segunda-feira, 23 de março de 2009

3º FESTIVAL DE ARANDA DO DOURO



DECCA - PEP 1038 - s/data

Dúvida (António Calvário) - Poema Ao Amor (Maria de Lourdes Resende) - Canção Para Matar Saudades (João Maria Tudela) - Canção Do Douro (Gina Maria)

Como curiosidade, a foto da capa foi cedida pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação), que era o organismo de propaganda do anterior regime.

7 comentários:

Rato disse...

Será "Lourdes" ou "Lurdes"?
"Tudela" ou "Tudella"?

Anónimo disse...

João Maria Tudella (nome artístico)
Maria de Lourdes Resende (nome de nascimento)

Entretanto, as "novas" Lourdes são Lurdes, pois

Rato disse...

O "Tudela" ou "Tudella" é João Maria desde que nasceu. Portanto, não adoptou qualquer nome artístico. Só que o apelido umas vezes aparece com um "l" (como na capa deste disco) outras vezes com dois (como em vários outros que tenho cá por casa). Daí, talvez, a confusão. Acho que está para saír uma nova coletânea dele com coisas antigas. Vamos lá ver com quantos "eles" vem desta vez.

Anónimo disse...

O que eu queria dizer é que o João Maria Tudella não é Tudella de apelido de nascimento. João Maria é, pois. Boa notícia essa da nova colectânea dele!

Rato disse...

Ora bem, existe aqui um certo qui-pro-quo que convém esclarecer. O 1º apelido do João Maria foi Carreira, pois esse era o nome do pai biológico. Mais tarde o casamento desfez-se, julgo que por abandono do pai e tempos depois a mãe voltou a casar com outro homem de apelido Tudela (ou Tudella). O João Maria, que nutria uma certa raiva pelo pai dava-se lindamente com o padrasto, razão porque veio mais tarde a adoptar o novo apelido para si próprio. Não teve portanto nada a ver com a carreira artística.
Isto foi-me contado pela minha própria mãe que foi criada juntamente com o João Maria, como se de dois irmãos se tratassem.

Anónimo disse...

"Pai biológico"? Que aberração! Pai há só um! Os outros é que não são pais...

gps disse...

Há pais de criação que são mais pais do que os pais biológicos.

Pois há pais (biológicos) que não são merecedores de serem pais.