quinta-feira, 26 de março de 2009

Ó ZÉ VAI LAVAR OS PÉS


MOVIEPLAY - FP 27.012 - 1996

Só agora consegui encontrar uma versão em CD de uma modinha da Beira Alta, pelo Rancho Regional de Manhouce, que tem o sugestivo título de "Zé, Vai Lavar Os Pés".

Tinha-a em EP, já aqui retratado, agora consegui o CD em condições também curiosas: na FNAC-Colombo custava € 12,90, mas na FNAC-Chiado trouxe-o por € 5,90.
Porquê?

Não sei! Só sei que temos de andar de olho vivo!

Ó Zé, ó Zé
Ó Zé, pequenino é
Ó Zé vai lavar a cara
Vai lavar a cara
Vai lavar o pé

5 comentários:

Anónimo disse...

Os pés estavam menos lavados no Colombo, pelo que teve uma penalização :)

musicalissimo disse...

Essa +modinha+ faz parte do LP CANTARES DA BEIRA do Grupo de Cantares de Manhouce e em CD EMI-Valentim de Carvalho desde 1991.

Rato disse...

Por falar da FNAC, aquilo vai de mal a pior. Agora reduziram drasticamente a secção de DVD's (pelo menos no Colombo e no Cascais Shopping), tornando-se ainda mais difícil encontrar alguma coisa de jeito. Cada vez mais esses senhores só colocam à venda aquilo que querem e não o que os clientes anseiam.
VIVA A INTERNET!!!

Miguel Catarino disse...

Um dos CD's mais célebres do Folclore Português, e que continua à venda em tudo quanto é lojas online, apesar dos inconvenientes das lojas da FNAC.

Para o "musicalissimo", quero esclarecer que a gravação em questão não pertence ao LP dos Cantares da Beira.

Foi efectuada em 1959 pelo folclorista Armando Leça, para um EP da marca "Alvorada", que é o seguinte: «https://www.discogs.com/Rancho-Regional-De-Manhouce-SPedro-Do-Sul/release/11970967». Um disco integrado na série de gravações de ranchos folclóricos que Armando Leça começou a fazer na editora, com a ajuda da Emissora Nacional, entre 1959 e 1977.

De facto, existe outra gravação bem posterior, essa sim pertencente ao LP "Cantares da Beira", do Grupo de Cantares de Manhouce, dado a que o Rancho Regional de Manhouce extinguiu-se pouco tempo depois desta gravação de 1959.

Mais uma vez, os guedelhudos estão de parabéns.

ié-ié disse...

obrigado pelas preciosas informações.

LPA