Buscando O Horizonte - Teresa Paula Brito (António Leitão/Victor Marques Dinis, 6 pontos, 10º lugar) - Pareceu-nos uma composição convencional, mais na letra do que na música, que uma intérprete imatura diminuiu.
Flor Bailarina - Lilly Tchiumba (António Leitão/Maria Guiomar Garcia, 7 pontos, 9º lugar) - Uma canção na linha melódica de um gosto sentimentalista e piegas muito ao estilo Maria de Lourdes Resende. Vagas reminiscências orientais.
Sol Da Manhã - Valério Silva (Manuel Diamantino Viegas, 33 pontos, 3º lugar) - Escola António Calvário, música e letra convencionais, um romantismo que se esboroou contra as paredes de uma gesticulação apocalíptica.
Canção Para Um Poeta - Madalena Iglésias (Maria Amália Ortiz da Fonseca/Carlos Canelhas, 11 pontos, 6º lugar) - Uma melodia que se fixou no ouvido, servida, no entanto, por um "poema" convencional. Uma voz que se repete pelo artificial, quase falsete.
Sombra De Ninguém - Artur Garcia (António José/António Andrade, 11 pontos, 6º lugar) - Canção notavelmente bem defendida mas melodicamente comprometida com o convencionalismo a que nos vimos referindo. Letra sem conteúdo de emergência.
Tenho Amor Para Amar - Duo Ouro Negro (João Maria Tudela/Fernando Alvim, 29 pontos, 2º lugar) - Um nome que dispensa comentários. Uma canção fútil e monótona que a qualidade e a técnica dos intérpretes não venceu.
Cantiga - Fernando Tordo (José H Rodrigues Dias/José Firmino Magalhães Soares, 23 pontos, 5º lugar) - De certo modo, uma concorrente a "Desfolhada".
Vento Do Norte - Maria da Fé (Francisco Nicholson/António Braga Santos, 27 pontos, 4º lugar) - Uma cegada, uma mistura de fado com romaria.
Desfolhada - Simone de Oliveira (Ary dos Santos/Nuno Nazareth Fernandes - 94 pontos, 1º lugar) - É uma canção com fibra para vencer na grande final, é uma canção para arrebatar o prémio da Eurovisão. Vamos mais longe: a composição que Nuno Nazareth Fernandes e José Carlos Ary dos Santos escreveram - e que Simone interpretou à altura do seu talento (não grite, Simone, seja exigente na escolha dos compositores e de poetas, Simone, e, sobretudo, não dê entrevistas no tom arrogante habitual, tranquilize-se e apele para a humildade...) - é uma composição feita para vencer. Sigamos, pois, o cabotinismo de Ary dos Santos: "Desfolhada" venceu porque era a melhor!
Mário Dias Ramos, "Vida Mundial", nº 1551, 28 de Fevereiro de 1969
nota do editor: MDR esqueceu-se de "Os Fios Da Esperança" - Daniel (Fernando Vieira/Fernandi Poitier, 9 pontos, 8º lugar), embora tenha destacado a canção no corpo do artigo que "Daniel defendeu com sérias dificuldades".
Flor Bailarina - Lilly Tchiumba (António Leitão/Maria Guiomar Garcia, 7 pontos, 9º lugar) - Uma canção na linha melódica de um gosto sentimentalista e piegas muito ao estilo Maria de Lourdes Resende. Vagas reminiscências orientais.
Sol Da Manhã - Valério Silva (Manuel Diamantino Viegas, 33 pontos, 3º lugar) - Escola António Calvário, música e letra convencionais, um romantismo que se esboroou contra as paredes de uma gesticulação apocalíptica.
Canção Para Um Poeta - Madalena Iglésias (Maria Amália Ortiz da Fonseca/Carlos Canelhas, 11 pontos, 6º lugar) - Uma melodia que se fixou no ouvido, servida, no entanto, por um "poema" convencional. Uma voz que se repete pelo artificial, quase falsete.
Sombra De Ninguém - Artur Garcia (António José/António Andrade, 11 pontos, 6º lugar) - Canção notavelmente bem defendida mas melodicamente comprometida com o convencionalismo a que nos vimos referindo. Letra sem conteúdo de emergência.
Tenho Amor Para Amar - Duo Ouro Negro (João Maria Tudela/Fernando Alvim, 29 pontos, 2º lugar) - Um nome que dispensa comentários. Uma canção fútil e monótona que a qualidade e a técnica dos intérpretes não venceu.
Cantiga - Fernando Tordo (José H Rodrigues Dias/José Firmino Magalhães Soares, 23 pontos, 5º lugar) - De certo modo, uma concorrente a "Desfolhada".
Vento Do Norte - Maria da Fé (Francisco Nicholson/António Braga Santos, 27 pontos, 4º lugar) - Uma cegada, uma mistura de fado com romaria.
Desfolhada - Simone de Oliveira (Ary dos Santos/Nuno Nazareth Fernandes - 94 pontos, 1º lugar) - É uma canção com fibra para vencer na grande final, é uma canção para arrebatar o prémio da Eurovisão. Vamos mais longe: a composição que Nuno Nazareth Fernandes e José Carlos Ary dos Santos escreveram - e que Simone interpretou à altura do seu talento (não grite, Simone, seja exigente na escolha dos compositores e de poetas, Simone, e, sobretudo, não dê entrevistas no tom arrogante habitual, tranquilize-se e apele para a humildade...) - é uma composição feita para vencer. Sigamos, pois, o cabotinismo de Ary dos Santos: "Desfolhada" venceu porque era a melhor!
Mário Dias Ramos, "Vida Mundial", nº 1551, 28 de Fevereiro de 1969
nota do editor: MDR esqueceu-se de "Os Fios Da Esperança" - Daniel (Fernando Vieira/Fernandi Poitier, 9 pontos, 8º lugar), embora tenha destacado a canção no corpo do artigo que "Daniel defendeu com sérias dificuldades".
1 comentário:
1. "Fios da Esperança" era um tema bem interessante, mas um pouco desfazado do que era o "mood & tone" dominante no Festival. Sofreu por isso.
2. "Desfolhada" - arrisco dizer -, com um excelente poema, foi, na altura, e quanto a mim, um pouco sobreavaliada. Melhores canções por lá apareceram, em vários anos, e estou a lembrar-me (de cor) de "E Depois Do Adeus" ou "Cavalo À Solta".
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