sexta-feira, 11 de junho de 2010

1º EP DO CONJUNTO UNIVERSITÁRIO HI-FI (1967)


PARLOPHONE - LMEP 1271 - 1967

Back From The Shore (António Figueiredo/Carlos Correia) - Three Days Of My Life (Carlos Correia) - I Call Your Name (Lennon/McCartney) - Words Of A Mad (Carlos Correia)

Da esquerda para a direita: Carlos Correia (viola-solo), Ana Maria dos Santos Silva Delgado (voz), Luís Manuel Bulhões Pimentel Paula de Matos (viola-ritmo), António Manuel Sousa Freitas (bateria) e Alexandre Carlos Reboxo Vaz (viola-baixo).

Este, o primeiro disco dum conjunto formado apenas há cerca de meio ano. Logo não é obra definitiva. No entanto há dois aspectos que me parecem dignos de especial referência.

Em primeiro lugar, o bom nível atingido pelo Hi-Fi, como quinteto vocal: excelentes vozes e um estilo já bem definido e actual.

Em segundo lugar, a estreia de Carlos Correia - viola-solo - como autor de três das canções gravadas. Especialmente "Back From The Shore" faz-me ver nele grande sensibilidade musical.

Guardei para o fim aquilo que considero um caso muito sério: a voz de Ana Maria.

Na carreira de um conjunto, o primeiro disco é algo de decisivo, que se deseja e que se receia.

Pois bem, eu aposto no HI-FI


Texto de Rui Ressurreição na contra-capa

Rui Ressurreição, teclista do Clube de Jazz do Orfeon de Coimbra, já falecido, colaborou na gravação deste disco.

António Costa Dias Figueiredo, co-autor de "Back From The Shore", técnico de som e inventor do nome do conjunto, era filho de Leitão de Figueiredo, que foi professor de Inglês e de Alemão no Liceu D. João III e, mais tarde, professor catedrático na Universidade de Coimbra.

Colaboração de Ana Maria e de Carlos Correia

12 comentários:

Muleta disse...

grande grupo de Coimbra.
falta lembrar que o carlos correia acompanhou josé afonso no Traz outro amigo também...

DANIEL BACELAR disse...

Bem giro este "CONJUNTO".
E um prazer vêr ali o Antonio Sousa Freitas que tocou nos "GENTLEMEN"

ié-ié disse...

Tensa a certeza, Daniel, de que este António Freitas tocou nos Gentlemen? E gravou contigo? Boa!

O interessante é que há anos andava à procura da Ana Maria e foi agora ela que deu com este blogue...

Ter sorte dá muito trabalho!

LT

bissaide disse...

Daniel, e este António Sousa Freitas seria por acaso filho do poeta de Buarcos do mesmo nome, autor de letras para inúmeras canções?

nmp disse...

Mensagem de Ana Maria de 6-6-2010 neste blog

Olá, sou a Ana Maria dos Hi-Fi, li o artigo e queria contactar-vos.

De momento estou na Alemanha, mas em Portugal tenho muitas fotografias e recordações do conjunto que gostaria de vos mandar.

Não deixei de cantar... a música é parte integrante da minha vida, através do programa de rádio que fiz, UNO, e agora nos blogues que escrevo como Ana Constança Messeder (Blogando ao Sabor da Brisa).

Daqui vai um grande abraço para todos os amigos dos Hi-Fi, e em especial e se eles lerem este comentário para o Carlos, o Xana e o Tó! e a disposição desta jovem para voltar a cantar sempre!"

DANIEL BACELAR disse...

Luis
Se olhares para a capa do último E.P. que gravámos para a Valentim de Carvalho (e que já publicaste aqui)poderás vêr o Antonio sentado á sua bateria.
Na realidade era filho do grande poeta Sousa Freitas.
Ana Maria
Tinhas uma voz girissima a qual dava um toque diferente aos HI-FI,por isso comprei o E.P. na altura.
O MUNDO É REALMENTE MUITO PEQUENO!!!

ié-ié disse...

Obrigado, Daniel.

LT

Rato disse...

"Quem corre por gosto não cansa", diz o povo e tem razão. Mas em vez de transcrever todo o texto não seria mais fácil (e útil) publicar a contra-capa?
Casmurrice...

Conjunto Os Tubaroes disse...

Se a memória não nos atraiçoa, os HI-FI apareceram após os The Boys e o Carlos Correia, mais conhecido em Coimbra por Bóris também transitou daquele grupo após uma breve passagem pelos Álamos.
Eduardo Pinto

ié-ié disse...

Devolvo-te o epíteto, Rato! Repito que, na minha opinião, as contracapas são completamente horríveis e sem qualquer interesse, nem para coleccionadores (há excepções, claro!). Além de inúteis, são um estorvo gráfico. Nem se conseguem ler no blogue. E para se ler alguma coisa obrigam a novos cliques, o que torna a coisa nada friendly!

Enfim, fica lá com a tua que eu fico com a minha!

LT

ié-ié disse...

Sim, Eduardo, até já descrevi, mais ou menos, a evolução dos conjuntos, embora ainda esteja à espera de mais informação:

http://guedelhudos.blogspot.com/2009/03/o-ye-ye-em-coimbra.html

LT

Anónimo disse...

Causa uma certa saudade olhar para os HI FI, que vi tocar no IIC, então no edifício que ainda hoje, degredado, degradado e só, era o célebre Colégio Camões.O Luís Paula Matos, andou no IIC, para nós era o Luís HI FI, um tipo porreiraço e que pelos vistos partiu mais cedo.

Zé MC