sábado, 28 de outubro de 2017

PRIMEIRO IÉ-IÉ PORTUGUÊS FAZ HOJE 57 ANOS!!!


COLUMBIA - SLEM 2062 - 28OUT1960

Fui Louco Por Ti (Daniel Bacelar) - Nunca (Daniel Bacelar) - Oh! Carol (Howard Greenfield/Neil Sedaka) - Quero O Teu Amor (Should We Tell Him) (Everly)

As duas primeiras canções são interpretadas por Daniel Bacelar, as outras duas pelos Conchas. Ambos são acompanhados por Jorge Machado e seu conjunto.

Este é o 1º EP dos Conchas, o 1º de Daniel Bacelar, é também o primeiro disco ié-ié português. Foi editado faz hoje precisamente 57 anos!

Eis o resultado - encorajador e feliz, como poderão verificar depois de ouvir o disco - de uma tentativa que merece, que exige mesmo o apoio de todos os que se interessam pela música ligeira.

"Caloiros da Canção nº1" reune a escolha final do programa de rádio que tanto êxito obteve entre dezenas de candidatos que se exibiram com tanto brio e boa vontade e animados de tanta esperança foram finalmente escolhidos para este disco.

Daniel Bacelar - um rapaz de 17 anos que é também autor das canções que interpreta - e o duo "Os Conchas", um caso verdadeiramente excepcional de vocação artística.

Com este disco dá-se, assim, carta de alforria a três jovens artistas que, de agora em diante, ficam sujeitos ao juízo severo dos discófilos.

Não nos admiraria, porém, que, mais uma vez, coincidissem as opiniões. É que, tanto o público como nós, nos guiamos pela mesma bitola: o mérito real dos artistas. E esse está bem patente neste disco.

Texto apócrifo na contracapa do EP
PS - Daniel Bacelar conta aqui a história deste disco.

NOTAS SOLTAS:
“Fui Louco Por Ti”, de Daniel Bacelar, é a primeira canção original, gravada, do yé-yé português. Abre o EP “Caloiros da Canção”. A letra e a música são da autoria do próprio Daniel Bacelar, vencedor, a solo, do concurso radiofónico.

”Oh Carol”, pelos Conchas, foi a canção premiada no concurso radiofónico “Caloiros da Canção” de há 57 anos. Trata-se da versão portuguesa do êxito composto por Neil Sedaka e a história é simplesmente banal: havia tão-só que traduzir para português os êxitos de lá de fora, o que era então inédito.

”Hully Gully do Montanhês”, do Conjunto Académico João Paulo, é uma das mais originais canções do yé-yé português. Composta por Sérgio Borges e Carlos Alberto Gomes, venceu em 1965 o Grande Prémio do Disco, talvez o primeiro top de popularidade em Portugal, por votação conjunta de ouvintes da Rádio Renascença e de leitores da revista “Rádio & Televisão”.

”O Comboio”, pelos Álamos, é a primeira composição gravada de sempre da autoria de José Cid. Os Álamos são de Coimbra e José Cid estudava em Coimbra, onde formou o primeiro conjunto yé-yé portugês, os Babies, no final da década de 50. A canção é de 1966 e está assinada por José Cid Tavares.

Ana Maria é a primeira voz feminina do yé-yé português. Pertenceu aos Boys, de Carlos Correia, que tiveram de alterar a designação para Conjunto Universitário Hi-Fi. “Back From The Shore” é um original de Carlos Correia, de 1967. Anos mais tarde, Carlos Correia foi o viola de José Afonso em “Grândola Vila Morena”.

Considerada a Nico francesa, Catherine Ribeiro é filha de emigrantes portugueses em Lyon. Em 1967 gravou o seu primeiro disco, em Portugal, uma versão francesa de “With God On Our Side”, de Bob Dylan. A curiosidade deste registo, pouco conhecido, reside no facto de Catherine Ribeiro ser acompanhada pelos Sheiks, então no auge da sua fama.

37 comentários:

Jack Kerouac disse...

Ora cá está um disco histórico, e com um som bem fifties, não irei repetir o que toda a gente sabe, o lado do Daniel Bacelar vendeu mais do o dos Conchas, olha...afinal repeti mesmo.

JC disse...

Uma questão que não posso deixar de colocar, ao mesmo tempo que envio um abraço ao Daniel pela sua coragem (era preciso alguma) e pioneirismo: não existindo qualquer dúvida (acho) sobre o facto de este ser o 1º disco Yé-Yé em Portugal, muito na senda do conceito americano "teenage idols" que era o "que estava a dar" na altura, terá havido algum (ou alguns)disco de rock n' roll ou "rockabilly" de artistas portugueses, editado comercialmente em Portugal, anteriores a este? Talvez mesmo ainda em 78 rpm?
Fica a pergunta

Jack Kerouac disse...

Na realidade foi gravado na Rádio Graça um disco de 78rpm por um tal Joaquim Costa, o "Elvis de Campolide", mas só foram produzidos 2 exemplares, por isso não se pode considerar uma edição comercial.

JC disse...

Sim, JK, esse eu tinha uma ideia, + ou - vaga, mas concordo não poder ser considerada uma edição comercial. Mais algum?

ié-ié disse...

Que me lembre só mesmo esse de Joaquim Costa.

LT

filhote disse...

Um EP raro que faz as delícias dos meus amigos cariocas. "Malhete de Botafogo"!

E como eu gosto destas alcunhas localizadas... "Profeta de Caneças", "Elvis de Campolide", "Cruiff de Marvila"...

ié-ié disse...

E quem é o "Manequim de Campo de Ourique", quem é?

LT

Anónimo disse...

É incompreensível como certa imprensa categorizou o "rock português" como surgido nos anos oitente e Rui Veloso como seu pai - aliás, o próprio rejeitaria a paternidade, mandando chamar pai a outro-.
Estes são mais que pais, os avós do rock - três anos antes de "Please, Please Me", e três depois de "Jailhouse Rock" ( só os mais icónicos).
Conchas que, com Daniel Bacelar, abrigavam umas pérolas, à frente do tempo.
A minha homenagem e saudação para os percursores.

JR

afonmari disse...

Fernando Concha morreu e o silêncio fez-se ouvir.
Felizmente o Daniel e o Zé Manel ainda têm o prazer de ver estas homenagens, simples que sejam.
Muita gente nova perguntará mas o que é isto?
Se não sabem ficam a saber que estes rapazes ajudaram a que os tempos de muita gente fossem bons temoos
Beijinhos ao Daniel e ao Zé Manel.
E viva o Yé-Yé e quem o apoiar.
Aida

Jack Kerouac disse...

Filhote, também havia o "Ricky Nelson das Avenidas Novas" o "Cliff Richard do Sarrabuco" e o "Golfinho da Cruz Quebrada". Mas também têm a sua graça nomes como "Nelo do Twist" e "Zeca do Rock". Agora temos o "George Harrison de Botafogo" !

Aida, o meu total apoio !

Abel Rosa disse...

Meu caro Ié Ié

Será o Edmundo??????

JC disse...

Vá lá, JR, que me lembre a imprensa chamou ao movimento nascido nos anos 80 "novo rock português". Como sou bem intencionado, acho que para o distinguir dos pioneiros como o Daniel e outros (poucos, infelizmente). Mas se estou errado, digam.
Já agora: e Aveiro que é a Veneza portuguesa, Coimbra que é a "Lusa-Atenas", o SC Braga que são os "arsenalistas" e por aí fora... Uma possidoneira! Alguém quer acrescentar mais alguma?

ié-ié disse...

E antes de Rui Veloso, já havia Xutos, UHF... É um "pai" muito, muito tardio.

LT

filhote disse...

E afinal quem é o "Manequim de Campo de Ourique"???????

ié-ié disse...

Rui Oliveira e Costa, manager dos Deltons e dos Sheiks.

LT

ah disse...

também é necessário dar mérito aos organizadores do concurso.

Camilo disse...

Este disco, esta capa...
Representa uma VIDA!!!

Abel Rosa disse...

AInda ontem o ARtista Daniel Bacelar me autografou o meu exemplar....mai nada.

Anónimo disse...

Adorava saber ver os links.

Muito obrigado,se alguem me poder ajudar

Anónimo disse...

É só clicar, com o esquerdo, em cima!

Adélio Costa disse...

Não são da minha geração, mas aqui vão os meus respeitos para esses pioneiros, que são tantas vezes esquecidos e até amesquinhados, infelizmente. Conheci pessoalmente o Fernando "Concha" que admirei (infelizmente foi-se embora cedo demais) e admiro pelo profissionalismo que imprimia aos seus "trabalhos" musicais. Tive o prazer de ser convidado a tocar com ele em "espectáculos" (peço desculpa pela pomposidade) no Clube de Campismo de Lisboa e o que mais me impressionava era a sua capacidade vocal. Quer a nível de tecitura quer pela facilidade que tinha em "fazer vozes". Ainda sei tocar e cantar algumas canções da autoria dele. Recordo sempre com graça como el dizia.... - As canções são todas tias e primas umas das outras...Um Abraço e um obrigado a toda esta brava gente, incluindo, é claro, o nosso bloguer (outro grande profissional das músicas)que nos trás tantas notícias boas.

Adélio Costa (Paralelos)

maical disse...

uma ideia fazer uma lista de canções portuguesas (mesmo que sejam versões) que tenham ié-ié no nome:

1-Herminia Canta Yé-Yé

DANIEL BACELAR disse...

Meus queridos Amigos
Antes de mais muito obrigado pelas vossas simpáticas palavras e não poderia ficar indiferente a que CINQUENTA anos passados, ainda alguém se lembre destas coisas.
Gostaria de prestar a minha homenagem a toda a rapaziada que antes de nós,( era um miudo de 16 anos e ficava deliciado com programas musicais emitidos dos estúdios do Porto da RTP com alguns conjuntos profissionais que incluíam no seu reportório alguns números de Rock ,se não estou em erro um desses conjuntos chamava-se Silva Pinto).
Na realidade,por puro acaso, este EP que celebra hoje 50 anos,foi o primeiro e isso deve-se ao espírito de Pozal Domingues da Valentim de Carvalho para arejar o nosso meio musical.
Se arejou ou não só o público poderá dizer.
Na realidade,na Rádio Graça,pagando,gravavam uns pequenos discos em aluminio para enviar á familia com saudações por exemplo de Natal,Aniversário ou o que se quizesse lá meter.
Na Estação de Correios dos Restauradores acontecia o mesmo,e vulgarmente enviavam-se mensagens para os familiares que estavam no Ultramar (estávamos em guerra).
Imaginem a felicidade do técnico quando lhe apareceu pela frente um miudo com uma viola a gravar uma canção.(era diferente).
A minha correspondente americana que me meteu o vicio do Rick Nelson é que foi a culpada e lá fui gravar o "Lonesome Town" a única música que sabia acompanhar na altura,portanto eu também gravei um dos tais disquinhos o qual foi enviado para terras do Tio Sam.
O Fernando Gaspar (Conchas)era um bom amigo,e tal como do João Martins (grande radialista-23ª HORA)só soube das suas mortes tempos depois ,visto já nessa altura estar afastado do meio.
Do Joaquim Costa,recebi um dia um telefonema e como eramos praticamente vizinhos (ele Campo de Ourique e eu Infante Santo),ficou combinado ele vir cá a casa.
Tive imensa pena pois tempos depois soube do seu falecimento (segundo me disseram no funeral no Alto de S.João deu-lhe uma coisa na rua - coração)de maneira que nunca chegámos a conviver.
Hoje ás 2200h na Antena 3 o programa Portugália será dedicado exactamente ao lançamento deste CD duplo e foi feita uma gravação de uma entrevista comigo e com o Zé Manuel (Conchas)onde falamos destes tempos.
O programa será repetido no próximo Domingo ás 1300h.
Entretanto só lhes posso dizer que esta edição em CD duplo é digna de nota,pois além de um aspecto gráfico estupendo,a selecção é 5 estrelas.
O "nosso Luis" teve o bom gosto e "trabalhão" de nas diveras editoras seleccionar coisas nunca apresentadas antes,só foi pena que uma editora não tenha podido participar por problemas contratuais com a America segundo julgo saber.
Comprem que não se vão arrepender,e acreditem que não estou a vender "Banha da cobra"
E....
Desculpem esta conversa toda!!!!
P.S.
O CD duplo era suposto sair hoje,exactamente para celebrar o "acontecimento" mas houve um pequeno atraso tal como o acordo PS-PSD e como não queremos ficar atrás, vamos aguardar uns diazitos, a única diferença é que esta edição musical não os vai desiludir!!::::

ié-ié disse...

Não sei se haverá muitas mais:

2 - "A Rita Yé-Yé" (Amália Rodrigues)

LT

ARISTIDES DUARTE disse...

" A menina Yé Yé" - Conjunto António Mafra e a mesma (mas versão) pelos SITIADOS

gps disse...

A lista poderia ser alargada a canções com neologismos específicos da era do rock'n'roll

Além de ié-ié, poder-se-ia englobar

rock
rock and roll
twist
pop
ié-ié
...

gps disse...

Exemplos:

"Nazaré Rock" e "Twist Para Dois", ambos do Zeca do Rock,

Felizmente há etiquetas, pois não conhecia a larga maioria dos "posts" com a etiqueta "Zeca do Rock"

Anónimo disse...

o josé cid tem o tema "Um rock dos bons velhos tempos"

O rui Veloso tem "estrela de rock'n roll"

Tony Silva tem "Tony Silva Canta Música Ró"

"Punk moda funk" dos Ornatos Violeta

Anónimo disse...

Os Peste & Sida gravaram o tema "RFM (Rock Faz Mal)" :)

Anónimo disse...

"um filme pop" dos Ban

"A Danada do Rock'n'Roll" de Adelaide Ferreira

"Vai de Roda, Vem de Rock" dos Ferro e Fogo

"Vocalista Rock" dos Grupo de Baile

"O Rock de Cá" dos UHF

Sgt. Couto disse...

Não podia deixar passar esta importantíssima e justíssima comemoração sem deixar o meu comentário de agradecimento.
Aliás, mesmo que os pioneiros do rock ou do ié-ié português tenham sido o Joaquim Costa, os Babies ou até o Portuguese Joe (José Alves) que gravou em 1957 dois singles nos Estados Unidos, o certo é que a divulgação generalizada pela rádio a nível nacional (e nas ex-colónias) deste género musical português foi feita através deste EP – Caloiros da Canção. E foi essencialmente este EP, com o seu sucesso, que impulsionou a possibilidade de outros artistas e conjuntos serem convidados a gravar e assim todos nós termos tido a benção musical de nos anos seguintes ouvirmos, comprarmos e coleccionarmos discos de artistas portugueses com a qualidade do meu querido amigo Daniel Bacelar, dos Conchas, do Conjunto Mistério, do Conjunto Académico de João Paulo, dos Ekos, dos Sheiks, dos Night Stars, do Quarteto 1111, do Quinteto Académico, dos Chinchilas, do Nuno Filipe, da Filarmónica Fraude, dos Pop Five Music Incorporated, dos Smoog ou dos Petrus Castrus, entre tantos e tantos outros menos divulgados e nunca mais editados em CD como o Vítor Gomes, os Claves, os Morgans, os Rocks, os Tártaros, os Titãs, o Grupo 5, a Banda 4 ou os Demónios Negros,etc, etc.
Obrigado Daniel, José Manuel e saudoso Fernando, pelos momentos musicais e não só, que nos proporcionaram e proporcionam até hoje.
PARABÉNS ! OBRIGADO !
E para sempre BEM HAJAM !!!

ARISTIDES DUARTE disse...

José Cid tem o tema "Rock Rural" , de 1975

Carlos Caria disse...

Eu não recebo nada disto, fui só um consumidor da música dos anos 60/60, e vivi muito perto de alguns destes nomes que apreciava,conhecia, e ouvia os sucessos na época.
Dou os meus parabéns sinceros a esta iniciativa para deixar bem vincados alguns dos nomes que fizeram história no panorama musival portuiguês.
E já que falamos na Rádio Graça, que poucos conheceram, vou enviar ao Lúis um alfinete de lapela desta estação da Rua Voz do Operário em Lisboa.
Abraço
Carlos Caria

OFF disse...

"Guitarra do rock" de Luís Firmino

http://rockemportugal.blogspot.com/2007/04/capa-do-single-guitarra-do-rock-de-lus.html

ié-ié disse...

Rock das Caveiras - Capitão Fantasma
Rockinho Mandado - Sheiks
Rock da Liberdade - Rui Veloso
Deus Inventou O Rock - José Cid
Revolução Rock - Peste & Sida
Rock 'N' Roll Rag - Conj. Jorge Machado
Rock 'N' Roll (Eu É Mais) - Rádio Macau
Groovie Noise Dada Rock - João Peste
Já Rockas À Toa - Grupo de Baile

LT

ié-ié disse...

O Twist Peppermint - Conchas
Lição de Twist - Conchas
Vamos Dançar o Twist - Paula Ribas
Dancemos o Twist - Paulo Alexandre
Tômbola Twist - Maria José Valério

LT

Anónimo disse...

Sob o título "A MINHA ESCOLHA - TESOUROS DO FUNDO DO BAÚ" publica a revista Activa nr. 242 de Janeiro de 2011, p. 44:

"Os Beatles ainda nem tinham chegado aos tops, quando, em finais de 1960, a Valentim de Carvalho editava o EP 'Caloiros da Canção': no lado A, dois originais do talentoso Daniel Bacelar (seguríssima voz de apenas 17 anos!) e, no lado B, Os Conchas, que viriam a ser um dos mais populares grupos dos anos 60. São estes tesouros dos anos de génese do rock que aqui são recuperados (...). As músicas foram todas remasterizadas, o formato e capa originais foram mantidos e acrescentou-se um booklet cheio de fotos, textos e testemunhos dos músicos, capas de discos e flyers dignos de colecionista. Um projeto precioso e cheio de charme vintage, compilado por Luís Pinheiro de Almeida."

CMD