segunda-feira, 16 de maio de 2011

BIOGRAFIA DO POP/ROCK


MOVIEPLAY - MOV 30.367 - 1997

CD1

Page One (Pop Five Music Incorporated) - Esquece (Ekos) - Era Um Biquini Piquinino Às Bolinhas Amarelas (Pedro Osório) - O Júlio É Um Duro (Albatroz) - Let Me Live My Life (Jets) - Meu Amor Vamos Conversar Os Dois (Adelaide Ferreira) - Festival (Arte & Ofício) - A Bananeira (Petrus Castrus) - I'm A Believer (Chinchilas) - Canção da Beira Baixa (Titãs) - Vendaval (Conjunto Nova Onda) - Amar, Viver, Sonhar (Fernando Conde) - O Dia Em Que Te Vi (Diamantes Negros) - Nivran (Conjunto Académico Orfeu) - Cristine Goes To Town (Beatniks)

CD2

Missing You (Sheiks) - Juntos Outra Vez (Victor Gomes) - My Holiday Girl (Mini Pop) - Olhando Para O Céu (Daniel Bacelar) - California Dreamin' (Claves) - Um Mau Rapaz (UHF) - Chevrolet (Strollers) - Totobola (Rock & Varius) - Al's (Psico) - Sansão Foi Enganado (Zeca do Rock) - Os Teus Olhos, Senhora (Charruas) - O Autocarro do Amor (Taras e Montenegro) - Bailinho da Madeira (Demónios Negros) - Festa (Corpo Diplomático) - Page One (Ringsize remis (Pop Five Music Incorporated)

Costuma dizer-se que "é melhor do que nada" e o chavão tem plena eficácia nesta edição de 1997.

Este duplo CD contém algumas aberrações como a versão espúria de "Missing You" que os Sheiks fizeram para a Boom, a tontaria de "O Autocarro do Amor" ou/e a imbecilidade de uma kingsize remix de "Page One", mas, fora isso, onde poderíamos ouvir os Charruas, Fernando Conde, Psico, Jets, Nova Onda ou Claves? Em mais sítio algum...

Pena é que a Movieplay, que detém a maior parte do catálogo da música portuguesa dos anos 60 e 70, não franqueie os seus arquivos para novas edições que tanta falta fazem.

17 comentários:

Anónimo disse...

"melhor que nada"???melhor que muitas! esta pelo menos tem ROCK.

mais quanto tempo até as músicas destes conjuntos se tornarem domínio público?

Jack Kerouac disse...

A minha homenagem a esta edição, que comprei quando saiu, foi a primeira vez que tive a oportunidade de ouvir os Ekos ou Daniel Bacelar, por exemplo, apesar dos pormenores apontados, foi uma excelente pedrada no charco. Pena que a prometida, pela editora, edição dedicada aos Ekos, nunca tenha chegado a ver a luz do dia.

LSO disse...

Este é o único trabalho em que existe em CD uma canção de estúdio dos UHF da época da Rádio Triunfo (1982-85). Um atentado contra a música e contra a nossa cultura que tantos e tantos discos e canções permaneçam indisponíveis. Esta situação devia ser ilegal. Os autores deviam poder usar a sua obra quando as editoras optam por não editar, década após década. Mais, muitas vezes os autores nem recebem autorização para incluírem as suas canções em compilações nem em discos ao vivo.

ié-ié disse...

Conheço uma pessoa que acaba de fazer uma tentativa no sentido de se coligir uma nova colectânea...

LT

as disse...

A Movieplay tem uma série de colectâneas que mistura vários artistas (alcoolémia por exemplo) e que tem UHF. Saiu depois daquela colecção do rock português. Por isso foi depois de 2003 porque me lembro que "A editora proprietária dos direitos de "Robot" dos Salada, não licenciou a canção pois pretende editar um "best of" :) Mas a Movieplay está a trabalhar melhor agora com as edições recentes da Orfeu pode ser que tenham mudado alguma coisa.

ié-ié disse...

Quais novas edições da Orfeu? Só conheço a das versões de Zeca Afonso e a anunciada do Mena Matos. Há mais?

LT

as disse...

No jornal de Noticias já apareceu criticas a Mena Matos (2 discos na mesma edição) e Mário Viegas (2 discos em 1). Tudo com a etiqueta Orfeu.

Se não me engano as compilações que tinham os UHF tinham um galo e cada volume era de determinada cor. Tinha poucos temas e misturava Dulce Pontes, UHF, Alcoolémia, etc

ié-ié disse...

Obrigado!

LT

gps disse...

"o autocarro do amor" é engraçado

se bem me lembro LPA assinava o texto do inlay. estarei certo ou errado ??

LSO disse...

Desconheço esses discos onde surgem temas dos UHF. Que canções serão?

Anónimo disse...

A propósito de novas edições,
alguém se lembra de duas canções
cantadas pelo Paulo de Carvalho,
"executivo" e "abracadabra" ?
Nunca mais se ouviram e é pena.
M.Júlia

Anónimo disse...

Basta procurar no youtube por

EXECUTIVO PAULO DE CARVALHO

Anónimo disse...

Poderiam ser reeditados no ambito dos 50 anos de carreira do Paulo de Carvalho (e 40 anos de carreira a solo)

ié-ié disse...

Também desconheço.

LT

as disse...

Se a revista com os tantra tem anos 70 aqui também deveria ter 80 [UHF e Albatroz#2 ]

sobre os outros Albatroz

http://lojadeesquina.blogspot.com/2009/01/beatniks-e-albatroz.html

as disse...

É engraçado que a Movieplay tenha lançado essas colectâneas em 1984 e que para o caso dos UHF apareça com o "Cavalos de Corrida". Procurando no leiloes.net por "CD NÃO SEI SE MEREÇO" dá para ver a capa e a contracapa. Pode ser que a Movieplay mude agora.

as disse...

(em vez de 1984 deveria estar 2004)

A Orfeu (Movieplay) está a reeditar vários discos históricos e lançou o tributo a José Afonso e o novo disco de JP Simões.