quinta-feira, 24 de junho de 2010

FILARMÓNICA FRAUDE NA ANTENA 1


Luís Linhares, teclista e compositor da Filarmónica Fraude, anunciou hoje oficialmente aos microfones da Antena 1 a reedição em vinil para o fim do ano do LP "Epopeia", único álbum português de música pop dos anos 60.

"Com a ajuda de amigos, está também em gestação um CD com canções novas. Espero que o parto seja feliz", disse, entrevistado por Armando Carvalheda, do programa "Viva A Música".

A Filarmónica Fraude preencheu esta tarde a hora do programa com um concerto realizado no Teatro da Luz, em Lisboa, e que foi transmitido em directo pela estação pública.

Luís Linhares que, juntamente com António Pinho, compõe a dupla criativa da banda, prestou homenagem à memória de Luís Villas-Boas, um dos artífices do som da Filarmónica Fraude, mas referiu que o grupo ainda anda na "busca do som perdido".

"O profissional é o melhor dos amadores e enquanto tivermos prazer naquilo que fazemos, continuaremos a fazer música, procurando a dignidade das coisas", sintetizou.

Com Luís Linhares (teclas), Toneca (voz e guitarra), Paulo Serafim (flauta e percussões), Zé Ricardo (baixo) e Júlio Patrocínio (bateria), a Filarmónica Fraude interpretou o alinhamento na imagem, com excepção de "Dá A Surpresa De Ser" e "Talvez".

Editado em 1969, "Epopeia" é um album conceptual - inédito, à altura, na música portuguesa -, tendo como tema genérico os Descobrimentos e a Guerra Colonial.

"É uma alegoria", explicou Luís Linhares.

No passado dia 17 de Junho, a Universal, detentora dos direitos da obra, a Groovie Records, especialista em reedições em vinil, e a própria Filarmónica Fraude chegaram a acordo quanto à reedição em vinil desta obra única.

Em perspectiva encontra-se também a edição de um duplo CD com o álbum, os dois EPs originais da banda, canções novas, o concerto do vivo de Tomar de 26 de Junho do ano passado e, provavelmente, trechos da transmissão radiofónica de hoje.

10 comentários:

Rato disse...

Como estamos ainda em pleno mundial de futebol seja-me permitido citar o Cristiano Ronaldo - o difícil é começar, depois sai tudo, como o ketchup!

Edward Soja disse...

Que estilo praticava o Conjunto Académico João Paulo?
Eles não lançaram um álbum em 1966, salvo erro?

ié-ié disse...

Na feliz expressão de David Ferreira, o Conjunto Académico João Paulo praticava "variedades".

Não, o João Paulo não lançou qualquer álbum de originais em 1966. Apenas uma colectânea.

LT

Abel Rosa disse...

Esta notícia deve-se ao empenho de uma certa pessoa que ajuda a mexer os cordelinhos...que nunca pares!

Reinaldo Amarante disse...

Não entendi a referência ao Conjunto Académico de João Paulo. Não tinham nada a ver com a Filarmónica Fraude. Tirando a voz lamechas de Sérgio Borges o Conjunto passaria bem como um simples conjunto de bailes que existiam na altura. A Filarmónica Fraude navegava noutro nível. É o mesmo que querer comparar Tony Carreira com Sérgio Godinho ou Jorge Palma, sem desprimor para TC.
Apesar de ter "tudo" sobre a Filarmónica Fraude, fico a aguardar com alguma expectativa os anunciados lançamentos.

atk disse...

Ainda no tempo d(o) blitz saiu uma pequena noticia sobre a incorporação da rdp na rtp e que estava em vista a passagem ao formato televisao do programa de Armando Carvalheda. Ainda estamos a aguardar essa e outras sinergias rdp-rtp? Temos agora um especial sobre a rádio na TV memória e pouco mais.

Anónimo disse...

Então e se o Sérgio Borges não tivesse a voz "lamechas"? Provavelmente nem para conjunto de baile serviriam!
Ah, Reinaldo, vê-se bem que não viveste aqueles anos...

Camilo disse...

Ah!, pois não!!!

Mário Brun-u-ron disse...

neste 1º fim de semana de férias pós-curso(ou então 1º f-d-s de desemprego) volto a acompanhar as sessões de contemplação musical a algumas pesquisas.
quis saber de onde eram os FF e vim ter a este post, por coincidência muito recente. venha o disco.

*ainda este sábado andei à procura de discos deste género na feira de antiguidades de Braga, sem sucesso. não me espanquem, mas o que tenho é retirado da internet.

the_minister disse...

Sinceramente, apesar de terem feito muitas versões de canções francesas, italianas, e anglo-saxónicas, não concordo com essa opinião tão depreciativa ao Conjunto Académico João Paulo.

Eles na verdade foram uma das bandas que mais perto estiveram do som que fazia lá fora. Sérgio Borges era um excelente vocalista, se bem que entendo porque falam da «voz lamechas» devido a algumas interpretações mais "profundas", digamos assim :)

Para quem não conhece a banda, o êxito imperdivel de ouvir em primeiro lugar será "Hully Gully Do Montanhês", mas a canção que será a sua obra-prima, para mim, é uma magnífica e rara peça de psicadelismo português, num autêntico cruzamento entre os Beach Boys e os Flowerpot Men, trata-se de "A Shadow Rounds The Tomorrow Sounds" (http://www.youtube.com/watch?v=iV4zUfi0q_I)