sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

AH! AH! WILLIAM GILMAN ERA PORTUGUÊS!


COLUMBIA - SLEM 2144

Povo Que Lavas No Rio - Caminho De Deus - Acho Inúteis As Palavras

Lê-se na contracapa deste EP, cortesia de Gin-Tonic.

"The Gramophone", a revista mais qualificada no mundo do disco, referia-se, no seu número de Dezembro de 1962, pela pena do crítico William Gilman, ao último LP de Amália Rodrigues, nos seguintes termos:

"O ano de 1962 deu-nos alguns esplêndidos LPs e a minha maior dificuldade consistiu em classificar por ordem os seus intérpretes.

"Darei o primeiro lugar a Amália Rodrigues (Columbia 33 SX 1440) - uma das melhores artistas que Portugal jamais teve - uma vez que este disco é o melhor de todos os que lhe conhecço. Amália tem aquele dom que transforma um grande artistas num virtuoso.

"De tal forma ela se identifica com as suas interpretações, que hoje em todo o mundo o Fado é sinónimo de Amália Rodrigues".

Da avalanche que constitui a produção mundial, em confronto com os maiores artistas internacionais, o exigente crítico inglês deu a primazia a Amália. Nenhum artista poderia aspirar a mais alta e significativa homenagem. Nenhumas outras palavras poderiam consagrar melhor o extraordinário talento de Amália Rodrigues.

Ah! Ah! Ah!

Conheci muito bem William Gilman, infelizmente já falecido, trabalhei com ele em jornalismo, passeei com ele por Londres, é tão português quanto eu! E sabe tanto de música quanto eu de críquete! (quando o conheci... fiz com ele um texto sobre os 20 anos do Hard Rock Cafe de Londres).

Exigente crítico inglês?!?!?! Exagero...

7 comentários:

Rato disse...

E não deve ser caso único!

Anónimo disse...

William Gilman, era o correspondente da ex-ANOP em Londres.

Anónimo disse...

Lembro-me bem de ouvir o William Gilman e o José Rodrigues dos Santos (ainda jovem) num noticiário da BBC que era difundido diariamente na Renascença (talvez no início da década de 90)

Anónimo disse...

Quem enganou e quem quiseram enganar ?

A revista Gramophone existiu ? William Gilman terá escrito esse artigo ?

gin-tonic disse...

Quando este disco foi editado a Amália não precisava deste texto para nada. Se é que alguma vez precisou de algum texto...outras histórias...

Anónimo disse...

Não haverá mais do que um William Gilman

"Googlando", encontrei a seguinte referência:

Page 28 - December 1968 - Gramophone Archive - ... Review | WILLIAM GILMAN. Mireille Mathieu is my first choice for this year.

Ou seja ainda em 1968 WG era crítico no the Gramophone

E esta hem ...

(parafraseando o saudoso Fernando Pessa que também passou pela BBC)

Anónimo disse...

o william gilman que foi correspondente da anop, da np e da lusa trabalhou tb na bbc.
e um dos chefes dele uma vez não quis dar uma verba superior à normal para contratar um grupo jovem para uns dos programas musicais que produziam.
eram quatro rapazes cabeludos que davam pelo nome de beatles.
alguem lá convenceu o produtor e abrir os cordoes à bolsa.
o gilman dizia-me que nunca tinha visto tanta loucura no estudio da bbc onde gravaram o programa. cruzou-se com eles várias vezes nos corredores...
"tocavam música barulhenta"... dizia ele....

jpa