domingo, 1 de fevereiro de 2015

BEATLES: 50 ANOS


"Álbum da Canção", nº 24, 01 de Fevereiro de 1965

Rapariguinhas que desmaiam e soltam gemidos... Rapazes que gritam e deixam crescer os cabelos à semelhança daqueles que elegeram como seus ídolos.

Exibições que são como que uma amostra do fim do mundo. Cenas de incontível entusiasmo de loucura, de histerismo.


Os "Beatles": um fenómeno que se julgava de efémera duração e que, bem pelo contrário,  cada vez mais se enraiza e desenvolve, é seguido por maiores clamores, por cada vez mais compactas massas de gente.


Os "Beatles", um fenómeno que gera perplexidade, que é como que o reflexo das lacunas, dos defeitos, da superficialidade de uma geração que se intitula a si própria, como superior, a mais intelectual, a mais preparada, a incompreendida pelos outros.


Não temos a pretensão de analisar, nem tal nos compete fazer, o significado do sucesso alcançado por estes quatro artistas cabeludos, no aspecto social. Limitamo-nos a registá-lo e a aceitá-lo como um facto verdadeiro e actual. E é tudo.


Sabemos, perfeitamente, que a loucura colectiva, que se apossa das multidões, excitadas por qualquer facto, que pode ser de somenos importância, é algo de grande mas, ao mesmo tempo, de irresponsável, e que os indivíduos, que compõem essas multidões, uma vez isolados delas, não podem explicar as suas atitudes.


Mas tais loucuras costumam ser passageiras, efémeras. Por isso se esperava que efémero fosse o êxito de "Os Beatles".

Tal não aconteceu, porém, e isso leva-nos a acreditar que, independentemente de todos os fenómenos, de todos os defeitos que que possam influir no comportamento da juventude actual, ela deve ver, em "Os Beatles", algo que a electriza, qualquer coisa que faz mexer com a sua sensibilidade, que acelera o ritmo das pulsações do seu coração, transformando-a, excitando-a, enlouquecendo-a.


Que pôde fazer destes rapazes  quatro ídolos inultrapassáveis?


Eis uma pergunta a que não sabemos responder.


Se quiserem tentar descobrir, aí os têm, senhoras e senhores. Convosco, os "Beatles"...


E nada de desmaios, hem?...

Nota de abertura do Álbum

4 comentários:

O Toke É Esse disse...

Eu tenho esta revista, desde 1979. Já a li como parte do programa de rádio O Submarino Angolano, na rádio angolana, LAC, Luanda Antena Comercial, por volta de 2001.

ié-ié disse...

Boa!

Abração!

LT

O Toke É Esse disse...

Mas faço uma pergunta sobre a data da publicação: não será 1964, em vez de 1965? É que tenho na ideia ser de 1964. Está a revista, numas caixas quase inacessíveis, em arquivos compulsivos...

ié-ié disse...

65...

LT