terça-feira, 6 de abril de 2010
ESTÚDIOS? QUAIS ESTÚDIOS?
Os grandes estúdios de gravação estão a acabar. O último - que não acabará, por decisão da EMI - serão os famosos estúdios de Abbey Road, em Londres.
Os tempos estiveram turvos, mas já há legislação britânica que impede o desmoronamento dos primeiros estúdios que há 40 anos tiveram honras de título de álbum, por obra e graça dos Beatles.
Já agora, a talhe de foice, lembro que a seguir a "Abbey Road", dos Beatles, foram publicados "Honky Chateau" (Elton John), "3614 Jackson Highway" (Cher), "Moseley Shoals" (Ocean Colour Scene), "Electric Ladyland" (Jimi Hendrix), todos nomes de estúdios.
Mas se Abbey Road vingará, outros famosos estúdios ficaram pelo caminho:
- a Hit Factoy, em Nova Iorque, onde Bruce Springsteen gravou "Born In The USA" e Stevie Wonder "Songs In The Key Of Life", fechou em 2005;
- a Record Plant, em Sausalito, onde os Fleetwood Mac gravaram as vozes de "Rumours", foi abocanhada pelos seus investidores em 2008;
- os Muscle Shoals, em Sheffield, Alabama, onde os Rolling Stones gravaram "Wild Horses", foram transformados em museu;
- o Sigma Sound, em Filadélfia, casa de Gamble and Huff, foi vendido em 2003;
- o Studio 2, em Hansa, Berlim, onde David Bowie gravou em 1976 "Heroes", foi transformado em salão de baile;
- o Manor in Shipton-on-Cherwell, em Oxfordshire, onde Mike Oldfield gravou "Tubullar Bells", virou residência de campo da Marquesa de Headfort;
- os Olympic Studios, em Londres, onde gravaram Stones, Hendrix, Led Zeppelin, fecharam em 2009;
- os Ramport Studios, propriedade dos Who, na vizinhança da Battersea Power Station, em Londres, onde "Quadrophenia" foi gravada, é agora uma clínica médica;
- os Wessex Studios, onde os Sex Pistols gravaram "Pretty Vacant", é agora um condomínio habitacional curiosamente chamado "The Recording Studio";
- os Ridge Farm Studios, em Surrey, onde os Queen se iniciaram em 1975, é hoje em dia um salão para casamentos;
- os Marble Arch Studios, em Londres, onde Dusty Springfield e Scott Walker gravaram, foram comprados por Paul Weller que os rebaptizou de Solid Bond Studios, antes de falirem;
- a Townhouse, em Londres, da Virgin, onde Phil Collins gravou "In The Air Tonight", fechou também.
Mas nem todos os grandes discos foram gravados em grandes estúdios:
- "Maxinquaye", de Tricky, foi gravado no seu apartamento;
- O segundo álbum de The Band foi gravado na piscina da antiga casa de Sammy Davis Jr;
- "Together Alone", dos Crowded House, foi gravado numa casa de montanha nos confins da Nova Zelândia;
- o primeiro álbum dos Rolling Stones foi gravado num pequeno estúdio de Denmark Street, em Londres, Regent Sounds Studio, onde o Revox de duas pistas estava pregado à parede;
- "Telstar", dos Tornados, foi gravado por cima de uma loja em Holloway Road;
- Os Little Feat gravaram num barco que entretanto se afundou no porto de Baltimore;
- Phil Spector conseguiu o seu som lotando os estúdios Gold Star, provocando assim a compressão de som que foi seu apanágio.
Fonte: "The Word", edição 85, Março de 2010
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12 comentários:
uma pequena correcção : O album Born to run de Bruce springsteen foi gravado no Record Plant Studio e não na Hit Factory. Na Hit Factory foi gravado, entre outros, Born in the USA.
Em relação ao Born to Run ainda, curiosamente a canção "born to run" foi gravada um ano antes, em 1974, nos 914 Sound Studios, tendo as restantes 7 canções que compoem o album sido gravadas já no Record Plant.
Desculpa, João Pedro, ninguém disse que "Born To Run" foi gravado na Hit Factory! Eu confio na "Word".
Tu é que te terás confundido!
LT
Em todo o mundo estão a acabar com os grandes estúdios de gravação , e são substituídos por pequenos mas razoavelmente bem montados ,e muitos deles em casa de alguns artistas ,que prevendo o futuro se servem dos espaços que têm e assim conseguirem alguma sobrevivência.
Vejam os casos de Rui Veloso ,Paco Bandeira etc etc.
Por isso esses discos - Rui Veloso, etc - não têm a alma que só os estúdios podem dar. E as orquestras... ondem gravam? Nos cubículos de hoje cheios de ProTools?
LT
Porém, Ié-Ié, existem algumas imprecisões no texto da Word...
1. Não se pode afirmar que os Abbey Road Studios foram os "primeiros estúdios que há 40 anos tiveram honras de título de álbum, por obra e graça dos Beatles". Pela simples razão de que, em 1969, os estúdios não se chamavam Abbey Road, mas sim, E.M.I. Studios. Só no ano seguinte é que a E.M.I resolveu rebaptizar os estúdios, homenageando o LP dos Beatles. Nunca o contrário.
2. Complemento: segundo Geoff Emerick, na sua autobiografia "Here, There and Everywhere", os Beatles já não suportavam mais a disciplina e regras dos E.M.I. Studios. Por essa mesma razão, ironicamente, o LP "Abbey Road" foi também gravado nos Trident Studios, e nos Olympic Studios (com Eddie Kramer como engenheiro de som).
3. "Wild Horses" não foi totalmente gravada nos Muscle Shoals Sound Studios (2 e 3 de Dezembro de 1969). Sob produção do genial Jimmy Miller, a gravação da canção continuou nos Olympic Studios, em Londres (9 e 10 de Dezembro).
Companheiro Ié-Ié, lamento discordar, mas a "alma de um disco" não se resume à dimensão/qualidade de um estúdio.
Acima de tudo, a "alma de um disco" reside na qualidade do conteúdo musical, artístico, ou interpretativo. Ou seja, reside na qualidade do material e do(s) artista(s).
Caso contrário, os discos da Sun (Elvis Presley, Johnny Cash, etc), ou de Buddy Holly and the Crickets, não têm "alma...
Por vezes, o grande estúdio pode até ser intimidatório e castrador para o artista.
O que podemos afirmar, isso sim, é que os citados grandes estúdios permitem outros recursos técnicos/sonoros - assim como os excelentes engenheiros de som e produtores que os habitam. E que quando a obra e o artista carregam a tal "alma", esses estúdios terão a capacidade de responder à altura, reproduzindo mais fielmente essa expressão artística.
Claro, Ié-Ié, quanto às orquestras estamos conversados. É necessário um estúdio grande, em todos os sentidos, para gravá-las.
Meus queridos amigos
Vulgarmente levo tudo para a brincadeira mas o que vou contar é o mais sério possivel e com imensa saudade.
Tinha eu de 17 para 18 anos,quando por puro acidente gravei o meu primeiro disco para a Valentim de Carvalho. Os arranjos fôram feitos pelo Jorge Machado e no dia da gravação dirigi-me para os"estudios" da Valentim de Carvalho os quais se encontravam instalados no velho Teatro Taborda.
Como podem imaginar além de sêr um miudo estava totalmente influenciado pela imagem dos estudios americanos e ingleses.
Quando lá cheguei,percebi que o termo "velho" para definir aquilo,era um acto de ternura.
Era uma perfeita RUINA, estava tudo destruido,e no palco cheio de buracos onde de vêz em quando se passeavam descontraidamente uns ratitos estava instalada uma cabina de madeira e no seu interior o "NOSSO QUERIDO RIBEIRO"fazia maravilhas com as suas AMPEX acompanhando tudo com um sorriso de orelha a orelha que cativava e ainda cativa pois felizmente ainda está entre nós (ainda há cerca de um mês estivemos a rir ao telefone que nem dois doidos com as historias que me contou de artistas da nossa praça muito HUSH-HUSH e recordando velhos tempos)
Par terem uma ideia,sempre que passava um avião por cima,parava a gravação....mas tudo num clima de festa!!!
Naquele "VELHO TEATRO TABORDA" fôram feitas todas as gravações de artistas de primeira linha do nosso meio artistico como a Amália e a qualidade do sm sempre foi impecável pois o querido Ribeiro percebia mesmo da coisa.
Os anos passaram,julgo que o dito Teatro já foi abaixo,e a Valentim de Carvalho inaugurou os seus Estúdios em Paço de Arcos. então uma cois último grito,onde até o Cliff e os Shadows vieram com o Norrie Paramor (chefe de orquestra e produtor da EMI)gravar.
Tive o prazer de gravar o meu último EP neste estúdio e dêvo dizer que era realmente um "espanto",até dava direito ao Ribeiro e aos técnicos andarem de bata branca.
Se a fotografia que ilustra este artigo não foi tirada lá acreditem que era muito semelhante.
Desculpem se isto foi um pouco extenso,mas é sempre agrad+avel relembrar velhos tempos com gente fantástica e amiga e provar que até num "Velho Teatro Taborda" se podia tirar um bom som,
ERA SÓ UMA QUESTÃO DE QUERER!!!!
peço desculpa, LT... ia jurar que tinha lido isso na mensagem, mas afinal foi mesmo confusão minha. Ainda bem que não cheguei a jurar, senão estava tramado...
Sem desprimor para os Stones, reduzir o "pedigree" do Muscle Shoals a um grupo britânico parece-me pouco, pois por lá passou a nata da soul americana. Para mim Muscle Shoals = soul music. A morada do LP da Cher é a morada dos estúdios onde foram gravados...adivinharam - MS!
Pesquisando na Wikipedia, a entrada referente a MS não fala em conversão em museu, e até mostra fotos das novas instalações. Mas é provável que a informação esteja desactualizada. Se for o caso, do mal o menos...
De acordo, Carlos, os Stones são uma migalha na brilhante história dos Muscle Shoals.
Château d'Hérouville foi um estúdio de gravação onde muitíssimo boa gente gravou e creio que ainda 'está de pé'!
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