Local: The American Bar, Neptuno Street, Havana, Cuba
Data: Agosto de 1900
Soldados celebram a independência de Cuba misturando rum Bacardi, Coca-Cola e lima fresca, erguendo os copos e saudando uma Cuba livre, a Cuba Livre!
Fonte: anúncio da Bacardi
Data: Agosto de 1900
Soldados celebram a independência de Cuba misturando rum Bacardi, Coca-Cola e lima fresca, erguendo os copos e saudando uma Cuba livre, a Cuba Livre!
Fonte: anúncio da Bacardi
8 comentários:
Resta exlicar porquê... Foi a guerra hispano-americana que esteve na base da independência de Cuba. Tendo os USA vencido, obrigaram a Espanha a conceder a independência a esta sua colónia, que se tornou, de facto e até 1959, por via da Emenda Platt,um protectorado americano. A bebida (Cuba libre) parece-me querer (acho) homenagear a importância dos USA para essa independência, juntando 2 bebidas características de cada um dos países: rum, de Cuba, e Coca Cola, dos USA.
(nota: e não cobro nada pela lição de História!...)
100 anos de cuba libre
e +/- 40 anos de cuba não tão livre :)
De facto, amigo JC, essa é a versão mais plausível, mas a explicação exacta da sua origem ainda é um mistério, existindo, ainda versões que remetem para uma índole mais "comercial" e de geo-política estratégica, aliada à diplomacia comercial, que ligam a uma eventual parceria da empresa americana Coca-Cola, Inc. e da, então cubana, Bacardi.
Agora um quiz:
-Sabemos que a 'cuba libre' é feita com 'ron blanco' (rum claro).
Pergunta: e como se chama o mesmo cocktail, mas com 'ron anejo' (rum escuro, ou envelhecido), de preferência 7 anos?
O vencedor terá direito a uma dose deste magnífico cocktail, simpaticamente oferecido pelo administrador deste blogue, numa esplanada à beira-mar!
Hehehehehe!
JT: verdadeiramente, Cuba nunca foi livre: colónia espanhola, protectorado e bordel americano e da máfia, apoiado por várias ditaduras entre as quais a do tristemente célebre Batista (mais tarde hóspede de Salazar), e, depois, ditadura da família Castro e protectorado soviético. Má sorte ter-se nascido cubano.
(S)LB: é provável a Coca Cola co. e a Bacardi (depois, Martini) tenham saltado para o comboio em andamento, aproveitando a excelente oportunidade. Mas esse tipo de coisas só "pegam" se existir uma base real e social, pelo que me inclino para a minha versão, como origem.
E não, não sei o nome do cocktail feito c/ rum anejo. Sou pouco dado a essas "misturangas" de bebidas.
Eu cá por mim,vou pela bebida em si!!
E CHEGA!!!
Meu caro (S)LB: não, não sei, como se chama essa mistura com "ron anejo"; é a minha preferida e, para mim, também é Cuba Livre. Mas se tiver outra designação, estou receptivo a aprendê-la. O meu lema é "aprender até morrer". E não me importo nada de oferecer um cocktail numa esplanada à beira-mar. Haja a beira-mar...
Como é mesmo esse novo eufemismo para Cuba Livre (anejo)?
Mais: é a minha bebida preferida, mesmo quando a colocava na ventoinha do tecto do Bugix!!!
E Cuba Livre com pilhas, lembram-se?
LT
Bom, como já passaram mais de 24h e ninguém respondeu, a "mentirita" (cuba libre) servida com ron añejo, em vez de ron blanco, em Cuba chama-se CUBATA e não, Ié-Ié, não é um novo eufemismo, é mesmo o nome do cocktail!
Claro que depois da revolução, deixou de haver coca-cola, passando a fabricar-se um sucedâneo chamado TROPICOLA!
E, já agora, prefiro o ron collins, que, em vez de coca-cola, utiliza soda com açúcar (ou 7UP, ou Sprite)!
Ai que saudades do Bugix, no ano da graça de 1998, ai, ai!
Cubata? Nunca ouvi falar, nem mesmo quando estive em Cuba, mas OK, pago na mesma!
LT
Enviar um comentário