terça-feira, 16 de agosto de 2011

HISTÓRIA MAIS INVENTADA DO QUE SECRETA


"Beatles - A História Secreta", Geoffrey Giuliano e Avalon Giuliano, tradução de Gonçalo Frota e Joana Almeida, Ulisseia, 2008, 318 págs., € 17

Comprado (14AGO08) na Dom Pepe, em Évora, por 17 Euros. Trata-se da tradução de "Revolver - The Secret History Of The Beatles" (2005), a cargo de Gonçalo Frota e Joana Almeida.

É sabido que Giuliano (aqui em co-autoria, com o filho, Avalon) é um autor, to say the least, controverso, por recorrer a fontes tão exclusivas que só ele as conhece...

Ainda só li os três primeiros capítulos (da formação da banda até 1965), mas já deu para perceber, por exemplo, que o homem insiste na tentativa de demonstração da homossexualidade de John Lennon (como se isso fosse um aspecto de suma relevância); desta vez, fala-se de uma relação que John terá mantido com um travesti, em Hamburgo.

Enfim... digno de referência no blogue apenas por ser uma publicação em português.

Estranha-se é que, com tanta obra excelente de temática beatle, a Ulisseia, numa colecção que apelida de "Afluentes da Memória", tenha optado pela tradução desta.

Colaboração de Paulo Tapadas

5 comentários:

Vicky Paes Martins disse...

Só fica ofendido quem quer, mas ñ deixa de ser incómodo, q este duo de "panáscas", queira fazer dinheiro,tentando,conspurcar, a memória de um dos maiores ícones da nossa época.Foram mal gastos, esses 17 €s.
PQP....os da ulisseia também,digo eu.

Anónimo disse...

Tem piada, a Dom Pepe, de uma filha de um amigo e camarada de armas - o Pape Duque Ferrão, natural da Azaruja....
Mário Pinheiro de Almeida

Camilo disse...

Vicky,
Há anos, também um "panásca" qualquer, escrevia que haveria homossexualidade entre eles e o seu empresário Brian Epstein.
Respondo como tu: "PêQuêPê"...
que, "traduzido à letra quer dizer:
PQP... (isso mesmo)...!

J G disse...

o gonçalo frota, é o jornalista do Sol, ex-blitz, e músico dos houdini blues?

ié-ié disse...

É capaz de ser, sim, afinal de contas Gonçalo Frota não é assim um nome tão vulgar quanto isso. Em todo o caso, não confirmei.

LT