sábado, 2 de fevereiro de 2013

UM HOMEM NA CIDADE


TROVA - MOV. 7005 - 1977

Face A

Um Homem na Cidade (música José Luís Tinoco) – O Cacilheiro (música Paulo de Carvalho – Fado do Campo Grande (música António Vitorino de Almeida – O Amarelo da Carris (música José Luís Tinoco) – Namorados da Cidade (música Fernando Tordo) – Nova Feira da Ladra (música Frederico de Brito)

Face B

O Homem das Castanhas (música Paulo de Carvalho) – Rosa da Noite (música Joaquim Luís Gomes) – Fado Varina (música Moniz Pereira) – Fado dos Azulejos (música Martinho d’Assunção) – Fado da Pouca Sorte (música Fernando Tordo) – Balada Para uma Velhinha (música Martinho d’Assunção).

Todos os poemas são da autoria de José Carlos Ary dos Santos e interpretados por Carlos do Carmo.

Teve o prazer, o gosto, o que lhe quiserem chamar, de ter conhecido a poesia de José Carlos Ary dos Santos, antes de o poeta se tornar o mais conceituado e importante, - deixem passar a ousadia de assim o considerar - letrista da música portuguesa: Menina, Tourada, Canção de Madrugar, Cavalo à Solta, Estrela da Tarde, umas tantas mais.

Vagamente, lamenta que o letrista tenha, de algum modo, feito esquecer o poeta que foi.

Certo jornalismo, dito cultural, que nunca leu os seus livros, tratou-o levianamente, por vezes, com desdém.

Maria do Rosário Pedreira, há dias, escrevia, no seu blogue Horas Extraordinárias:

Tenho também consciência de que uma letra não tem a profundidade de um poema – quiçá porque este (no meu caso, de novo) venha sempre de um lugar misterioso que não domino, que está fora da minha alçada, que tem qualquer coisa de transcendente. Por isso já sabem: se me pedirem letras, eu faço. Se me pedirem poemas, não sei.

Este disco é um voo de pássaro sobre uma cidade, a sua melancolia, a sua tradição, um rio, cacilheiros, o amarelo da Carris, namorados, varinas, o homem das castanhas, azulejos, feira da ladra, gente, amanheceres, anoiteceres, ternuras.

Lisboa é o seu amor, a sua aventura e o seu desespero. O lugar onde ele persegue a ternura que está rodeada por cardos. Porque ao fim e ao cabo o amigo está sempre longe. E se chega, vem atardado, entardecendo-lhe a alma. Pungência de amores inconsentidos à luz diurna, beijo mordido na penumbra derramada pela estrela da tarde, escreveu Natália Correia, que tão bem conheceu Ary, duas autênticas forças da natureza, que tudo poderão ter sido, mas poetas castrados não.

Morava na Rua da Saudade, morreu a 18 de Janeiro de 1964.

Os frequentadores de números redondos terão, para o ano, a possibilidade de fazerem desfilar as banalidades de ocasião, os faits-divers de uma vida curta mas intensamente vivida, corajosa, até aos limites da autodestruição.

Na hora da morte da morte terá gritado – gritou certamente! - para os amigos que o rodeavam:

Quem é que me traz um gin-tonic?

Colaboração de Gin-Tonic

1 comentário:

Joaquim Gato disse...

O chato para a Maria do Rosário Pedreira é que ela (letra ou poema?) nunca escreveu um "Cavalo à solta". Nem lá perto andou. Letra? Poema? Decidam.