domingo, 4 de abril de 2010

BLUE VELVET


EPIC - EPC 650524 7

Blue Velvet – Blue On Blue

O singlezinho custou 410$00.

Já que na capa estampavam publicidade ao iogurte magro Danone, poderiam ter feito um desconto à rapaziada.

Mas não. Rapazes jeitosos que são, meteram tudo ao bolso.

Foi por estas e por outras, não apenas pelo champanhe, que a Greta Garbo, em “Niinotcka”, se converteu às delícias do capitalismo.

“Blue Velvet" é uma música que esse rapazinho genial que dá pelo nome de Davi Lynch incluiu no filme, com o mesmo nome, e com soberbas interpretações de Isabela Rossellini e Dennis Hopper.

O que definitivamente gosta nos filmes de Lynch é não perceber quase nada do que lá se passa e não fazer ideia nenhuma do que ele lhe quer dizer.

É o que não alcança que o atrai em David Lynch.

Colaboração de Gin-Tonic

27 comentários:

filhote disse...

Não esquecendo que outro momento alto do filme gira em torno da canção "In Dreams" (Roy Orbison)...

"Blue Velvet"? Perversão, maldade, amor e erotismo!

Karocha disse...

Isso mesmo filhote ;-)))

JC disse...

Gin-Tonic: contesto. O único em que não se percebe mesmo nada é "Lost Highway", o que não impede de eu ter gostado.
E concordo c/ o Filhote: o momento mais alto de "Blue velvet" é mesmo o "In Dreams" com o playback do "malvado" Dennis Hopper.

Karocha disse...

Dennis Hopper, grande filme e grande actor JC, infelizmente está em estado terminal.

filhote disse...

Não, JC, quem faz o playback de "In Dreams" é o decadente Ben (Dean Stockwell), anfitrião do "Slow Club".

Abs

Anónimo disse...

o David Lynch é um malabarista...
: )

ié-ié disse...

410$00?!?! Não foi demais?

LT

JC disse...

Tens razão, logo de seguida lembrei-me tinha dito asneira. Indesculpável, pois vi o filme umas 4 X. Como atenuante o facto do Hopper ser o personagem central da cena, que pede a música.

gin-tonic disse...

JC:
Tens todo o direito de contestar mas apenas ele sabe das suas limitações. Limitações que, repete, não o impedem de gostar à ufa de David Lynch.
Filhote: Tudo em "Blue Velvet" é de antologia. Trazer o siglezinho foi mero expediente para uma chapelada a Mr. David Lynch. Bem merece!
Caro Ié-Ié: É o que está na capa do single. Também poderá dar-se o caso de o preço estar ali por mera colagem disparatada e não corresponder ao preço verdadeiro.
Como tinha que começar o texto por qualquer lado, e sabe-se quanto os começos são dificeis, foi ali que se agarrou. Teria também que saber quando comprou o single e não conseguiu chegar a uma conclusão.

JT disse...

Nem uma referência a Bobby Vinton

Colocaria etiqueta "Banda Sonora" e "anos 50"

JT disse...

E "anúncios"

Rato disse...

David Lynch não é um contador de histórias por excelência, antes um exímio malabarista das imagens. E por vezes o Cinema é isso mesmo, uma atração inexplicável por certas imagens que se instalam bem fundo em nós.
Pessoalmente o filme que mais me fascinou foi sem dúvida o "Lost Highway", até hoje inultrapassável no universo lynchiano.

filhote disse...

Lynch não é um bom contador de histórias?!?

Então o que dizer das narrativas de "Dune", do próprio "Blue velvet", ou, acima de todos, "The Elephant Man"?

Aliás, "The Elephant Man" continua a ser o meu filme favorito de Lynch - dos que vi, claro.

gps disse...

"Dune" e "o Homem Elefante" são duas excepções na carreira de David Lynch

a) O Dune é baseado num livro
b) O Elephant man é uma biografia

Os meus filmes favoritos do DL são Blue Velvet e o Homem Elefante

Falta referir que os protagonistas do "Veludo Azul" eram o Kyle Mclachlan (que ainda deve andar nas Donas de Casa Desesperadas) e a Laura Dern (que é actualmente casada com o Ben Harper)

gps disse...

O Dune tem tantos personagens (e com nomes que nem lembram ao Diabo :() que me perdi ...

o Filme (uma encomenda do Dino de Laurentis) foi um grande "flop" mas tornou-se um filme de culto

Mudando de assunto, e por falar de Anthony Hopkins, alguém conhece um filme muito simples que se chama "A rua do Adeus" ?

JC disse...

Atenção, e a excepção "The Straight Story", a maior de todas? É uma delícia de filme, completamente fora das referências Lynchianas. E quanto a este não ser um contador de histórias, para além deste filme e dos outros já por aqui citados, em que medida "Mulholand Drive" não é uma história? Ou em que medida uma história tem de ser algo simples e linear? Como se conta um sonho ou uma fantasia?
Já agora, partilho o fascínio por "Lost Highway".

Karocha disse...

E já agora a série de televisão, mais a Laura palmer?

Quanto à Dern fez um filme notável com o cage, em que a mãe dela fazia um papelão.

M.Júlia disse...

GPS: "84 Charing Cross Road" de 1987 do realizador David Hugh Jones
Uma bela história de amizade. Um
filme bem simples mas que eu
considero mesmo muito bom.

Rato disse...

No meu comentário anterior pode ler-se: "David Lynch não é um contador de histórias por excelência". Isto significa que não lhe tiro o mérito nesse aspecto mas que não considero que seja o seu forte. Por exemplo, um Steven Spielberg é um realizador que nesse capítulo é muito mais exímio.

JC disse...

Steven Spielberg, Rato, é um dos meus ódios de estimação...

Karocha disse...

LoooLLLL JC é sempre a mesma trampa.
Embora tenha feita uma excelente série que passou no AXN, sobre a II guerra mundial.

filhote disse...

Sim, GPS, mas em matéria de protagonistas de "Blue Velvet" não podemos omitir a incontornável Isabella Rosselini...

ié-ié disse...

Em Belfast, em 97, num concerto dos U2 no meio de carros blindados, fui confundido com Spielberg - eh eh eh!

LT

JC disse...

A série é apenas co-produzida pelo Spielberg, Karocha.

Karocha disse...

Eu sei JC.

Rato disse...

Um "ódio de estimação" pelo Spielberg? Essa nunca pensei ouvir. Tem filmes fraquinhos, tem sim senhor, mas há outros que redimem tudo: "Duel", "Jaws", "Close Encounters", "Raiders", "Always", "Terminal"...

JC disse...

Desses todos, Rato,a série "Raiders" e "Duel" merecem atenção."Raiders" é mesmo divertido. "Jaws" e "Jurassic Park" são fancaria e o resto é fraquinho (ainda espero me expliquem o "it" á volta de "Close Encounters"). E quando se mete a querer ser sério ("The Color Purple" ou "Schindler's") é apenas insuportávelmente lamechas. Nem sequer vi "Always", mas "Empire of the Sun" acho estimável. "Munich" uma manifesto pró- Israel.É um cineasta mtº sobreavaliado.