sábado, 16 de maio de 2015

CALMAS SÃO AS IMAGENS


Os Chinchilas assinalaram hoje 50 anos de actividade com um concerto maior na Casa do Artista, em Lisboa.

A grande surpresa da noite foi a interpretação de "Calmas São As Imagens" (1968), uma das grandes canções pop portuguesas dos anos 60.

Terá sido a primeira vez que os Chinchilas tocaram a canção ao vivo, segundo confessou o próprio autor, Filipe Mendes.

"Porquê só agora?", interpelei o guitarrista no final. "O grupo não gosta muito da canção", respondeu.

Uma pena!

Trata-se da única canção que os Chinchilas compuseram e gravaram em português na década de 60.

No livro "Biografia do Ié-Ié", coloquei-a no Top 10 das melhores canções da época.

Os Chinchilas apresentaram-se em palco com a sua formação mais conhecida, Filipe Mendes (guitarra), Vítor Mamede (bateria), José Machado (teclas) e João Maló (baixo), mas nas quase duas horas de concerto, outros protagonistas foram sendo chamados.

Um deles, Alfredo Azinheira (baixo), elemento original, foi chamado precisamente para acompanhar "Calmas São As Imagens", outro, Vítor Alves, que foi vocalista numa ausência de Filipe Mendes, para cantar "Sunshine Of Your Love", dos Cream, e o tradicional "The House Of The Rising Sun".

Uma convidada, Maria Paulos, fez coros (como outrora fizeram Daphne Stock e Judy Brennan) e cantou (bem) a solo "You Can Make It", um gospel.

Como é habitual nos concertos dos Chinchilas, o grande espectáculo é a guitarra de Filipe Mendes (e a sua permanente boa disposição) que não se fez rogado e homenageou o seu mestre, Jimi Hendrix, com uma excelsa interpretação de "Stone Free".

Na verdade, o que se ouviu na Casa do Artista - e bem - não foi tanto uma recordação dos Chinchilas dos anos 60, com uma ou outra excepção, mas um concerto adulto baseado nos solos psicadélicos da guitarra de Filipe Mendes que até chamou ao palco a sua irmã Sílvia para uns coros.

José Machado também fez gosto à garganta em "Can't Get Enough Of It" (Bad Company) e João Maló em "Don't Let Me Be Misunderstood" (Animals) e "Gimme Some Loving" (Spencer Davis Group").

LPA

7 comentários:

Anónimo disse...

Grande concerto.
A convidada foi a Maria Paulos.

ié-ié disse...

Obrigado pela correcção.

LT

filhote disse...

Perdi... pena... e como eu gostava de ter visto a Sílvia no palco (grande amiga da minha mãe)!

Anónimo disse...

Daphne(de Aguiar), cançonetista que participou no Festival da Canção de 1971 com “Verde Pino” da autoria de Nuno Rodrigues, então seu marido, tinha no seu currículo o facto de ter feito “backing vocals” para os Chinchilas juntamente com Judy Brennan, sendo uma das vozes que embelezam essa bela canção “Calmas são as Imagens”, a qual ainda hoje se ouve com muito agrado talvez por estar à frente no tempo.

Calmas são as memórias também.

JR

ié-ié disse...

Se o dizes... OK, já corrigi, obrigado e abraço.

LT

Vanesteca disse...

A primeira edição dos Chinchilas começou nos anos de 63 / 64 , com a supervisão de Filipe Mendes. Os ensaios eram feitos em casa deste membro em São Domingos De Rana. Lembro-me de alguns elementos dessa altura , especialmente do viola baixo com a sua Eco, e de 2 ou três eventos sendo que o mais marcante foi numa sociedade recreativa do Estoril com casa cheia. Embora a partir de 65 os Chinchilas tenham evoluído, não só intrumentalmente como em aparelhagem, é preciso não esquecer as origens dos mesmos. Boa continuação Chinchilas é bom sempre relembrar as origens....

Vanesteca disse...

No artigo referem-se as origens do grupo Chinchilas. Correção o primeiro viola baixo dos Chinchilas foi Van Esteca , e nao José Alfredo ....nessa altura com 16 anos de idade....