domingo, 29 de outubro de 2017

BARCELONA


 CD Polydor  837 277 – 2 (1988)

Barcelona - La Japonaise -The Fallen Priest – Ensueño - The Golden Boy - Guide Me Home - How Can I Go On - Overture Piccante

Quando os tempos eram outros, lembrou-se de pedir a um dos amigos, que já tinha ido a Barcelona, para lhe fazer o roteiro para uma viagem que nunca aconteceu, não acontecerá.

De Barcelona sabe o que lhe ensinou Manuel Vásquez Montalbán, e foi muito.

Copos ao alto em "O Prémio", e aquele voto simples, mas convicto - pela nossa juventude, por aquele tempo em que, cheios de inquietação, tivemos fé e desejo de vencer ou ainda «contra o Franco estávamos melhor Marga. Éramos uma sociedade civil com esqueleto crítico, estávamos contra, mas queríamos fervorosamente uma coisa: a democracia. Agora só sabemos que não podemos querer nada de tão importante como era acabar com a ditadura.

Lembra-se de no sábado, no meio dos tintos, ter dito ao dono do Kioske que não era admissível que um ilustre apreciador dos Beatles dissesse, vox populi, que o facebook matou o blogue.

Tem cinco netos, conta-lhes histórias, outras, mas nunca como esta.

O blogue dá trabalho, o facebook é como um despejar penicos.

Agora leu o titá-desabafo de que ele também não faz nada pelo blogue.

Que não seja por ele que o ié-ié-blogue não possa renascer das cinzas e parafraseando a frase batida do Geraldo Vandré, também, dirá: para que não digam que não falei de Barcelona.

Não tendo mais à mão, foi buscar este CD, do tempo em que os Jogos Olímpicos, por 1992, se realizaram em Barcelona - não em Madrid, companheiros!!!!

Tempos difíceis os que se vivem e em que deplora que a política seja tratada com os pés, em que Madrid use de intolerância e repressão como se fosse Franco a estar sentado em  Moncloa.

Barcelona

 Que os sonhos não desapareçam, tal como se ouve na canção.

Texto de Gin-Tonic

10 comentários:

ié-ié disse...

foi com júbito que assisti à resposta positiva do meu amigo Gin-Tonic ao repto para que colaborasse na ressurreição deste bloque moribundo!

e logo com este texto erudito e actual!

Obrigado!

Obrigado também a José Leite, dono do imprescindível "restos de colecção" que também me tem vindo a incentivar.

Vou empenhar-me em co-responder.

Mas, antes disso, ainda queria responder parcialmente ao Gin-Tonic. O resto fica para uma feijoada em casa dele, feita pelo irmão do Miguel (não, não me esqueço!).

Não considero que o feicebuque seja "penico". O feicebuque é, será, exactamente aquilo que nós queremos que seja. Encontrei amigos, há anos desaparecidos, fiz novos amigos, reforcei cumplicidades, organizei grupos de interesses que se têm vindo a encontrar, etc, etc.

é verdade que já tive algumas chatices (poucas), nada que uma conversa franca e leal não resolva.

Que fique assente: gosto muito do feicebuque, devo muito ao feicebuque (vejam lá, até na ajuda ao combate às chamas em Lafões!).

Mas volto a empenhar-me no blogue. Vamos ver...

Obrigado!

LPA

ié-ié disse...

tenho dois netos! como vivem no estrangeiro, não tenho oportunidade de lhes contar histórias...

toma!

LPA

CDA disse...

Mais!

ié-ié disse...

apoiado!

Gin-tonic disse...

Tem pouco a acrescentar.
A frase saiu-lhe com pouca clareza, não quis dizer que o «Facebook» é um penico, mas que o trabalho no blogue necessita de um outro tratamento enquanto que o «Facebook» tem uma ligeireza que de modo algum lhe agrada. Quando diz que não tem o dito cujo, leva sempre pelas trombas um indignado «O quê!?
Aquilo tem muito de infantil, navega por lá muita leviandade, muita ordinarice – também as há por outros sítios, é certo… – e já perdeu o pé para encontrar gente antiga que, entretanto, fugiu muito aos padrões com que os conheceu e porque aqueles de quem mesmo gosta nunca os perdeu, pode estar anos sem os ver, mas quando aparecem é como tivesse estado a beber uns copos na véspera.
A memória que tinha já vai perdendo lampejo mas, por mero acaso, - acreditem que foi mesmo por acaso – encontrou esta frase num texto que o dono do Kioske escreveu em 17 de Janeiro de 1998:
«Gostaria de dizer que o “blog” dá-me um gozo danado! Das coisas mais giras – e não só! – que a blogosfera tem.»

ié-ié disse...

a frase que, ao tempo, tinha todo o sentido, foi dita em 1998, mais de 10 anos antes de ter descoberto o feicebuque. daí que não possa ser citada fora do tempo.

LPA

Rato disse...

Neste particular estou de corpo e alma com o Gin-Tonic. Vamos todos ajudar à ressureição deste blogue e o Feice que se dane!

gps disse...

quanto à frase

"é verdade que já tive algumas chatices (poucas), nada que uma conversa franca e leal não resolva"

Espero que tenha conversas francas e leais com José Cid (pelo menos)

gps disse...

não leve a mal (certamente terá havido um mal entendido que espero que seja ultrapassado)

ié-ié disse...

duvido, o josé cid foi absolutamente indecente para comigo, mas já não lhe ligo.

LPA