quarta-feira, 4 de março de 2009

QUEREMOS ESTA RÁDIO, JÁ!!!


HEAR MUSIC - 6211173229 - 2007

Out On The Weekend (Girls In Hawaii) - I Go To Sleep (Sia) - Crazy In Love (Magic Numbers) - Creep (Damien Rice) - I Want A Little Sugar In My Bowl (Nikka Costa) - Fire And Rain (Dido) - Wishing On A Star (Paul Weller) - Harvest (Rufus Wainwright and Chris Stills) - Gentle On My Mind (REM) - Mad World (Gary Jules) - Knives Out (Flaming Lips) - Black Dog (Robert Plant) - Moses (Missy Higgins) - Let's Dance (M. Ward) - Hallelujah (KD Lang)

A KCRW auto-intitula-se the leading public radio station nos Estados Unidos.

Quem sou eu para o contestar?

O que me importa agora é destacar a actividade desta estação que tem o gosto de editar as prestações, sobretudo acústicas, das bandas que convida para os seus estúdios. Já há várias edições...

Pergunto eu: e por que razão a RFM e a Antena 3, que me parecem ser as estações nacionais mais capazes para este tipo de iniciativas, não seguem o exemplo?

1 comentário:

Anónimo disse...

A Antena 3 (e sobretudo o Henrique Amaro) são muito dinâmicos em iniciativas desse tipo, tais como os acústicos, 3 pistas, etc. Sairam vários discos (Ao Vivo na antena 3, Flood, Xutos, reedições Da Weasel-Mesa, etc...)

No caso da RFM devem contar-se pelos dedos de uma mão: Delfim@radiosessions, alguns estrangeiros, pouco mais...

A Antena 1 tem o programa "Viva a música" que é bastante dinâmico dentro de determinados estilos. A Antena 1 chegou a divulgar em vários horários canções gravadas ao vivo em concertos ou nesses programas.

Agora que o Fernando Correia passou também para a TVI24 posso referir uma notícia que saiu no Blitz, quando a RDP foi integrada na RTP, em que referiam que iria haver sinergias entre a rádio e a televisão e um dos exemplos era o programa do Armando Carvalheda.

Sei que em Espanha há programas que retransmitem sessões de rádio.

Também não temos editoras para isso. Só se fosse uma plataforma online ou arranjando um mecenas.

Como houve o projecto UPA (que não me parece que tenha tido uma promocão adequada do disco o que é diferente da grandeza de toda a iniciativa) acho que era uma boa ideia criar-se um projecto especial todos os anos e que poderia passar pelas emissões de rádio. Mas em Portugal há muita inveja e rivalidades só assim se compreende porque é que um disco como os "Xutos Ao Vivo na antena 3" não deve ter tido um airplay considerável noutras estações sem ser a Antena3.

Na Inglaterra temos muitas edições Peel Sessions e BBC Sessions .