quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FLIERS


ESTÚDIO - SIN 202 - 1969

Foi O Mar (Fliers/Sampaio Luz) - Pensando Em Ti (Fliers/José Luís Pires)

O conjunto teve a colaboração nesta gravação de Salette Aranda na flauta de Bisel.

"Foi O Mar" é um plágio descarado de "You're No Good", canção de Clint Ballard Jr tornada conhecida pelos Swinging Blue Jeans.

Radicados na zona Estoril/Cascais, os Fliers nasceram em 1965 com Júlio Ribeiro (voz e guitarra), Reinaldo Pereira Costa (viola baixo), José Luís Pires (viola solo), Fernando Catado (bateria) e Luís Filipe Santos (órgão).

Ensaiavam na famosa garagem de Michel, baterista do Quarteto 1111.

No dia 04 de Setembro de 1965 participaram na 2ª eliminatória do Concurso Yé-Yé do Teatro Monumental, em Lisboa, mas foram eliminados. A eliminatória foi ganha pelos Demónios Negros.

Em 1967, gravaram com Daniel Bacelar o último EP do Ricky Nelson português.

Reinaldo Costa contou a este blogue que os Fliers tiveram grandes dificuldades à época devido ao cabelo comprido que usavam.

Tínhamos os cabelos muito, muito grandes. As pessoas paravam para ver e metiam-se connosco. Os eléctricos também paravam com as pessoas "a mandar vir". No "Estribinho", em Cascais, cheguei a andar à pancada por causa do cabelo.

Num espectáculo nos Salesianos, as pessoas mandavam tostões para o ringue para cortarmos os cabelos. Ainda juntámos cento e tal escudos.

Sempre fomos um conjunto à parte.

No dias 16 de Julho de 1969 participaram no I Festival da Costa do Sol, também nos Salesianos. Os Musica Novarum foram os vencedores.

Ainda 1969, os Fliers gravaram o seu único disco em nome próprio, um single, cujo lado A, "Foi O Mar", estará incluído na colectânea "Caloiros da Canção" , segundo soube este blogue.

4 comentários:

Unknown disse...

uma fotografiazinha de Cascais, a caminho do coconots (ainda exixte? )

Jack Kerouac disse...

Numa das galas da AA60 realizadas no hipódromo de Cascais, apareceram uns Fliers de Cascais, não sei é se serão estes ou os outros. Mas o Daniel também abrilhantou essa gala, talvez ele possa esclarecer isso melhor.

Jorge Pinheiro disse...

E uma boa rentrée. Abraço.

Anónimo disse...

Dos Fliers só o Júlio Ribeiro é que ainda aparece com um grupo de amigos, que não foram Fliers.
Que importa, quem faz um filho fá-lo por gosto!