sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O MEU PRIMEIRO IÉ-IÉ PORTUGUÊS


ORFEU - ATEP 6073 - 1963

Vira da Nazaré (popular/arranjo de Fernando Costa Pereira) - Canção da Beira Baixa (popular/arranjo de Fernando Costa Pereira) - O Timpanas (Frederico de Freitas/arranjo de Fernando Costa Pereira) - Menino de Oiro (José Afonso/arranjo de Fernando Costa Pereira)

Adoro este disco! Comprei-o no dia 20 de Julho de 1964, tinha acabado de fazer 17 anos!

Este é, também o 1º dos 3 EPs dos Titãs, conjunto de Matosinhos, tipo Shadows.

Nesta altura - 1963 - os Titãs eram formados por Fernando Costa Pereira (viola-solo), João Lourival (bateria), Tony Simões Carneiro (viola-ritmo) e João Braga (viola-baixo).

Lê-se na contracapa deste EP:

SE CÉSAR...

... tivesse vivido no nosso tempo e ouvido "Os Titãs", teria com certeza encontrado outra aplicação para a sua célebre frase da campanha das Gálias: "Chegaram, foram vistos (e ouvidos) e venceram".

E era verdade.

Surgidos para a música em meados de 1963, estes quatro rapazes constituem hoje cartaz e de tal modo valioso que a sua segunda apresentação profissional logo teve lugar no internacional Casino do Estoril.

Tudo isto porquê?

Porque, longe de se limitarem a copiar, como tantos outros conjuntos do género, os Shadows, que os inspiraram, se voltaram para a música portuguesa, provando à saciedade os seus imensos recursos, desde que inteligentemente, talentosamente, aproveitada.

A prova está neste disco-estreia de "Os Titãs", onde há desde o folclore, representado pela "Canção da Beira" e "Vira da Nazaré", até à balada coimbrã - essa belíssima "Menino de Oiro", do Dr. José Afonso - para terminar com o trintão "Fado do Timpanas" que em hora de feliz inspiração Frederico de Freitas escreveu para o fonofilme - era assim que na época era designado - "A Severa".

Em resumo. Aqui está o cartão de visita de "Os Titãs". Tratem-no bem, não o amarrotem, nem o risquem, nem o estraguem. Será o primeiro disco da vossa futura colecção de "Os Titãs" - o mais internacional dos conjuntos portugueses.

Joaquim de Macedo

4 comentários:

Fantomas disse...

Realmente é muito bom!!!!

Fantomas disse...

E a capa é linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bissaide disse...

Gosto muito deste disco, mas mais ainda do terceiro e último deles, com a versão hipnótica do "Mira-me Miguel" (Mira-me Maria) e outros três temas de uma rara maturidade psicadélica, "One Way Love", o excelente instrumental "Janela Aberta" e o frenético "We Gotta Make Love".

DANIEL BACELAR disse...

MEUS QUERIDOS AMIGOS
Não querendo abusar da vossa paciência gostaria de vos contar uma historia.
Há muito muito tempo(até pareço o Zá Cid no seu clássico "20 anos" na introdução da fabulosa série "conta-me como foi" que está a passar na RTP1.)realizou-se no cinema Roma e para acompanhar o filme "mocidade em férias" com o Cliff e os Shadows um concurso de conjuntos tipo SHADOWS(TRÊS GUITARRAS E UMA BATERIA)
Foi um sucesso,pois vieram grupos de todos os pontos de Portugal para participar neste concurso cujo prémio era uma viagem a Londres,um encontro com os Shadows e a gravação de um disco.
Eu e os "gentlemen",também participámos,e uma bela noite actuou um grupo que julgo que era de Coimbra de seu nome "TITÂS".
Quando terminaram a sua actuação,virei-me para a rapaziada dos "gentlemen"que estavam comigo,(pois todas as noites lá estávamos a assistir à performance dos outros grupos),e disse:
Malta,tirem os cavalinhos da chuva,pois estes gajos já ganharam isto.
Eram totalmente originais quer na sonoridade quer no reportório tentando nunca imitar os SHADOWS.
ENGANEI-ME!!!
Dias depois,actuou o "Conjunto Mistério" cujo som e reportório era totalmente Shadows nota por nota.
Fechei os olhos e julguei estar a ouvir os Shadows,confesso.
CLARO!!!GANHARAM!!
Vou-lhes fazer uma confissão!!!
Adorava ser mosca e no caso de os TITÃS terem ganho,ter voado até Londres ou escondido no bolso do saudoso FERNANDO PESSA presentador do concurso e que os acompanhou a Londres onde na Casa de Portugal se deu o encontro com os Shadows e ouvir o Hank Marvin com oseu peculiar sorriso sussurrar entre dentes:
WOW!!At least these guys sound and are different from us.Are original!!!!
Pois foi,mais uma oportunidade perdida!!!ENFIM!!!
Entretanto,já nem me lembro em que lugar eu e os "gentlemen"ficámos classificados,mas uma coisa vos garanto,foi um enorme prazer participar,e ver tanta gente a tocar BEM !!!

THOSE WERE THE DAYS MY FRIENDS!!!!!
Disso não tenham qualquer dúvida!!!

daniel bacelar