quarta-feira, 4 de março de 2009

GUERRA COLONIAL EM 16 VOLUMES


Dois dos mais importantes historiadores militares portugueses, Aniceto Afonso e Matos Gomes (aka Carlos Vale Ferraz, "Nó Cego", por exemplo), ambos ex-combatentes, são os autores da obra "Os Anos da Guerra Colonial" que o "Correio da Manhã" começou hoje a comercializar.

A colecção iniciou-se pelo Volume 2 a um preço especial de 1,95 € e termina no dia 17 de Junho com o Volume 1 ao preço normal de 7,95 €.

No final, será um total de 121,20 € (não é obrigatório comprar o jornal).

Mas vale cada cêntimo!

Em Maio do ano passado, o "Correio da Manhã" já tinha distribuído 9 DVDs com a série "A Guerra" que Joaquim Furtado tinha produzido para a RTP.

Lentamente, Portugal desperta do pesadelo.

20 comentários:

josé disse...

Matos Gomes não é o da Associação 25 de Abril, tio do sargento?

Esta nova obra é diferente da que foi publicada nos anos noventa pelo DN?

Jack Kerouac disse...

Esta colecção promete ser boa, estive tentado a comprá-la, apesar de não gostar do jornal, mas fica um pouco cara. O Matos Gomes foi talvez dos primeiros a escrever sobre a guerra colonial, em forma de romance. Tem três obras de referência, o cómico "Soldadó" o "Os Lobos Não Usam Coleira" que deu origem ao filme "Os Imortais", e que se centra mais sobre as consequências da guerra nos indivíduos, após o regresso, e tem aquele que para mim daria um excelente filme que é o "Nó Cego", que relata a história de uma Companhia de COmandos integrada na famosa operação "Nó Górdio", livro recentemente alvo de uma excelente reedição.

ié-ié disse...

Matos Gomes está na Associação, sim, mas não sei se é tio do sargento. Sei que é "comando" e que foi um dos "comandos" que tomou conta do COPCON no dia 27 de Novembro de 1975. Eu estava lá. Tivémos contactos posteriores e fez-me o favor de autografar os seus livros.

Aniceto Afonso também ainda deve estar na Associação. Fazia parte do gabinete de Vasco Lourenço no tempo do Conselho da Revolução.

Não deve ser exactamente o mesmo livro, mas será certamente baseado em. É que desta feita são 16 volumes com quase 150 páginas cada.

LT

Anónimo disse...

E os textos da obra abordam exclusivamente a guerra colonial ou também se debruçam sobre outras temáticas, nomeadamente de índole artístico-cultural?

JC disse...

Não sei se vi e ouvi mal, pois estava distraído, mas parece que vem aí a 2ª série do excelente "A Guerra", de Joaquim Furtado e da RTP. Alguém confirma?

ié-ié disse...

Kerouac:

Como se costuma dizer, o que tem a ver o "cú com as calças"? Até nem és obrigado a comprar o jornal (pelo menos no meu quiosque)! Já agora, o "CM" de hoje nada tem a ver com o "CM" de outrora. E olha que os chamados de "referência" alhearam-se tanto dos DVDs como desta obra.

Anónimo:

Ainda só desfolhei este primeiro volume, mas estou em crer que a temática de índole artístico-cultural, a acontecer, será só de raspão.

JC:

Ainda não ouvi nada, mas também sou duro de televisão...

LT

Anónimo disse...

JC, confirma-se, brevemente a RTP vai começar a passar a 2ª. série de "A Guerra",de Joaquim Furtado.

Isabel disse...

ié-ié
Que giro, não sabia que podia comentar no teu blog. Venho cá várias vezes, tenho lido coisas interessantes e procuro noticias de música, sobretudo francesa, dos anos 60 (parei no tempo).

Jack Kerouac disse...

Iéié, eu até tinha forma de comprar isso sem o jornal, mesmo que fosse obrigatório, mas ainda assim fica um bocado carote, embora seja um dos meus temas de eleição. Vou optar por depois ler os teus...eheh

JC disse...

Obrigado pela informação, caro anónimo. Uma excelente notícia.

Anónimo disse...

JC, a 2ª. série de "A Guerra" começa a ser exibida na RTP1, a partir de 11 de Março.

JC disse...

Mtº obrigado, anónimo. Seguirei religiosamente~.

daniel bacelar disse...

ATT MALTA!!!!
Especialmente dedicado aos apreciadores da estupenda série da autoria do Joaquim Furtado,(também autor da MENINA) assisti ontem á sua entrevista na RTP ,onde se ficou a saber que a segunda série estreia dia 11 quarta-feira na RTP1ATT jack (Paulo)
Como tenho a primeira série toda,(claro,tinha de ser!!!)e segundo parece também gostas destas coisas,se quizeres está ás ordens para a acostumada pirataria!!!

Jack Kerouac disse...

Eh lá! Daniel essa oferta é irresistível, é que andava mesmo á procura dessa série. Isso dá quantos DVDs ? Tu qualquer dia tens mais títulos do que o Amazon :)

Rato disse...

Eu cá tenho um problema estranho com as séries televisivas. Estou a falar de séries mais ou menos extensas e de grande qualidade.
Quando passam periodicamente na TV não as perco e estou sempre à coca dos dias das respectivas transmissões. Mas depois, quando são editadas em DVD e as compro, passo a vida a adiar o visionamento das mesmas.
Provavelmente estarei a guardá-las para a reforma, sei lá...

daniel bacelar disse...

Caro Ratão
Á reforma já eu cheguei,e quando olho á volta,nem sei para onde me virar.
De qualquer maneira e apesar de nós coleccionadores estarmos sempre a levar na cabeça da cara metade por nunca conseguir ter nada arrumado,dáu enorme gozo quando um amigo nos diz:
Imagina tu que estou cheio de saudades daquele program filme ou série da minha juventude e não a encontro em lado algum!!!
Então tu com aquele teu ar altivo algo misterioso mas desejoso de colaborar dizes com um sorriso MARÔTO:

EU TENHO!!!!!!

daniel bacelar disse...

Caro Ratão
Á reforma já eu cheguei,e quando olho á volta,nem sei para onde me virar.
De qualquer maneira e apesar de nós coleccionadores estarmos sempre a levar na cabeça da cara metade por nunca conseguir ter nada arrumado,dáu enorme gozo quando um amigo nos diz:
Imagina tu que estou cheio de saudades daquele program filme ou série da minha juventude e não a encontro em lado algum!!!
Então tu com aquele teu ar altivo algo misterioso mas desejoso de colaborar dizes com um sorriso MARÔTO:

EU TENHO!!!!!!

Camilo disse...

Revi as fotos do meu Amigo Manuel Graça, fotógrafo do jornal "A Província de Angola".
Autor do Livro: "ANGOLA 1960/1965" a quem ajudei a retocar os clichés deste seu livro, a fazer as montagens e a revelar as chapas para a impressão, por amizade.
Já lá vão 43 anos.
Depois, em 1970, no "Notícia", convivi com outros "Repórteres de Guerra" dos quais destaco o Alfredo Farinha, também meu Amigo-do-Peito.

daniel bacelar disse...

CAMILO
Pois é,são essas recordações que fazem valer a pena termos vivido e testemunhado essa época em que tantas vidas fôram ceifadas estupidamente...e para quê???

Camilo disse...

É verdade....
PARA QUÊ?!!!
Um Grande Abraço.