Carlos da Silva Pereira, 66 anos, arquitecto, João Vasco Mora, 68, reformado da TAP, e António Sousa Freitas, 64, reformado da indústria farmacêutica, todos ex-Telstars.
Os Telstars tiveram uma curta existência entre 1962 e 1964, sendo então apresentados como a réplica portuguesa aos famosos Shadows.
Os Telstars tiveram uma curta existência entre 1962 e 1964, sendo então apresentados como a réplica portuguesa aos famosos Shadows.
O viola solo do conjunto, Luís Manuel Pedrosa, teve a primeira Fender existente em Portugal, exactamente igual à de Hank Marvin.
Os Telstars gravaram um disco em 1963 (Alvorada AEP 60 615), acompanhando Paulo Alexandre, e em Setembro do mesmo ano participaram no cinema Roma em Lisboa no Concurso tipo Shadows.
A ideia do nome da banda deve-se a João Vasco Mora, em homenagem ao primeiro satélite de telecomunicações, lançado precisamente em 1962.
À epoca, nem sabíamos que os Tornados tinham gravado uma canção chamada "Telstar", explicou.
João Vasco Mora, que dizia ter sido o primeiro locutor a passar Beatles na rádio portuguesa, morreu hoje, Domingo de Páscoa, 5 de Abril de 2015.
João Vasco Mora, que dizia ter sido o primeiro locutor a passar Beatles na rádio portuguesa, morreu hoje, Domingo de Páscoa, 5 de Abril de 2015.
14 comentários:
E de onde eram (concelho)?
Escassas referências aos Telstars por aqui...
Bom ver que se vão colmatando esquecimentos.
:)
Provavelmente de Lisboa, não?
Sim, Lisboa.
LT
O Luis Pedrosa, meu ex-colega de liceu, dedica-se actualmente a recuperar automóveis antigos.
Um excelente guitarrista. Há quem se lembre de ter ido buscar com ele a primeira Fender Stratocaster que apareceu em Portugal.
Sim, Queirosiano, disseram-me ontem que Luís Pedrosa é um dos maiores especialistas europeus na recuperação de Lotus.
No texto está a história da Fender.
LT
Obrigado, amigo Luís.
;)
Como é fácil de compreender é sempre um prazer para mim ver estas fotografias de velhos amigos não só nas "musicas" mas também na vida profissional(eu,o Vasco Mora e outros,fomos colegas na TAP).
Além disso é um prazer redobrado ver aqui o meu velho amigo Tó Freitas que foi baterista dos "Gentlemen" até á sua extinção e com quem foi gravado o último E.P. para a Valentim de Carvalho e do qual a STAR FM num gesto bastante simpático visto que já se passaram mais de 40 anos,toca todos os dias por volta das 0230h e 0830h duas das mÚsicas "Miudita" e " Se eu enlouquecer".
Èramos todos naquela altura uns jovens cheios de aspirações,hoje somos uns respeitáveis SENHORES REFORMADOS!!
Temos de esclarecer um ponto. É que o Tó Freitas disse-me que o único disco que gravou foi o dos Hi-Fi.
LT
Olá Luis
Vou-te enviar num e-mail a capa desse último E.P. que gravámos para a Valentim de Carvalho COLUMBIA SLEM 2203 onde poderás ver o Antonio Freitas (TÓ)
Às vezes ou até muitas vezes as capas dos discos não correspondem aos que os gravaram. Tenho muitos casos desses o que não quer dizer que seja este o caso, claro.
Tks!
LT
Luis
Pelo material que te enviei incluindo a contra-capa do disco com um apontamento assinado por mim,poderás confirmar que não é o caso!
Caro Luis tenho um enorme prazer em te reencontrar.Fomos colegas no colégio da Margarida Rubim,e acompanhei-te muitas vezes aos ensaios na loja de instrumentos musicais na rua de S.José.Era fâ dos Telstars e estive na primeira linha na vossa actuação no cinema Roma.A u´ltima vez que te vi foi no final dos anos setenta na Costa da Caparica-Praia de S. João,onde esteva o nosso amigo comum José Penetra(RIP).Um abraço.Estou no Facebook em ARTUR OLIVEIRA SANTOS .
O meu bom amigo Octávio falou-me deste blogspot e eis que aqui venho encontrar amigos que a vida separou
mas que a amizade não fez esquecer. Refiro-me aos "Telstars", cujo rasto
perdi, com quem tive o grande prazer de gravar um dos meus primeiros discos(Paulo Alexandre / Telstars) que foi também o primeiro deles. Belos companheiros de quem tenho saudades e com quem gostaria de beber um copo...
Um abraço para cada um de vocês.
Paulo Alexandre
Obrigado, Paulo Alexandre, pelo comentário. O seu filho é amigo do meu filho mais velho.
LT
Enviar um comentário