domingo, 24 de novembro de 2013

A SEGUNDA MORTE DO VOX


Espaço que hoje conhecemos como Cinemas King (já se chamou King Triplex por causa das suas três salas, hoje reduzidas a duas), foi inaugurado a 24 de Abril de 1969 com o filme "Jogos Perigosos", com Simone Signoret e James Caan.

De fachada elegante, situa-se na Av. Frei Miguel Contreiras, logo a seguir ao Teatro Maria Matos, em Lisboa.

O Vox original tinha uma única sala (com capacidade para 500 espectadores) e estava apetrechado com um dos mais modernos sistemas de projecção da altura, que inclusive possibilitava a visão dos filmes em 70 mm e 6 bandas estereofónicas. 

A sala era em tom verde-escuro, a contrastar com as poltronas, que eram em amarelo-torrado. Tinha um foyer bastante comprido (com as paredes revestidas de madeira de excelente efeito), incluindo um piso inferior, onde funcionava o bar (nesse local existe hoje uma livraria, onde se podem encontrar muitas obras sobre cinema). 


Antes de se tornar no King Triplex, o Vox passou por uma fase intermédia - o Espaço Voxmania - vocacionado para concertos de diversas bandas, como os Heróis do Mar. 


Alguns dos filmes que me lembra ter visto por lá: "A Rotura" de Claude Chabrol, "Love Story" de Arthur Hiller, "Barba Azul" de Edward Dmytryk, "The Last Waltz" de Martin Scorsese. 


Sendo um dos raros cinemas de Lisboa com uma programação própria, sem cedências ao mainstream, o King não aguentou a concorrência nem o despoletar da crise económica. 


Paulo Branco, que explorava o espaço, viu-se confrontado com a exigência do proprietário em lhe aumentar consideravelmente a renda, ao abrigo de mais uma lei do Governo que a partir de 2011 começou, paulatinamente, a destruir grande parte das instituições do País. 


Paulo Branco disse em conferência de imprensa que a renda do King tinha passado de 4 mil e tal euros para 12 mil e tal euros.


Foi a gota d'água. 


Assim, um dos últimos resistentes dos cinemas de Lisboa, foi obrigado a encerrar as suas portas no dia 24 de Novembro de 2013, para grande tristeza dos seus habituais espectadores, muitos deles vindos ainda dos tempos gloriosos do Vox original.


Jota Marques in Facebook


Nota do editor:
vi os Bootleg Beatles na Voxmania no dia 12 de Setembro de 1986.

5 comentários:

filhote disse...

Vi os G.N.R. no Voxmania... Psicopátria... venham os côcos!

No Vox propriamente dito, vi "Woodstock" e "The Last Waltz".


JC disse...

A última vez que lá fui, no início deste Verão, era o único espectador...

ié-ié disse...

Já mandei uma bataria deles, Filhote!

LT

Anónimo disse...

A "Lei das Rendas" tem "costas largas".

Alguém conhece algum "projecto" de Paulo Branco que não tenha dado prejuízo?

Cinemas Freeport, Alvaláxia, etc., também fecharam por causa da "Lei das Rendas"?

Anónimo disse...

Foi lá, no Vox, que vi o "The Last Waltz".

Lembro-me da enorme impressão que então me causou a invulgar qualidade sonora, tanta que o espectáculo parecia decorrer ali mesmo. The Band, Dylan, Clapton e amigos nunca estiveram tão perto, sonoramente, claro.

JR