Morreu o dr. António Menano - o Menano (nome lendário que hoje pouco dirá aos das gerações novas, mas que foi dos mais celebrizados do seu tempo) que, quando estudante, cantava fados de Coimbra que nunca mais esqueceram, marcaram uma época ímpar na história da Academia e criaram uma escola e uma tradição com vários e brilhantes continuadores.
Médico e artista, o dr. António Paulo Menano nasceu em Fornos de Algodres a 05 de Abril de 1895, contando portanto 74 anos. Era casado com a srª D. Maria Henriqueta da Câmara Viterbo Menano, pai da srª D. Maria da Graça Menano Castello Branco, casada com o sr. D. Rui de Castello Branco (Pombeiro) e avô do sr. eng. Nuno Menano.
Cursou Medicina na Universidade de Coimbra, onde se formou em 1923. Clínico na sua terra natal, fixou-se depois em Moçambique, em Inhaminga e na cidade da Beira.
Mas foi como estudante que justamente se celebrizou como um dos mais extraordinários intérpretes do fado de Coimbra, seguramente um dos mais populares da sua geração. De voz timbrada e suave, servida por arte consumada, foi dos que melhor souberam, através dela, impôr os cânones clássicos da canção tradicional dos estudantes de Coimbra.
Gravou inúmeros discos que correram o Mundo e ainda hoje em Portugal são raridade preciosa.
Era condecorado com o grau de cavaleiro de Santiago.
O funeral realiza-se amanhã pelas 10 e 30 da igreja de S. João de Deus para o cemitério de Fornos de Algodres.
"Diário Popular", 11 de Setembro de 1969
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O médico e cantor de fados de Coimbra António Menano foi colega no curso de Medicina em Coimbra, dos meus avós Lúcio de Almeida e David Teixeira Dias.
Enviar um comentário