieira e Vilarinho apoiado em figuras gradas e com responsabilidade na vida portuguesa como Seara, Cervan, Moya, Nazaré, etc! Uma vergonha!
O Benfica continua - como em muitos outros casos no passado - a viver à margem da lei!
Confirmo, Jack e confirmo LT!
Ou seja ambos estão certos: aquele mono foi promessa adiada de Damásio, que depois se arrependeu, devido à exiguidade e falta de dignidade do espaço e por ali foi ficando até ter sido demolido uns tempos antes (salvo erro com Vale e Azevedo), qd se começou a pensar 1º. na remodelação e depois na demolição total do antigo estádio.
Quanto ao Museu, é (mais uma) promessa de LFV, e fazer-se-á se ele não repetir a frase do seu antecessor e teu ex-colega de turma na Universidade de Direito de Lisboa, Manuel Vilarinho.
Acho que Mega Ferreira seria uma excelente escolha como curador, o problema é iria ter uma pedra no sapato: imediatamente Joe Berardo iria logo querer ocupar uma parte do Museu para a sua colecção particular...
Caro Gouveia,
antes de mais tenho a fazer uma declaração de interesses: sou apenas benfiquista e não sou anti-nada primário! A ser anti-algo, seria anti-tudo o que há de negativo primário!
Ou seja, estou de bem comigo mesmo!
Tenho até com dificuldade manter um diálogo com pessoas que são anti-qualquer coisa primárias, mas enfim abro uma excepção:
-Quanto à minha citação, limitei-me a responder a uma provocação vinda do nada, que foi para o éter e, se não levar a mal, aconselho-o a (re?)ler a (brilhante, sem ironia, juro!) história desse Clube! Lá encontrará as respostas!
Quanto ao que comentou sobre as eleições, não sei o que quer que diga, estou substancialmente de acordo consigo e até reforço, rematando que a mediocridade está implantada nos que venceram, nos que perderam, no que foi embora e até em alguns que não foram a jogo!
Ao fim, ao cabo, o Benfica, nada mais é do que o espelho da nossa sociedade!
Amigo (S)LB, você rebentou! Show de bola!
(em todos os seus posts!!!)
Grande abraço!
Caro (S)LB,
Também estou substancialmente de acordo consigo em quase tudo o que afirmou, até na questão do ser anti-qualquer coisa! Eu de facto sou anti-benfiquista primário, é uma questão de educação vinda do berço, de rivalidade, até de saudável antagonismo desportivo, se quiser. O que não me impede se ter amigos do Benfica ( 2 dos meus melhores amigos são-no), e de ter discernimento e honestidade no debate de ideias! O que não suporto é a mediocridade, a burrice e a boçalidade.
Que provocação foi essa vinda no nada, vinda do éter que deu azo a essa sua observação? Por acaso eu conheço muito bem a história do meu clube, o Sporting Clube de Portugal, e confirmo que em momentos da sua história houve alguma proximidade entre os seus dirigentes e as figuras do antigo regime.
No entanto, como já foi afirmado pelo caro Camilo, o Eusébio também foi impedido por Salazar de se transferir nos anos 60 para clubes estrangeiros, portanto a influência politica não foi só exclusiva do Sporting!
O que os benfiquistas nunca admitem, é para eles quase um dogma, é que o Eusébio foi sequestrado para ir para o Benfica em vez de seguir naturalmente para a casa-mãe vindo do Sporting de Lourenço Marques!
Foi o maior golpe do Benfica, um dos muitos ao longo de décadas de rivalidade!
E o que é que teria sido a história do futebol português se ele tivesse ido para onde era suposto...?
Eu sou mais radical do que o (S)LB, nem sequer dou conversa a antis. Quanto ás eleições, está criado mais um mito em relação ao Benfica, e se quando vem dos nossos anti-adeptos eu entendo, são os complexos, já não percebo como pode um Benfiquista entrar neste jogo de considerar as eleições anti-democráticas. Pode não se gostar do LFV ou do BC ou de quem se queira, mas se não apareceu mais ninguém foi porque não quis. Umas eleições com quase 21.000 votantes, não são anti-democráticas, bem pelo contrário. Votou quem quis, mais uma vez o Benfica se mostrou inovador, permitiu que toda a gente votasse sem restrições, foram registados votos nos 5 continentes, ninguém teve desculpa para não se manifestar, mesmo em Portugal tinha 5 assembleias de voto distribuídas por Faro, Évora, Lisboa, Coimbra e Famalicão. Goste-se ou não do resultado, as eleições foram democráticas. E foram-no de uma forma que só no Benfica foi possível, até hoje pelo menos, porque outros já prometeram que daqui a uns anos vão tentar fazer o mesmo.
Eu sou SLB como um senhor de Peso da Régua, não sou sócia e só o serei quando o Vieira sair!
De acordo com tudo, amigo Gouveia, porém...
1. Quando Eusébio chegou ao Sport Lisboa e Benfica, já o clube era campeão europeu, vencedor da Taça Latina (troféu percursor da Taça dos Campeões Europeus), e os seus jogadores formavam a "espinha dorsal" da Selecção Nacional.
2. Ou seja, embora Eusébio tenha sido o melhor e o mais marcante jogador português de todos os tempos, não é verdade que tenha sido ele o único responsável pela ascensão mundial do nome Benfica.
3. E também não é verdade que tenha sido Salazar o único responsável pela não emigração do Pantera Negra. Posteriormente, a potencial transferência para Itália não aconteceu devido à alteração súbita das regras da Federação italiana - proibição na contratação de mais estrangeiros.
Abraço benfiquista!
Respostas directas:
-Amigo filhote:
obrigado, sabes que me limito a dedilhar o que me vai na alma. Abraço retribuído, de "paulista" para "carioca"! Valeu, cara!
-Amigo Gouveia:
lastimo o seu fundamentalismo, mas constato que, como é dotado de inteligência, acertou na mouche! E como é dotado de inteligência, concerteza reparou que me limitei a relembrar que não se deve cuspir para o ar.
Reconheço a intervenção de Salazar, considerando Eusébio como "património nacional", mas tal, independentemente de ter jogado no Benfica! Sabendo-se, por outro lado, que não se conhece a Salazar nenhum gosto pelo futebol, quanto mais preferência clubística! O que se sabe é que o Benfica, como clube do povo, tem na sua esfera, todo um espectro, um leque muito variado da população e, se por um lado haveria figuras do Estado Novo, por outro, tem orgulho em ter contado como dirigentes, destacadas figuras da oposição como José Magalhães Godinho, Manuel C. Afonso, Júlio Ribeiro da Costa e Felix Bermudes. Por falar em Felix Bermudes, saberá que o hino oficial do Benfica, que é seu autor, (e não como erradamente se atribui o "Ser Benfiquista" do Luís Piçarra)foi "aconselhado" a ser censurado porque se chama: "Avante Benfica!"? Várias figuras, tal como Miguel Sousa Tavares, ferrenho jornalista/escritor portista, no livro "Rio das Flores", que retrata as ditaduras europeias do Sec. XX, tem uma opinião muito clara sobre qual era o clube do regime. Recordo ainda que, quando o recinto do Sporting "Campo 28 de Maio" transitou para o Benfica, foi rebaptizado como "Estádio do Campo Grande", a velhinha Estância do Campo Grande. Porque terá sido?
Sobre o espinho encravado do Eusébio e do seu suposto "rapto" (um dos mitos que, de vez em quando, convém agitar, a par com o mito do "Calabote"), saiba que sobre esse assunto, sei ...TUDO! Desde a sua preferência pelo Desportivo de Lourenço Marques, até à forma como chegou ao Sporting de LM, até as pressões exercidas sobre sua mãe, sei mesmo tudo! Sou familiar de alguém (que naturalmente me reservo o direito de omitir), que profissionalmente foi parte activa no processo (alguns comentadores deste blog saberão disso). Apenas, para caucionar a minha veracidade, direi que, ainda criança, andei ao colo de Domingos Claudino. Se saberá de todo este processo, também saberá de quem se trata.
Um abraço deste seu pró-benfiquista,
-Amigo Jack Kerouac,
terrível equivoco: nada tenho contra e nada referi quanto à forma como de correu a acto eleitoral em si mesmo (para além do pequeno incidente relacionado com o voto do titubeante candidato vencido). É uma prova de vitalidade ímpar num clube em Portugal, não tenho a menor dúvida! E claro que, como fomos percussores, de futuro, outros tentarão seguir o modelo! Se numas eleições que já tinham vencedor anunciado foi assim, imagine-se quando houver 2 (ou mais) fortes candidatos!
O que me move contra e o que eu contesto é a política do golpe palaciano, do "golpe estatutário" (como lhe chamou Bagão Félix), do menosprezo, menorização e rebaixamento do "quem não é por mim, é contra mim" desta direcção! Da incapacidade de aguentar uma crítica, qualquer que ela seja, por muito construtiva que seja!
Contudo, sei reconhecer o que de positivo foi feito e não sou ingrato a quem recuperou um clube que estava na lama! Que não haja dúvidas, será o meu Presidente, para o Bem e para o Mal! Nos momentos difíceis! Apesar do Presidente que tem, estarei sempre a seu lado, porque estou sempre do lado do meu clube!
Tenho é uma vantagem moral: nunca fui presidente, nem dirigente, nem sócio, nem adepto de outro clube que rivalize ou entre na mesma competição que o meu Benfica!
Um abraço
-Cara Karocha,
já há atrasado tivémos esta discussão e não me vou repetir, apenas direi que sou sócio do Benfica, não sou sócio nem de Vieira, nem de Vale e Azevedo, nem do nóvel-benfiquista-esquecido Veiga...
Receba os meus cumprimentos,
Caro
(S)LB
Não estou ;-)
O Sr. do peso da régua, sabe que não,mais a frase engrassendíssima, que me dizia desde os meus 16 anos!
Esperemos pelas cenas dos próximos capítulos!
Cumprimemtos
Caro (S)LB, essa do golpe estatutário foi a desculpa que alguns arranjaram para não avançar, como também não o fizeram noutras alturas, e provavelmente nunca o farão no futuro. O Bagão Félix é o exemplo disso mesmo, é sempre tido como um dos "presidenciáveis" mas na hora nunca avança, com ou sem tempo. Os orgãos sociais demitiram-se para anteciparem as eleições, e quem tivesse realmente um projecto para avançar teria avançado. Que eu saiba só o Veiga teria sido prejudicado, daqueles que se falava, porque só faria 5 anos de sócio em Outubro, mas muito dificilmente ele ganharia as eleições, e nem sequer me parece que seja Benfiquista. Isto também há sempre muita parra e pouca uva na hora da verdade. Mas foi tudo feito dentro da legalidade e respeitando a vontade dos sócios. Nem esse tal "incidente" com o BC o foi na realidade, ele optou pelo aparato, e teve o seu momento de fama.
E acaso o LFV é do Benfica? Ao que consta, tem as quotas do FC Porto em dia... e já foi do Alverca.
Caro (S)LB...
Uma vez que conhece o "Caso Eusébio" (era assim tratado na imprensa portuguesa em 1961/62), quero guardar a "conversa" para uma próxima oportunidade, onde a malta do "IÉ-IÉ" se junte.
Sabe, o acaso fez com que...
1-No meu Serviço Militar, em Nova Lisboa, tive conhecimento com um Alferes -do Quadro do PAD- que, na altura, em Lourenço Marques era vogal do Sporting de Lourenço Marques. Contou-me toda a história... que não é história nenhuma!
2- Em Luanda,nas Páginas Amarelas que era uma das associadas do "Notícia", conheci -de quem era amigo- o senhor Henrique, o chefe.
Também ele, na altura, fazia parte da direcção do SCLM. julgo que era o tesoureiro. Conhecia perfeitamente o sr. Alferes e...
contou-me, ao pormenor, toda a história... que não é história nenhuma.
A conclusão:
a)O SPORTING, mais uma vez, foi vilipendiado pelo ministro dos desportos, ao tempo, que ultrapassou o despacho favorável ao SCP e deu razão ao SLB.
As histórias que se contam -a última até foi do "Inzébio"... fez-me rir.
Mas eu comprendo-o: a vida está cada vez mais difícil.... e ele já não marca golos.
Marca... "goles"...
Para que conste:
-Porque nunca ninguém questionou a carta do Sporting Clube de Lourenço Marques, assinada também pelo Sr. Henrique, -a tal carta que era necessária para a inscrição- onde dizia /DIZ: -"o atleta só poderá ser inscrito no Clube séde, ou seja, no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL?
Evidentemente que os "fandamentalistas" de A Bola e uns "vegetarianos" do Mundo Desportivo, começavam a "despontar".
E, até hoje, é o que se tem visto.
Presentemente, A Bola, fez mais propaganda às eleições do LFV do que o próprio jornal do clube.
E assim se vai branqueando...
Caro Camilo,
convite aceite, caso o tempo, a oportunidade e minha localização geográfica assim o permitam!
De qualquer modo, o que parece ser "una reciente pássion" de Eusébio , era ter vestido "la camiseta merengue"!
Perdão pelo anonimato, mas fui o autor do último comentário.
Cumprimentos
(S)LB
Oopoiuytrew
Caríssimo Camilo,
Ainda bem que alguém repõe a verdade dos factos e não tenta reescrever a história para lavagem cerebral colectiva.
Saudações Leoninas
Onde é que o diz-que-disse uma alegada versão parcial é repor a verdade?
Aguardam-se os próximos capítulos!
Foram umas eleições à PC!!!
Fernando
Enviar um comentário