segunda-feira, 8 de julho de 2013

O RICKY NELSON PORTUGUÊS


"Estúdio", nº 184, 05 de Dezembro de 1960

Estava sentado ao piano, martelando inistentemente as teclas à procura de melodia!

Por simples curiosidade, claro! O próprio Bacelar se confessa um leigo em tal matéria.


A viola, por exemplo, só a conheceu há três meses. Mas apesar dos seus fracos conhecimentos de música, algumas canções que interpreta são de sua autoria.


Daniel Bacelar é um rapaz sisudo, melancólico, difícil de penetrar nos seus pensamentos. Fala com cautela, compassadamente.


Pouco habituado ainda a estas andanças, todo o cuidado é pouco perante o jornalista que se lhe depara com as mais desconcertantes perguntas.

Não foi, pois, sem certa dificuldade, que consegui obter as respostas.


Mas o certo é que Daniel sabe o que quer.


- Sim, na verdade reconheço que o meu estilo é muito semelhante ao de Ricky Nelson. Acho até que isso me é favorável, pois considero-o o melhor intérprete que existe de "baladas" e "rocks".


- Não, não acredito na vida artística como meio para ganhar a vida. Há muitas dificuldades. E para lhe ser franco nunca pensei em ganhar dinheiro a cantar. Foi tuto uma questão de sorte e um pouco de curiosidade da minha parte.


- O meu sonho é, na realidade, tirar o curso de medicina. De forma alguma deixaria o curso para me dedicar ao canto.


- Sou contra os que pensam que o "rock" é nefasto para a juventude.


- Não tinha nem tenho ideias pré-concebidas àcerca da vida artística. Considero-a igual a qualquer outra actividade.


- É certo que o meio em que se vive não é propício ao artista. Por seu lado, o público não compreende o artista.


- O que mais desejo, por agora, é alcançar popularidade e cumprir muitos contratos... sem que me prejudiquem a vida de estudante.


- Não, não há uma juventude extraviada. Há simplesmente parvos, com pretensões a "teddy-boys". Os chamados macaquinhos de imitação!...


- Sim, tenho uns 3 ou quatro amigos.


- A minha vida é muito aborrecida e monótona. Estudo e, quando o tempo mo permite, oiço discos. É o meu passatempo favorito.


- Não sou exibicionista. Nem posso com meninos que cantam aos "gritinhos".

2 comentários:

gps disse...

A minha canção preferida do Daniel Barcelar continua a ser o "Marcianita".

Ainda há dias passou um tema na rádio, que era bastante inferior (na minha opinião) ao Marcianita

Caínhas disse...

O Daniel ainda hoje canta muito bem, e tem boa voz, fruto eventualmente de não a ter esforçado muito ao longo dos seus vetustos setenta anos. Está para lavar e durar, felizmente.
Canta coisas muito melhores que a malfadada Marcianita, que penso em ar de gozo aqui continuam a insistir. Embora respeite que por uma questão de gosto, as pessoas possam ter essa preferência, porque não?.