terça-feira, 30 de agosto de 2011

ROTEIROS EM LAFÕES


Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul com informação vária, sobretudo turística, sobre o concelho, um dos três da região de Lafões. Os outros dois são Oliveira de Frades e Vouzela.

Na capa do livro, uma imagem da belíssima Aldeia da Pena.

Propõem-se diversos roteiros, Serras, Paisagens, Rural, Aldeias (Fujaco, Pena, Preguinho, Drave, Gourim, Arada, Coelheira, Candal, Salgueiro, Vilarinho, Manhouce, Sequeiro, Sernadinha), Arqueológico, Histórico, Cultural, Religioso, Quintas, Vinho de Lafões, Minas, Misto.

Restaurantes turísticos indicados:

- Adega Típica da Pena (Covas do Rio, Pena);

- Amigos de Covas do Monte (Covas do Rio, Covas do Monte);

- O Rochedo (Sul, Fujaco);

- O Salva Almas (Sul, Macieira);

- S. Tiago (Carvalhais);

- O Camponês (S. Pedro do Sul);

- S. José (S. Pedro do Sul).

Gastronomia regional

Sopas

sopa de castanhas à moda de Vouzela, sopa de feijão com couve à lafonense, sopa à moda da serra da Arada, sopa de caldo de feijões, sopa de feijão e cebola, papas de carreloiro, caldo verde.

Peixes

bacalhau à moda de Lafões, migas lagareiras à Lafões, bacalhau com broa, trutas do rio Teixeira recheadas com presunto, filetes de polvo com migas.

Carnes

almôndegas de lebre à moda de S. Pedro do Sul, arroz de frango à Lafões, arroz de pato à Lafões, cabrito estufado à serra da Arada, cabrito grelhado na brasa à Lafões, cabrito à Lafões, coelho bravo estufado à Lafões, coelho à bruxa da serra da Arada, rojões, ervilhas com presunto à moda de Vouzela, feijoada de Fataunços, rojões à moda de S. Pedro do Sul, vitela assada à Lafões, papas de sarrabulho, cozido, arroz de feijão, arroz de castanhas, arroz de carqueja, arroz de sanchas, escoada, puré de feijão, couves com feijão e carne de porco cozida, carolas, carrocho, açorda russa.

Doces

pastéis de Vouzela, bêbados de Vouzela, biscoitos de Lafões, bolo de abade de Fataunços, bolos de Sto António de Fataunços, caladinhos de Vouzela, compridinhos de Vouzela, fofos de Vouzela, folares de Fataunços, folar de S. Pedro do Sul (Ponte), folares de Vouzela, leite creme de Vouzela, pão de ló do Sul, pupias ligeiras de Fataunços, queijadinhas à Lafões, rabanadas, sopas secas, delícias, caçoilinhos do Vouga, bolo de noz e mel, lete creme, raivas de Fataunços.

4 comentários:

Anónimo disse...

que apetite!

Anónimo disse...

A doçaria é de ficar babado como o cão de Pavlov, melhor, como um cão raivoso, ou não fossem as Raivas de Fataunços.

Para quem disponha de um Apple como computador ainda pode dar uma trinca na maçã. Agora com um Pc vulgar de Lineu só pode dar com as queixadas no tampo da mesa, á falta das queijadas à Lafões.

Que raiva !

JR

PS: Atenção algarvios, a doçaria da região de Lafões pode relegar "Penina" "For the Benefit of Mr Bite".

Anónimo disse...

Segundo informação telefónica da Câmara Municipal, já está completamente esgotado (o livro, e passe o pleonasmo).

CMD

ié-ié disse...

é pena, porque o livro é interessante e com boas sugestões para o concelho.

LT