sexta-feira, 20 de maio de 2011

3º EP DE NATÉRCIA BARRETO (1968)


PARLOPHONE - JGEP 12014 - edição sul-africana (1968)

Primavera do Amor ("Those Were The Days") (Gene Raskin/Maria José Arriaga) - Naquela Manhã D'Oiro (Júlio Correia) - Óculos de Sol" ("Sunglasses") (JD Loudermilk/Al Rodrigo) - Canção Para Uma Noite (Júlio Correia/Pereira Pinto)

Esta é a edição original de "Óculos de Sol", o grande, mas inesperado, êxito de Natércia Barreto. Tão inesperado foi, que nem sequer era a faixa principal do EP.

Maria Natércia Mesquita Barreto Pereira, conhecida artísticamente como Natércia Barreto e/ou Techa, nasceu em Vila de João Belo, hoje Xai-Xai, em Moçambique, no dia 07 de Junho de 1950.

Começou muito cedo a cantar no Rádio Clube de Moçambique.

Deu numerosos espectáculos por Moçambique e África do Sul, ganhou prémios da imprensa de Moçambique, dois concursos de Rainha da Rádio, um em 1965 e outro em 1970.

Ganhou também o 1º prémio de interpretação num festival da canção organizado por Luís Piçarra em 1967, ano em que começou a gravar para a EMI, a convite do director artístico da editora, Joe Nofal.

O primeiro disco (Parlophone JGEP 12010) foi editado em Moçambique em 1968 com versões portuguesas de “San Francisco” e de “Eternally” e duas canções originais do poeta, escritor e jornalista moçambicano Guilherme de Melo, com músicas dos maestros Artur Fonseca e António Gavino.

O grande sucesso, "Óculos de Sol", só viria a ser editado ao 3º EP, em 1968 ( na imagem).

“Óculos de Sol” é a versão portuguesa de “Sunglasses”, da autoria de John D. Loudermilk, também autor de “Road Hog” (“Calhambeque”), que tinha sido gravado em 1965 por Skeeter Davis e em 1967 por Sandy Posey.

Al Rodrigo, autor da versão, já falecido, também era artista e cantava em espectáculos portugueses na África do Sul.

Esta canção não era para ter sido gravada, pois já havia uma outra canção arranjada para eu gravar, mas como a SPA não permitiu, o Al Rodrigo foi contactado por um dos directores da EMI, Joe Nofal, que lhe pediu para fazer a versão de "Sunglasses/Óculos de Sol" quase de um dia para o outro, em virtude de o estúdio já estar marcado para eu gravar.

Assim, na véspera da gravação, tinha acabado de chegar de Moçambique, tive que aprender a melodia e a letra à pressa, mal sabendo que essa canção iria fazer tanto sucesso!, lembra Natércia Barreto em declarações a este blogue.

Al Rodrigo viria a co-produzir o último disco de Natércia Barreto.

4 comentários:

gps disse...

Muito bom !

Que tal etiqueta "Biografias do pop-rock portugues"

ié-ié disse...

São testes para uma Enciclopédia...

LT

DANIEL BACELAR disse...

Quem não se lembra da Natércia Barreto e os seus "Oculos de Sol"???!!!
A minha mulher Fernanda que trabalhou tantos anos na Loja Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada lembra-se perfeitamente de uma garota muito simpática que lá ia com a sua mãe e tia e tinha sempre uma palavra carinhosa para toda a gente.

awr disse...

http://www.ondapop.pt/nordm16.html Tem mais alguns dados curiosos e imagens interessantes.