domingo, 30 de maio de 2010

I FESTIVAL DA COSTA DO SOL


Os Musica Novarum foram os vencedores do I Festival de Conjuntos de Música Moderna da Costa do Sol que se realizou no Pavilhão dos Salesianos do Estoril no dia 16 de Julho de 1969.

Foi a vitória da modéstia e da simplicidade sobre a exuberância, quase sempre excessivamente barulhenta, da grande maioria dos competidores, escreveu o "Diário Popular" no dia seguinte.

A seguir aos Musica Novarum, classificaram-se no podium Sindicato (ex-Jets com baterista Chinchila, Vítor Mamede, mais Jorge Palma) (a quem pertenceu, talvez, o melhor arranjo musical do certame, mas cuja actuação foi prejudicada pela exuberância de um vocalista espalhafatoso de mais) e Emotion (um conjunto cumpridor, mas vulgar, a quem não fica bem o pedantismo de um título em inglês).

O quarto lugar foi repartido por todos as restantes bandas.

O júri desde Festival foi constituído por Francisco d'Orey, José Cid, Alexandre O'Neil, Ivo Cruz, José Nuno Martins, Melo Pereira, Manuel Jorge Veloso e José Manuel Cabral.

No Festival inscreveram-se 25 bandas, entre as quais, os Kakos, Fliers, Delphins, Pumas, Xaranga Beat, Logos Quintetus, Regimento Espiritual, Marqueses.

Os Musica Novarum eram formados por Nuno Rodrigues (viola), António Lobão (flauta), Daphne Stock (voz e adufe) e Judi Brennan (voz), todos residentes em Carcavelos.

Segundo o "Diário Popular", a realização do Festival em nada contribuiu para defender a qualidade do certame, pois dificilmente se encontraria um recinto com piores condições acústicas.

Os conjuntos dotados de mais poderosos instrumentos (e, à excepção do agrupamento vitorioso, todos possuíam tal caracterísitica) transformavam-se em autênticas fábricas de barulho ensurcedor, por força da ressonância do local, agravada pelo alarido do público.

7 comentários:

bissaide disse...

Que bela recordação! Já agora, um apelo: alguém conhece um LP em que uma das faces é ocupada por temas dos Música Novarum? Falaram-me nesse disco uma vez, mas nunca encontrei nenhuma outra referência ao mesmo...

Uma pequena correcção: a Judi é Brennan e não Brennen.

Muleta disse...

escusado será dizer que o nuno rodrigues daria mais tarde origem à banda do casaco com o avelar pinho (amigo de escrita do filhote) e a outros grupos, acabando como produtor (né ladeiras, nao é?) e editor...

dimet disse...

que tal uma etiqueta Nuno rodrigues para facilitar a procura.

Anónimo disse...

Isto nao e verdade:

"A seguir aos Musica Novarum, classificaram-se no podium Sindicato (ex-Jets com baterista Chinchila) e Emotion. O quarto lugar foi repartido entre A Máquina, Nave, Apolo 4 e Yaks."

O quarto lugar nao repartido por esses quatro grupos. O Ze Cid anunciou que o quarto lugar foi repartilhado por TODOS AS OUTRAS bandas que tomaram parte. Eu sei porque estive la e era o baterista de uma bandas, o A1 da Parede.
Chico do A1
airsilvair@yahoo.co.uk

Rato disse...

Ele há mesmo coincidências do demo.
Acabei de colocar o EP dos MN (o único que gravaram em 1969), vou à procura de alguma informação sobre o grupo e a primeira coisa que me aparece é este post do YéYé, colocado precisamente...ontem!

ié-ié disse...

Demo, Rato? Bruxas, bruxas! Las hay!!!

LT

filhote disse...

Sim, Muleta, e Daphne Stock devia ser a mulher/namorada de Nuno Rodrigues... digo isto por que ele tem uma filha chamada Rita Stock...