terça-feira, 26 de março de 2019

SÓ ESTAMOS A TENTAR TER ALGUMA PAZ (50 ANOS)


A camareira age como se preferisse limpar os banheiros de um quartel do exército na frente. Mas, em vez disso, tem de trocar os lençóis da cama de núpcias de John Lennon e Yoko Ono no quarto 902 do Hilton.

A jovem, a portuguesa Maria de Soledade Alves, apercebe-se no decorrer da semana que o casal quase não usa o chuveiro.

Quando os ilustres hóspedes  desaparecerem na segunda-feira, 31 de Março, ela irá retirar os desenhos da parede sem qualquer problema e colocá-los no lixo, sem perceber que, de uma forma muito simples, poderia ter aumentado substancialmente a sua pensão.

Numa foto de Charles Ley no Daily Mirror britânico de quarta-feira, vemos Lennon num roupão branco, com um olhar suave de sábio nos olhos, ao lado da camareira. Yoko está ao seu lado, sentada sobre os joelhos numa cadeira, com uma atitude que paira entre resignação e irritação. Parece pensar: "Ei, quando é que me posso deitar novamente?"

A manchete do artigo diz: "John e Yoko são forçados a sair da cama por Maria, a camareira".

Isto mostra uma considerável carga de ironia sobre a acção do casal, que na Inglaterra não é levado a sério por ninguém. O jornalista Don Short comenta ironicamente a foto: "O casal John Lennon e Yoko Ono, tal como muitos visionários e revolucionários, descobriu que pode ser difícil encontrar o seu lugar no mundo".

De repente foram confrontados, na sua suíte presidencial cheirando a flores, com o facto de que grandes pensadores também têm que se resignar com mortais terrestres... como camareiras.

De repente viram a serenidade do grande Lennon Bed-in interrompida por um evento importante: a mudança da roupa de cama. O Beatle John e a sua noiva japonesa tiveram que sair da sua cama. (...).

Tinham planeado ficar deitados na cama durante sete dias "em protesto contra a guerra e a violência no mundo". Mas isso foi antes de Maria de Soledade Alves, uma camareira portuguesa no Hotel Hilton de Amsterdão, aparecer em cena. Com uma pilha de roupa limpa, assumiu o controlo da situação.

(É claro que os autores deste livro fizeram de tudo para traçar esse importante marco na história dos Beatles. A agora muito idosa Soledade Alves voltou a Portugal depois de trabalhar em Amsterdão. Escrevemos, em carta registada, a todas as mulheres a morar em Portugal chamadas Maria de Soledade Alves. Infelizmente não conseguimos resultado nenhum.)

"In Bed Met John En Yoko", Jan Cee ter Brugge, Jan van Galen e Patrick van den Hanenberg, Nijgh & Van Ditmar, 2009, 192 págs.

tradução do neerlandês de Inês Portugal Galvão, a quem muito agradeço

fotografia de Charles Ley, do Daily Mirror (1925-2013)

PS: também eu, por diversos meios, tentei, sem êxito, localizar a camareira do casal Lennon.


2 comentários:

Anónimo disse...

O mais certo, portuguesa que é, ou foi, é ter regressado à terra. Mas como se sabe ao certo? Não teria marido de lá e por lá ficou?

ié-ié disse...

pois...

no Hilton não encontraram registos...

LPA