segunda-feira, 23 de março de 2009

ÚNICO LP PORTUGUÊS DOS BEATLES


Segundo a bíblia, este será o único LP dos Beatles editado em Portugal, em 1981.

Não comecem já a resmungar que eu também sei que esta capa é igual em todo o Mundo, com excepção da Jugoslávia, onde o álbum se chamou "Hits Of Beatles" (JUGOTON - LPPMC-V-264).

O preciosismo está no número do catálogo. Esta é uma edição especial da Valentim de Carvalho para os sócios do Círculo de Leitores e que recebeu a referência de CL-005 (quais serão os 4 anteriores?).

Outro pequeno pormenor, este sim, na capa: o logótipo no canto inferior direito não inclui a legenda trade mark of the Gramophone Co. LTD, nem o fundo é cor de rosa, como na edição mundial.

Como se sabe, na década de 60, a incipiente indústria discográfica nacional optava por importar os LPs em vez de os fabricar localmente.

Esta estratégia permitiu que nos dias de hoje, os LPs dos Beatles então comprados, os chamados Parlophones amarelos, valham pequenas fortunas no mercado de coleccionadores.

Uma última observação: este LP do Círculo de Leitores custou-me uma bagatela a um francês no eBay. Se fosse de um portuga chico esperto, género Alentejo Boy, lá teria que ir assaltar um banco!

7 comentários:

Rato disse...

A propósito de "Beatles em Portugal", o livro da autoria de Luís Pinheiro de Almeida e Teresa Lage (conhecem?), lembro-me de ter lido há tempos aqui que o livrinho estaria esgotado há muito.
Para os interessados sempre adianto que o vi ontem à venda na livraria do Shopping das Palmeiras, em Oeiras. Não me recordo do preço certo mas era pró baratuxo.

Anónimo disse...

Chiça, eu cá por mim não resmungo nada...

filhote disse...

Existe também esta edição brasileira. Da época. Em capa "sanduíche".

Anónimo disse...

É preciso não esquecer que o LPA cedeu os direitos do livro "Beatles em Portugal" a um dos visitantes deste blog

Anónimo disse...

Faltou o :-)

paulo disse...

Esta edição Círculo de Leitores do Oldies é, como a outra, de 66 ou é uma edição posterior?

ié-ié disse...

É de 66 ou de 67, estou em campo a investigar melhor...

LT