sexta-feira, 30 de abril de 2010

COMO SE CHAMA A 2ª CIRCULAR?


A 2ª Circular, em Lisboa, (Pina Manique-Cabo Ruivo) começa por ser Avenida General Norton de Matos (ex-Avenida Marechal Carmona - havia uma estátua no Campo Grande), passa a Avenida Marechal Craveiro Lopes por alturas do viaduto do Campo Grande e termina como Avenida Marechal Gomes da Costa, a caminho de Cabo Ruivo (ex-Aeroporto Marítimo).

Um dia, ainda verei a quilometragem. Já vi, são 10 Km (mais do que de Pinheiro de Lafões a Vouzela).

O viaduto por cima da estrada da Luz foi construído em 1966.

A 1ª circular, segundo rezam as crónicas, é a Avenida Doutor Alfredo Bensaúde, entre o aeroporto da Portela/praça de acesso à A1 e Moscavide (1968).

E há ainda a 3ª Circular.... em Cascais, perto do novo hospital, mas há também quem chame 3ª Circular à CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa), em vias de conclusão.

A "Time Out" de 25 de Abril de 2012, sem citar fontes, indica outro itinerário para a 1ª Circular de Lisboa:

Na verdade já não existe, mas a 1ª circular de Lisboa era a via antes conhecida como Estrada da Circunvalação. Começava no Largo de Alcântara, passava pela rua D. Carlos Mascarenhas, Marquês de Fronteira, Duque d'Ávila, descia a Praça do Chile, atravessava a Morais Soares e terminava na Cruz da Pedra, junto a Santa Apolónia.

4 comentários:

Bino Lento disse...

Nem de propósito, andei a ver isso há menos de uma semana! Está tudo aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_circular

Anónimo disse...

Consta que mudou de nome recentemente. É a A-28. Pode vir a ser a A-34, se os lagartos não fizerem mais nenhum ponto até ao fim do campeonato.

(S)LB disse...

Sempre ouvi falar que a chamada 1ª.Circular de Lisboa foi um projecto dos anos 50, que nunca deixou de o ser e que foi parcialmente retomado, com a demolição da esquadra da Pr. Paiva Couceiro e a abertura da ligação Pr. Paiva Couceiro-Olaias, no eixo que ligaria Chelas a Alcântara, começando no actual viaduto de Stª. Apolónia, Av. Mouzinho de Albuquerque, Pr.Paiva Couceiro (no projecto original um túnel passava por debaixo, ligando à antiga Curraleira), Vale de Chelas, Olaias, Av. Afonso Costa, Areeiro, Av. João XXI, Campo Pequeno, Av. de Berna, Pr. de Espanha, Av. Calouste Gulbenkian, Av. de Ceuta, finalizando em Alcântara.

Teria ainda ligação a esta 1ª Circular um projecto antigo (este nunca saiu do papel), que seria o túnel sob a Penha de França, de prolongamento da Rua Pascoal de Melo, ligando a Pr. Olegário Mariano à Rotunda a meio da Av. Mouzinho de Albuquerque. Esta seria a ligação do troço inicial da 1ª. Circular ao centro da cidade, desembocando no Saldanha.

Ainda hoje é visível na Pr. Olegário Mariano (para situar é o "estacionamento" da cervejaria 'Portugália'), o beco que seria o início do túnel, sob um edifício de habitação com uns 10 andares.

ié-ié disse...

Também sempre ouvi falar nessa 1ª Circular, mas esbarrou nalguns documentos:

http://www.antral.pt/forum/forum_posts.asp?TID=1603&PN=1

LT