segunda-feira, 13 de setembro de 2010

I FESTIVAL DA CANÇÃO PORTUGUESA


DECCA - P-DFE 6489

Vocês Sabem Lá (Jerónimo Bragança/Nóbrega e Sousa) - Saudades da Saudade (João Nobre) - Rua Sem Luz (António José/Nóbrega e Sousa) - Canção da Nazaré (João Nobre)

Este é o primeiro disco de Maria de Fátima Bravo que inclui "Vocês Sabem Lá", considerada por alguns a primeira canção moderna portuguesa.

A canção participou no I Festival da Canção Portuguesa que se realizou no dia 21 de Janeiro de 1958 no cinema Império, em Lisboa.

Ficou estabelecido que não haveria classificação, realizando-se o certame para a divulgação de autores e também de intérpretes consagrados.

O Festival da Canção Portuguesa foi uma realização do Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional, editado pelo Secretariado Nacional de Informação (SNI), em homenagem aos compositores nacionais.

"Vocês Sabem Lá" foi cantada em Portugal por Maria de Fátima Bravo, Simone de Oliveira, Tony de Matos, Maria José Valério, Trio Odemira, José Cid, Carlos Quintas, Rita Guerra, entre outros.

Houve também versões em Espanha (Nella Colombo), Itália (Nilla Pizzi, Bruno Rosttani e Sílvio Notto) e Estados Unidos (Joannie Thomas).

Fonte: "Nóbrega e Sousa", Nuno Gonçalo da Paula

4 comentários:

JC disse...

E é, diga-se sem preconceitos, uma grande canção.

filhote disse...

Sem dúvida, JC, do tempo em que também os publishers faziam o seu trabalho como deve ser.

Blogger disse...

Há referência no livro a outras versões ??

Googlando, encontrei no youtube a versão em italiano de "Degrau em Degrau", igualmente da autoria de Nobrega e Sousa, interpretada por Nilla Pizzi

http://www.youtube.com/watch?v=0ZwZ1CWmFDw

ié-ié disse...

Que eu tivesse visto, não há mais versões indicadas.

LT