quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CUBA LIVRE FAZ 110 ANOS



Local: The American Bar, Neptuno Street, Havana, Cuba

Data: Agosto de 1900

Soldados celebram a independência de Cuba misturando rum Bacardi, Coca-Cola e lima fresca, erguendo os copos e saudando uma Cuba livre, a Cuba Livre!

Fonte: anúncio da Bacardi

8 comentários:

JC disse...

Resta exlicar porquê... Foi a guerra hispano-americana que esteve na base da independência de Cuba. Tendo os USA vencido, obrigaram a Espanha a conceder a independência a esta sua colónia, que se tornou, de facto e até 1959, por via da Emenda Platt,um protectorado americano. A bebida (Cuba libre) parece-me querer (acho) homenagear a importância dos USA para essa independência, juntando 2 bebidas características de cada um dos países: rum, de Cuba, e Coca Cola, dos USA.
(nota: e não cobro nada pela lição de História!...)

JT disse...

100 anos de cuba libre
e +/- 40 anos de cuba não tão livre :)

(S)LB disse...

De facto, amigo JC, essa é a versão mais plausível, mas a explicação exacta da sua origem ainda é um mistério, existindo, ainda versões que remetem para uma índole mais "comercial" e de geo-política estratégica, aliada à diplomacia comercial, que ligam a uma eventual parceria da empresa americana Coca-Cola, Inc. e da, então cubana, Bacardi.

Agora um quiz:

-Sabemos que a 'cuba libre' é feita com 'ron blanco' (rum claro).
Pergunta: e como se chama o mesmo cocktail, mas com 'ron anejo' (rum escuro, ou envelhecido), de preferência 7 anos?

O vencedor terá direito a uma dose deste magnífico cocktail, simpaticamente oferecido pelo administrador deste blogue, numa esplanada à beira-mar!

Hehehehehe!

JC disse...

JT: verdadeiramente, Cuba nunca foi livre: colónia espanhola, protectorado e bordel americano e da máfia, apoiado por várias ditaduras entre as quais a do tristemente célebre Batista (mais tarde hóspede de Salazar), e, depois, ditadura da família Castro e protectorado soviético. Má sorte ter-se nascido cubano.
(S)LB: é provável a Coca Cola co. e a Bacardi (depois, Martini) tenham saltado para o comboio em andamento, aproveitando a excelente oportunidade. Mas esse tipo de coisas só "pegam" se existir uma base real e social, pelo que me inclino para a minha versão, como origem.
E não, não sei o nome do cocktail feito c/ rum anejo. Sou pouco dado a essas "misturangas" de bebidas.

DANIEL BACELAR disse...

Eu cá por mim,vou pela bebida em si!!

E CHEGA!!!

ié-ié disse...

Meu caro (S)LB: não, não sei, como se chama essa mistura com "ron anejo"; é a minha preferida e, para mim, também é Cuba Livre. Mas se tiver outra designação, estou receptivo a aprendê-la. O meu lema é "aprender até morrer". E não me importo nada de oferecer um cocktail numa esplanada à beira-mar. Haja a beira-mar...

Como é mesmo esse novo eufemismo para Cuba Livre (anejo)?

Mais: é a minha bebida preferida, mesmo quando a colocava na ventoinha do tecto do Bugix!!!

E Cuba Livre com pilhas, lembram-se?

LT

(S)LB disse...

Bom, como já passaram mais de 24h e ninguém respondeu, a "mentirita" (cuba libre) servida com ron añejo, em vez de ron blanco, em Cuba chama-se CUBATA e não, Ié-Ié, não é um novo eufemismo, é mesmo o nome do cocktail!
Claro que depois da revolução, deixou de haver coca-cola, passando a fabricar-se um sucedâneo chamado TROPICOLA!

E, já agora, prefiro o ron collins, que, em vez de coca-cola, utiliza soda com açúcar (ou 7UP, ou Sprite)!

Ai que saudades do Bugix, no ano da graça de 1998, ai, ai!

ié-ié disse...

Cubata? Nunca ouvi falar, nem mesmo quando estive em Cuba, mas OK, pago na mesma!

LT