quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

WHAT WAS?


O disco... agora o livro que deu origem ao disco. Um bom trabalho...que me desculpem os “cegos”, mas antes de qualquer “rocker” branco, tivémos um negro que gravou anos antes a mesma canção, é duro mas é a verdade!

Como dizia o grande Muddy Waters, “the blues had a baby, and they called it rock’n’roll".


Jim Dawson and Steve Propes, 1992, procuram qual a primeira canção rock’n’roll , a aventura começa em 1944 e vai até 1956... dúvidas? Sim! E eu ralado...


Uma coisa é certa, it’s only rock ’n’ roll and we all like it… há vida antes de Elvis e para lá dele!

24 comentários:

Anónimo Desconhecido disse...

Sem sombra de dúvida, o R´n´R tem tantas origens, que deve ser mesmo impossível identificar "o" primeiro disco. E até o interesse disso é relativo, mas se essa busca dá origem a livros e discos, venham eles !! Hail Hail Rock And Roll !

ié-ié disse...

"anónimo conhecido" é que seria porreiro...

LT

filhote disse...

Esse "há vida antes" escrito no post deixa claro que o aparecimento de Elvis Presley é um marco, uma ruptura com o passado.

Ou seja, é então admitido que existe um antes e depois de Elvis...

filhote disse...

Como já aqui foi escrito inúmeras vezes, o Rock'n'Roll não se trata apenas de uma fórmula musical ou ritmo. Essencialmente, assume-se como expressão artística representativa de uma nova atitude cultural/social.

Por exemplo, nos Estados Unidos da América dos anos 50, o Rock'n'Roll introduziu a noção de adolescente (teenager).

Sendo assim, as fotos e os filmes estão aí para comprovar o nascimento do Rock'n'Roll.

Mais do que a música, é fundamental olhar para a atitude, indumentária, corte de cabelo, expressão corporal, códigos de conduta, vocabulário, etc, etc, etc...

... sinceramente, se me mostrarem algum Rocker antes do Elvis, não me custará nada a admitir que ele não foi o primeiro...

Agora, debater as origens estritamente musicais do Rock'n'Roll é outra conversa. É um debate legítimo e historicamente importante.

Jack Kerouac disse...

Será que o R´n´R introduziu a noção de teenager, ou o facto de ter aparecido na altura em que a noção de teenager tinha surgido, ajudou e muito à sua implantação ? Aquele que é considerado o "First American Teenager" é o James Dean, Elvis sabia os diálogos de "rebel without a cause" de cor, a sua atitude e imagem inicial são muito influenciadas por James Dean, Marlon Brando e mesmo...Tony Curtis, a quem ele imita o penteado. Nada destas coisas é linear, Elvis foi sem dúvida um marco importante, afirmar-se que ele foi o primeiro rocker, é defensável mas bastante discutível.

JC disse...

Não diria melhor, Filhote. Claro que, em termos estritamente musicais, poderá haver, aqui e ali, alguma semelhança entre música pré-Elvis e rock n' roll, por parte de intérpretes negros: "blues" e "rhythm & blues" estão na génese do rock. Mas foi Elvis que fez a "fusão" entre a música negra e branca, entre blues e hillbilly,e só a partir disso, mesmo em termos estritamente musicais, se pode verdadeiramente falar de rock n' roll.

JC disse...

Já agora: Elvis até pode ter imitado o penteado de Tony Curtis. Mas o seu penteado era tb o característico dos camionistas, profissão de Presley

Francisco J. Fonseca disse...

SABER QUEM FOI O PRIMEIRO INTÉRPRETE A GRAVAR O PRIMEIRO DISCO DE ROCK'ND ROLL OU A PROFERIR OU A UTILIZAR ESSAS PALAVRAS NA CANÇÃO, NÃO SERÁ UMA TAREFA MUITO FÁCIL SABENDO QUE POR VEZES MUITOS TÍTULOS EDITADOS NOS ANOS 40 EM OBSCURAS EDITORAS NORTE-AMERICANAS NÃO TRAZIAM AS DATAS NO LABEL. ISTO CONSIDERANDO QUE O TERMO ROCK'ND ROLL É GENUINAMENTE UMA PALAVRA NORTE-AMERICANA E QUE ESSE MOVIMENTO COMEÇOU POR SURGIR NA DÉCADA DE 40 DO SÉCULO XX.
UM DOS FORTES CANDIDATOS E SEGURAMENTE UM DOS MAIS CONSISTENTES, SERÁ ROY BROWN, NASCIDO NA LOUSIANA A 10 DE SETEMBRO DE 1925 E FALECIDO A 25 DE MAIO DE 1981. INFELIZMENTE E COMO SUCEDE A MUITOS MORTAIS QUE DEIXARAM MARCAS PARA LÁ DO SEU TEMPO, ROY BROWN NÃO TEVE EM VIDA A CONSAGRAÇÃO QUE MERECIA. MAS DEIXOU UM LEGADO MUSICAL QUE O ELEGE PARA SEMPRE COMO UM DOS PRIMEIROS CANTORES DE ROCK'ND ROLL, EMBORA SURJA NA HALL OF FAME E EM MUITAS ENCICLOPÉDIAS COMO CANTOR DE R&B E SOUL.
EM JULHO DE 1947 ROY BROWN GRAVOU NA DELUXE RECORDS SEDIADA EM NEW ORLEANS, UM DOS PRIMEIROS DISCOS EM QUE APARECE O TERMO ROCK: “GOOD ROCKING TONIGHT” NÃO CONSEGUIU NA ALTURA MAIS QUE O 13º POSTO NAS CHARTS DA BILLBOARD. UM ANO DEPOIS A CANTORA WYNONIE HARRIS FEZ UMA NOVA VERSÃO DO MESMO E ALCANÇA O PRIMEIRO POSTO (HÁ MESMO QUEM CONSIDERE ESTE SINGLE O PRIMEIRO DISCO DE ROCK'ND ROLL. O CERTO É QUE “GOOD ROCKING TONIGHT” FOI GRAVADA MAIS TARDE POR ELVIS PRESLEY, JERRY LEE LEWIS E RICKY NELSON ENTRE OUTROS PIONEIROS E TORNOU-SE NUM CLÁSSICO. QUANTO A ROY BROWN, O SEU ESTILO VOCAL INFLUENCIOU INÚMEROS CANTORES E VAMOS ENCONTRAR MUITAS SEMELHANÇAS COM O CANTOR JACKIE WILSON. OS MELHORES MOMENTOS ESTÃO EM GRAVAÇÕES DA DELUXE, DA KING RECORDS E DA IMPERIAL. VALE A PENA ESCUTAR E REDESCOBRIR ROY BROWN!

Por: Francisco J. Fonseca (CDGO.COM)

filhote disse...

Companheiro Kerouac:

Estávamos a falar de música, de Rock'n'Roll...

Obviamente, nada nasce do nada e a tal noção de teenager aparece sob influência de inúmeras manifestações na sociedade norte-americana - não apenas no campo artístico.

Porém, falando de música popular, é o Rock'n'Roll que assimila a cultura teenager e vice versa.

E Elvis Presley, gostem ou não, é o grande "revolucionário" do "novo mundo adolescente". Não é por acaso que Paul McCartney cita sempre Elvis como divisor de águas, e que Bill Halley nunca foi levado a sério como Rocker (não era jovem nem rebelde...)!

Depois, Elvis não copiou propriamente Marlon Brando ou James Dean, mas sim, as personagens que eles interpretaram! E aqui reside uma grande diferença! Aquilo que na literatura, e depois no cinema, era um universo de ficção, de fantasia, transformou-se em realidade através da explosão do Rock'n'Roll. Finalmente, os jovens possuíam códigos próprios e a banda sonora da sua vida.

Mas afinal de contas por que razão o Elvis vos incomoda tanto?

filhote disse...

Mais uma coisa, Kerouac... não queria falar de cor e, por isso, fui consultar antes de escrever... se é para sermos rigorosos, o filme "Rebel Without a Cause" (1955) é posterior ao aparecimento de Elvis Presley (1954)...

Em 1955, o fenómeno Elvis já se espalhara de tal forma - depois de uma ano imparável de shows e gravação de sucessos - que a RCA acabou por não resistir ao apelo!

filhote disse...

Errata: no último parágrafo do meu último post, ler "depois de um ano".

filhote disse...

Complemento ao meu comentário das 13:44...

Quando sublinhei que Elvis não se inspirou em James Dean ou Marlon Brando, mas sim, nas personagens que eles interpretaram, quero também com isto dizer que Dean e Brando, os próprios, não eram propriamente o exemplo do jovem americano comum - como Elvis.

Dean e Brando eram actores sérios, profissionais, com passado de Actor's Studio, etc, e que levavam uma vida sofisticada em Hollywood...

(esta intervenção foi apenas para tornar mais claro o meu raciocínio)

Abraço!

Jack Kerouac disse...

Primeiro, Elvis não me incomoda nada, sou um fã de Elvis, já contei algumas vezes que a minha verdadeira relação com a música começou com a notícia da morte do REI, em 1977. E foi um marco importantíssimo na implantação do R´n´R, só não me parece tão certo que tenha sido o primeiro, James Dean era uma estrela nacional quando Elvis ainda cantava pelas feiras, e lembro-te que tanto Marlon Brando como Dean eram, fora do ecrã, rebeldes e com uma imagem jovem e diferente, que cortava já com as gerações anteriores. Elvis não apareceu sózinho, quase em simultâneo surgiram por exemplo Jerry Lee Lewis, Johny Cash ou Roy Orbison, embora nem todos tenham começado a gravar ao mesmo tempo, cada um desenvolveu-se por si próprio, Elvis teve um impacto maior, obviamente, mas não será tão verdade que tenha sido ele a influenciar todos os outros, o R´n´R foi crescendo em cada um deles, e cada um teve as suas próprias influências e por sua vez influenciou outros. Bill Halley era de outro filme, até por uma questão de imagem e de idade, mas a realidade é que Rock Around The Clock foi talvez o primeiro disco de R´n´R a ter um sucesso a nível internacional, e a imagem rebelde e rock dos teenagers do filme Blackboard Jungle, só com muito boa vontade se pode atribuir á influência de um ainda iniciante Elvis.

Jack Kerouac disse...

Ah, claro que o fenómeno Elvis ultrapassou tudo o que havia antes, há um antes e um depois de Elvis, assim como o fenómeno Beatles ultrapassou tudo o resto que havia em Liverpool, mas o Mersey Beat não foi criado por eles, nem sempre o que fica para a História é o primeiro.

filhote disse...

Peço desculpa, amigo Kerouac, mas o teu último comentário está cheio de imprecisões.

A saber:

01. Johnny Cash, Jerry Lee, ou Roy Orbison NÃO surgiram quase em simultâneo com Elvis Presley. Estes 3 artistas dirigiram-se à Sun pela simples razão que tinha sido a gravadora que lançara o Elvis e o Rock'n'Roll... existe até uma cena no filme "Johnny & June" que define bem a chegada de Johnny Cash aos Sun Studios... e quando Jerry Lee chegou à Sun, por exemplo, já o Elvis estava na RCA... ou seja, Jerry Lee aparece dois anos depois! Aliás, foi um show de Elvis Presley que mudou a vida de Jerry Lee...

02. Repito: Dean e Brando nada têm a ver com música ou Rock'n'Roll... e por mais que fossem rebeldes nos seus meios intelectuais do Teatro e Cinema, moviam-se a milhas de distância do adolescente americano comum...

03. "Elvis ainda cantava pelas feiras"?... sim, alguns dos shows eram em feiras... porém, o sucesso de Elvis, logo em 1954, foi avassalador! Jerry Lee, Little Richard, ou Buddy Holly, foram alguns dos jovens iniciantes cuja vida e aparência se transformaram após assistirem a um show do Elvis em 1954/55... e atenção: antes de gravar o 1º disco, Elvis não actuava em lado nenhum!

Não queria estar aqui a "puxar dos galões"... eheheheh... mas investigo esta época da História do Rock há alguns anos... e aconselho vivamente a leitura (obrigatória) do livro "Last Train From Memphis", de Peter Guralnick...

filhote disse...

Jack,

Quanto à tua análise em relação aos Beatles e Mersey Beat, estou totalmente de acordo!

filhote disse...

Errata do post das 18:54: ler "Last Train to Memphis".

Jack Kerouac disse...

Eu não disse que gravaram em simultâneo, disse que começaram a cantar ao mesmo tempo, o que é diferente, e o sucesso de Elvis durante algum tempo, foi grande mas a nível local. James Dean e Marlon Brando não eram músicos, mas foi a sua forma vestir e o seu estilo que definiram a estética dos anos 50, lembro-te os blusões de cabedal, do filme "Wild One" e a utilização da t-shirt sem ser como roupa interior, por James Dean, marcaram mais o estilo dos jovens comuns dos 50´s do que o Elvis, que como sabes era mais um ídolo do público feminino. Nunca foi "cool" gostar de Elvis nos anos 50.

filhote disse...

Tudo bem, mas olha que o Elvis dos primeiros anos não seguia bem o estilo de indumentária dos filmes do Brando e do Dean... os blusões de cabedal, por exemplo, foram "marca registada" de rockers posteriores como o Gene Vincent...

... vai lá ver os vídeos e as fotos do período 1954/56... o Elvis comprava todas as roupas numa loja próxima da esquina da Beale Street, em Memphis (não me recordo agora do nome), que vendia roupa exclusiva, original... roupa espalhafatosa, colorida, da cultura local negra e boémia... quando apareceu assim vestido em público, no palco ou na rua, toda a gente se ria dele... casacos dourados, meias cor-de-rosa, etc, etc... para além da cara sempre, sempre, maquilhada... o mesmo estilo depois adoptado por Little Richard... aliás, todos os testemunhos da época, de artistas ou anónimos, dizem que nunca tinham visto nada assim... o Elvis, como sublinha Carl Perkins, era um excêntrico, um extraterrestre!

Podemos passar aqui horas a debater... rsrsrsrsrs... porém, podes ter a certeza de uma coisa: Elvis Presley foi o introdutor de tudo aquilo!

Volto até a fazer o desafio que um dia aqui lancei: digam-me o nome de um artista de Rock'n'Roll - a tal fusão da música popular negra com a branca que o JC definiu -, que existisse antes de Maio/Junho de 1954, e eu retirarei tudo o que aqui escrevi.

Não existe, eu sei! O Elvis foi o pioneiro!

filhote disse...

É claro, podes dizer que o Elvis e o Jerry Lee, por exemplo, "começaram a cantar ao mesmo tempo". No entanto, o primeiro disco do Elvis saiu em 1954 e o primeiro do Jerry Lee em 1957...

... o primeiro de Roy Orbison, também citado, em 1957...

Ora, três anos de distância, naquela época, em matéria de cultura popular, era uma eternidade!

Seria o mesmo que afirmar que os Who, ou os Monkees, começaram a cantar ao mesmo tempo que os Beatles...

Quanto ao Johnny Cash, embora apareça a cantar logo depois do Elvis, não o considero um artista de Rock'n'Roll. Nem eu nem ninguém...

Abraço!

Jack Kerouac disse...

Pois foi mesmo o que eu disse, o Elvis não usava o estilo de Dean e Brando, mas foi esse estilo que os "jovens comuns" norte americanos adoptaram, e outros rockers, porque como digo, o R´n´R desenvolveu-se de formas diferentes, mais do que uma corrente, o estilo de Elvis foi uma, mas não foi aquela que marcou propriamente a moda nos 50´s. Dizer que o R´n´R é a fusão de música negra com branca, é muito limitado, e não conta tudo. Por um lado o R´n´R já existia quando era só cantado por negros, mas depois dentro da definição acabaram por entrar estilos diversoso entre si, alguns derivando directamente do Country ou do Hillbilly. Até porque quem começou a chamar R´n´R a uma determinada corrente doi o Alan Freed, isto em termos mais públicos. Dizes que Johny Cash não é um rocker, aceito, mas se ninguém o considera assim, porque é que está no R´n´R HOF ? alguém o deve considerar... inicialmente era tudo misturado, a começar pelas próprias listas de vendas, andavam ali pelo Country...isto a escrever perde-se parte da ideia, eu não estou a dizer que estás errado, Elvis foi claramente um marco importantíssimo, e ajudou e muito a abrir portas, mas houve outros sem os quais o R´n´R teria morrido passado pouco tempo.

filhote disse...

O Robert Johnson e o Hank Williams também figuram no Rock'n'Roll Hall of Fame. Tenho aqui na mão o livro de honra oficial, bem bonito por sinal. O conceito do Hall of Fame é bastante abrangente...

Enfim, tens razão... estes debates são mais instigantes in loco, numa esplanada com tremoços à mercê... um dia destes, voltamos à carga!

(em termos gerais, também entendi a ideia que quiseste transmitir)

Jack Kerouac disse...

E guitarras, que o R´n´R mais do que para ser cantado, é para ser tocado :)

Jack Kerouac disse...

Xiça, queria dizer...."mais do que para ser falado" e não cantado...obviamente