quarta-feira, 11 de março de 2009
BLOOD, SWEAT AND TEARS
COLUMBIA - KCS 9720 - edição norte-americana (1969)
Variations On A Theme By Erik Satie (1st and 2nd Movements) - Smiling Phases - Sometimes In Winter - More And More - And When I Die - God Bless The Child - Spinning Wheel - You've Made Me So Very Happy - Blues Part II - Variations On A Theme By Erik Satie (1st Movement)
Na terça-feira de Carnaval acordei com os Blood, Sweat and Tears nos ouvidos e tratei imediatamente de os ouvir.
Longe de mim, porém, supor que a banda tinha ganho neste dia, há 40 anos, o Grammy para o melhor álbum do ano.
Assim foi.
Competindo com "Abbey Road" (Beatles), "The Age Of Aquarius" (5th Dimension), "Crosby, Stills and Nash" (Crosby, Stills & Nash) e "Johnny Cash At San Quentin" (Johnny Cash), o segundo álbum da banda de Al Kooper e outros levou o Grammy para casa.
A cerimónia da entrega dos prémios realizou-se no dia 11 de Março de 1970 para os discos editados entre 02 de Novembro de 1968 e 01 de Novembro de 1969.
Outros prémios de há 40 anos:
- gravação do ano: Aquarius/Let The Sunshine In - 5th Dimension
- canção do ano: Games People Play - Joe South
- revelação: Crosby, Stills & Nash
- voz masculina: Harry Nilsson - Everybody's Talkin'
- voz feminina: Peggy Lee - Is That All There Is?
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24 comentários:
Este sim, a obra absoluta e exemplar dos BS&T, como já tive ocasião de dizer. Mas, claro, o Grammy desse ano deveria ter ido sem qualquer dúvida para o "Abbey Road" dos Beatles.
Canção do ano para "Games People Play"? "Everybody's Talkin'" do também galardoado Nilsson tinha muitos mais motivos para ser a distinguida. Até porque evoca de imediato um grande filme, "Midnight Cowboy". Mas, claro, havia muitas outras.
Enfim, onde se prova que o problema da escolha era realmente a grande qualidade da música popular no final dos anos 60.
de acordo: o abbey road foi revolucionário a todos os títulos e mostrava os beatles em plena fase criativa..... já pós let it be
jpa
Os Grammy reflectiam a cultura popular da época?
Duvido muito.
O que reflectia essa cultura, em 1969, eram os jornais e revistas musicais. E os concertos e fama que andava no ar.
1969 terá sido provavelmente o ano mais importante na música rock.
Digo provavelmente porque a ideia não é minha: foi já escrita em revistas musicais. Recentemente a Mojo editou um número especial, como foi relevado por aqui.
Agora, considerar o Aquarius/ Let the sunshine in, como a gravação do ano de 1969...enfim.
ganharam este ano ? Quem ganhou este ano foi o Robert Plant, façanha esse que não foi devidamente veiculada por este blog (poderiam ter colocado a capa do CD)
façanha essa :) [malditas gralhas]
Suponho que tinha "ganho este anos, há 40 anos", também tenha sido gralha de "ganho esse ano, há 40 anos".
Os Grammy, tal como os Óscares, valem o que valem. Basta ver os filmes nomeados para os Óscares este ano... Quanto aos Grammy de 1969 votaria s/ dúvida em Crosby Stills e Nash como melhor album. E essa do "Games People Play" ser a melhor canção só dá mesmo para rir!!! Mas, claro, 1969 é já o anúncio do fim da "década prodigiosa" e aproxima-se a ressaca.
A prova de que a Indústria Discográfica nunca acerta uma.
Avaliando pelo nomes e obras citadas, "Abbey Road" devia ter sido, de longe, o vencedor.
E o "Tommy"? Nada de nada?????
"Games People Play", melhor canção? Enfim, só o "Something" de "Abbey Road" é mil vezes superior!
E puxando a brasa à minha sardinha - Rolling Stones, claro - um "Gimme Shelter" ou "Honky Tonk Women" da vida coloca qualquer canção do South e do Nilsson a um canto!
A gravação do ano ser atribuída aos 5th Dimension deve ter sido a piada do ano... e como eu detesto esse disco!!!
Resumindo, e não me desviando do universo Rock, "Abbey Road" dos Beatles, "Let It Bleed" dos Stones, "Green River" dos Creedence, e "Tommy" dos Who, são, para mim, os grandes LPs de 1969...
Corrigido, obrigado!
LT
Jefferson Airplane?
O TOP 10 do Rato seria qualquer coisa assim:
1. ABBEY ROAD (Beatles)
2. TOMMY (The Who)
3. CSN (Crosby Stills & Nash)
4. ON THE THRESHOLD OF A DREAM (Moody Blues)
5. LED ZEPPELIN II (Led Zeppelin)
6. SANTANA (Santana)
7. ODESSA (Bee Gees9
8. LET IT BLEED (Rolling Stones)
9. SONGS FROM A ROOM (Leonard Cohen)
10. STAND UP (Jethro Tull)
Tudo albuns editados durante o ano de 1969. Daí a não presença do galardoado BS&T, que foi editado em 1968.
Quanto aos temas, eleger os 10 Mais é mesmo "missão impossível", tal a abundância de qualidade. Até para escolher um só tema de um só intérprete ver-me-ia à rasca. Querem alguns exemplos?
- "Something" ou "Across The Universe", dos Beatles?
- "Bird On The Wire" ou "The Partisan", do Cohen?
- "First of May" ou "Melody Fair", dos Bee Gees?
- "Proud Mary" ou "Bad Moon Rising" dos Creedence?
- "Candle of Life" ou "Never Comes The Day", dos Moody Blues?
- "See Me, Feel Me" ou "I'm Free", dos Who?
Enfim, masoquismo puro...
Rato, permite-me que te diga que para lá de masoquismo, é mais um esforço completamente inútil. Fazer uma lista por ordem de preferências é um absurdo que só pode ser feito por alguém que não goste do que está a ordenar. Nem sei quem raio se lembrou de começar a fazer isso, uma tabela de vendas ainda pode ser útil, para a indústria, e é mensurável. Agora uma tabela de gosto ? não há nenhum campeonato de músicas, eu prefiro gostar de tudo o que gosto, e usufruir sem me preocupar minimamente com a ordem de preferências, que na realidade nem existe. Isto é só a minha opinião, obviamente.
Alô, Rato!
Daqui do Rio de Janeiro, o Zé Roberto manda-lhe um abraço!!!
(estive ontem com ele num colóquio/debate, num centro cultural no Leblon, subordinado ao tema "Beatles versus Stones"... foi divertido)
Foste mandado por quem?
E qual foi o resultado final?
Em que baliza meteste golos?
LT
Copiando a grafia do rato:
1. ABBEY ROAD (Beatles)
2. TOMMY (The Who)
3. CSN (Crosby Stills & Nash)
4. ON THE THRESHOLD OF A DREAM (Moody Blues)
5. THE BAND
6. BAYOU COUNTRY (Creedence Clearwater Revival)
7. EVERYBODY KNOWS THIS IS NOWHERE ( Neil Young)
8.NASHVILLE SKYLINE ( Bob Dylan)
( LED ZEPPELIN II (Led Zeppelin)
9. ODESSA (Bee Gees9
10. LET IT BLEED (Rolling Stones)
Ié-Ié:
Fui mandado pelos Glimmer Twins e pelo Paul Ramon.
O resultado final saldou-se por um nobre empate.
Marquei "gols" nas duas balizas.
Uma forma simpática de dizer que se marca golo na própria baliza.
Toma atenção, Ratão, não faças confusão, ão, ão! Eu limitei-me a citar os "Grammy", não os "melhores do ano"!.
E, caro Anónimo, para bom entendedor...
Em todo o caso, Ratão, onde foste buscar a estapafúrdia ideia de que o álbum é de 68?
LT
Estão muito enganados, Beatlemaníacos e simpáticos Anónimos.
Em matéria de Beatles e Stones sou um caso à parte - o que deixou os cariocas meio baralhados.
Até aos meus 12 anos, por aí, os Beatles eram a minha paixão suprema, razão de existência. Conhecia e cantava todos os discos deles, sem excepção, e até já arranhava na guitarra o "You've Got to Hide Your Love Away", por exemplo.
A partir do momento em que fui arrebatado por "Aftermath", "Between the Buttons", "Get Yer Ya-Ya's Out" e a compilação "Rolled Gold", passei a dividir a paixão. Ou seja, nunca abandonei os Fab.
Enfim, a viagem a Madrid em 82 para ver os Stones desiquilibrou um pouco a balança das paixões. Desse dia em diante assumi-me como fã dos Stones e coleccionador da banda. Já lá vão 28 anos...
Racionalmente falando, e do ponto de vista estritamente musical, adoro tanto os Stones como os Beatles. Irracionalmente falando, do ponto de vista das emoções e do coração, SINTO mais os Stones. Ouvir "Get Off of My Cloud" ou "Satisfaction", nas versões originais, desperta os meus instintos mais primitivos.
Para mim, os Beatles foram a banda Pop mais genial de todos os tempos. Na composição, nos arranjos instrumentais, na atitude. E foram os mais importantes. Abriram a porta a todos, libertaram meio mundo.
Todavia, sinto os Beatles como uma banda cerebral, dotada de um certo cinismo (genial, claro). A música dos Fab é quase perfeita e britanicamente fria.
Os Stones, até pela sua ligação umbilical à música negra de raíz (Blues), sempre foram mais viscerais, crus, imperfeitos... para mim, a melhor banda Garage de sempre!
É por essa razão que prefiro os Stones, meus queridos "animais do antigamente"...
Mas atenção: outras bandas, como Kinks e Beach Boys, são paixões minhas praticamente ao nível de Beatles e Stones!
Resumindo, não marquei qualquer golo na própria baliza. Na realidade, joguei pelos dois "times"...
Foste um verdadeiro Polga da British Invasion. Só não entendo porque não referiste aí os "Freddie and The Dreamers", a única banda a tocar de cuecas nos NME.... :)
Estarei enganado, mas estava convencido que a edição americana tinha saído uns 15 dias antes, nos fins de Dezembro de 1968.
Mas efectivamente a grande maioria dos livros de referência assinala a respectiva edição como tendo sido já em Janeiro de 1969.
E a data de 69 está inscrita no próprio disco.
LT
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