quarta-feira, 27 de outubro de 2010

VICKIE


COLUMBIA - 8 E006-40057 M - 1970

I (Who Have Nothing) - Try A Little Tenderness

João Carlos Callixto revelou no Facebook que a cantora sul-africana Vickie, que gravou em Portugal dois discos acompanhada pelo Conjunto Académico João Paulo, morreu em Junho último.

Não há mais informação disponível.

Victoria Mhlongo nasceu em Joanesburgo e tinha 64 anos. Fez parte de uma companhia denominada African Follies, onde terá substituído Miriam Makeba.

Em 1970, em Lourenço Marques, participou no espectáculo "João Paulo 70" no Teatro Gil Vicente, que repetiu em Lisboa, no Teatro Monumental.

4 comentários:

filhote disse...

Bela capa!

E promissor conteúdo... que tal?... enfim, este é daqueles malhetes que quero!

Cruz disse...

Os reis do yé yé também já falaram desta colaboração

http://osreisdoyeye.blogspot.com/search/label/VICKIE

onde se pode ler:

"A sua primeira actuação com o CONJUNTO JOÃO PAULO, foi na então Lourenço Marques (actual Maputo), inserida no espectáculo JOÃO PAULO 70.

Veio para Portugal com a banda e gravou 2 singles para a Valentim de carvalho. VICKIE era dona de uma grande voz, poderosa...com alma...

Não sei o que lhe aconteceu. No disco que o DUO OURO NEGRO gravou para a ORFEU, "Blackground", aparece lá o nome de VICKIE. Se é a mesma não sei..."

Cruz disse...

O bissaide respondeu

É a mesma, sim. Agora é conhecida como Busi Mhlongo:

http://cd.co.za/reviews/busi.htm

Anónimo disse...

Tenho uma Revista FLAMA de Julho 1972 que tem uma grande Reportem Texto e Fotos, do Espectáculo "BLACKGROUND" O UMBIGO DE IEMANJÁ. Em que alem do Duo Ouro Negro está a VICKY e tambem FERNANDO GIRÃO, na altura conhecido por VERY NICE, no total eram 18 elementos que faziam esse espectáculo.