terça-feira, 18 de junho de 2013

1º EP DOS ESPACIAIS (1966)



RAPSÓDIA - EPF 5.291 - 1966

Silêncio - Porque Me Deixas Amor - Não Brinques Com O Coração (António Moura/Almiro Moura) - Alcobaça (Belo Marques)

Os Espaciais formaram-se no Porto, em 1963, à volta de António (Tony) Moura (voz e guitarra). Eram também Vasco Moura (baixo), irmão de Tony, António Sampaio (órgão), Manuel Monteiro (ritmo) e Artur Lima (bateria).

Estrearam-se ao vivo em 1965 a acompanhar o brasileiro Francisco Egydio num espectáculo nortenho.

Ao longo da carreira, que durou até 1968, o grupo editou 4 EPs:

O primeiro em 1966, com “Silêncio” (Rosso/Brezza), “Porque Me Deixas Amor”, “Não Brinques Com O Coração” (Toni Moura) e “Alcobaça”, o clássico de Belo Marques em ritmo espacial;

O segundo ainda em 1966, com Berta Monteiro, com “Contradição”, “Ele e Ela”, “Não Não Não Não” e “Meu Ex-Amor”;

O terceiro em 1967, com “Espero”, “You Run Away” e “Só Eu Sei”, originais de Tony Moura, e “I’m A Man”, de Fernando Barradas e o quarto e último (todos na Rapsódia), em 1968, com “O Circo” (Fernando Barradas), “When I’m Sixty-Four” (Lennon/McCartney), “Dies Irae” (canto gregoriano) e “Take Me Back, Back, Back” (Roger Purnell).

Em 1965/1966, os Espaciais participaram no Concurso Yé-Yé que se realizou no Teatro Monumental, em Lisboa, tendo ficado em 6º lugar. Os vencedores foram os Claves.

Tinham ganho a 12ª eliminatória, realizada no dia 13 de Novembro de 1965,  aos Saints/Claves (Lisboa), Sombras (Parede), Bárbaros (Arcos de Valdevez), Blusões Negros (Gaia) e Cometas (Beja) e a 3ª meia-final, no dia 22 de Janeiro de 1966, aos Snobs (Setúbal), Bábulas (Lisboa), Guitarras de Fogo (Costa de Caparica), Átomos (Lisbos) e Krawas (Évora).

De Julho a Setembro de 1966, cumpriram um contrato de três meses, para baile, no Casino Oceano, em Monte Gordo (Algarve) e em 1967 actuaram em todo o País em bailes e espectáculos, designadamente no II Festival de Inverno, no Coliseu, em Fevereiro.

Em 1967 fizeram a 1ª parte dos espectáculos de Carnaval de Sylvie Vartan no Teatro Monumental, em Lisboa, (04 a 07 de Fevereiro).

Os Espaciais terminaram em 1968 quando participaram e ganharam o I e único Concurso de Música Moderna, organizado pelo CITU (Centro de Intercâmbio e Turismo Universitário) no cinema Império, em Lisboa.

Para este Concurso tomaram então o nome de Psico para evitar serem conhecidos como um dos derrotados do Concurso Yé-Yé do Monumental.

No final da década de 70, Tony Moura integrou os Tantra.

Luís Pinheiro de Almeida

Sem comentários: