sexta-feira, 11 de março de 2016

NOVA BANDA DE COIMBRA


Sul - Fraco Olhar - Pressa - Fado Pago - Triste Coração - Certeza - Na Mágoa - Fado do Sonho - Escuro - Voltar - Talvez - Amanhã

Gravado no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, "Sul" é o segundo álbum de uma nova banda de Coimbra, Pensão Flor, formada por Vânia Couto (voz), Tiago Curado de Almeida (guitarra clássica, voz), Luís Pedro Madeira (piano, acordeão), Hugo Gamboias (guitarra portuguesa) e Ni Ferreirinha (baixo acústico).

Canções originais da banda que também as produziu.

Sobre este novo disco, escreveu António Pires que os Pensão Flor chegam ao seu segundo álbum, "Sul", com a renovada intenção de dar à música portuguesa novas, radiantes e inesperadas canções onde a música portuguesa de raiz - seja urbana como o fado de Lisboa ou de inspiração mais rural - encontra facilmente ecos noutras músicas.

Os Pensão Flor aglutinam músicos provenientes de bandas conhecidas da cidade, como GEFC, Brigada Victor Jara, WrayGunn ou Belle Chase Hotel.

6 comentários:

dmt disse...

o jornalista da RTP Manuel Alegre Portugal era guitarrista do grupo aquando do 1º lançamento http://coimbra.preguicamagazine.com/2014/05/26/5461/

dmt disse...

Assinou contrato com os 'fab four' e produziu e orquestrou quase todos os seus discos. "era um segundo pai para mim", escreveu Paulo McCartney. O 'quinto Beatle' faleceu esta semana. (in Newsletter Expresso Diário de 12/03/2016)

dmt disse...

O QUE EU ANDO A OUVIR
Tenho para mim que atravessar o Alentejo, de carro, rumo ao Algarve enquanto se ouve ora o álbum vermelho ora o álbum azul dos Beatles é das melhores viagens que se pode fazer.

Porém, desde as vésperas de Natal que já não é preciso levar para o automóvel as caixas com as quatro rodelas de CD que fizeram dessas duas colectâneas das mais famosas de sempre. Note: são duas coleções de canções que não marcaram apenas o seu tempo.

Ricardo Camacho, médico, produtor e teclista dos Sétima Legião dizia com graça que se podia adivinhar em cada cançoneta dos Oasis se ela vinha do álbum azul ou vermelho. Mas isso prova muito pouco sobre a validade dos Beatles, na minha modesta opinião.

A verdade é que a chegada dos Beatles aos serviços de streaming tornou obsoleta a trapalhada dos CD. Mas isso não muda nem um mílimetro a opinião que um dos meus primos mais velhos me impingiu desde o tempo das corridas de caricas: eles são o melhor grupo do mundo.

E eu não sou dos que divide os Beatles adolescentes do início dos Beatles sérios do fim. Ainda hoje, tanto gosto das cantigas com um minuto e tal ou dois minutos como o "Ticket to Ride" como do "A Day in the Life".

E tanto gosto da Marselhesa no "All You Need Is Love" como do "She Loves You". Gosto das rocalhadas inspiradas pelo Chuck Berry e gosto do psicadelismo. Até gosto do Paul McCartney quando se arma aos cucos e finge que é compositor de música clássica. Não gosto do "Obla Di Obla Da", nem do "Yesterday".

Mas gosto dos Beatles quando eram comerciais sem saberem. E dos Beatles que ninguém conhece e que o Luís Guerra meteu numa playlist no site novo da BLITZ, como é esta aqui, com trinta pérolas escondidas e que acaba com o "Revolution 9" num jeito arty de experimentação e que também tem o "Taxman" do George Harrison em modo lo-fi e baladas como "Julia".

Gosto de poder tudo isto sem ter. Isto é, ter acesso a todas as músicas (ou quase) que me apetecer de maneira legal e sem ter que pagar o que me custava os olhos da cara. Não gosto de ter o que não preciso.

Gosto que a indústria do disco, ou alguém por ela, tenha encontrado uma solução para uma recessão que durou 15 anos e que impediu que se apostasse em novo talento. Não gosto que queiram acabar com isso procurando voltar atrás.

Mas gosto muito que os Beatles, ou alguém por eles, tenha permitido que as suas canções estejam no Spotify, e na Apple Music e no Tidal e em todo o lado. Não gosto de quem se quer fazer passar por defensor dos artistas quando já tem uma conta bancária astronómica.

Gosto de poder estar cá e assistir a estas coisas todas.

Miguel Cadete, Expresso, 08/01/2016
http://expresso.sapo.pt/newsletters/expressomatinal/2016-01-08-Menos-impostos-menos-exames-mais-Marcelo-

dmt disse...

E dos Beatles que ninguém conhece e que o Luís Guerra meteu numa playlist no site novo da BLITZ, como é esta aqui, com trinta pérolas escondidas e que acaba com o "Revolution 9" num jeito arty de experimentação e que também tem o "Taxman" do George Harrison em modo lo-fi e baladas como "Julia".

http://blitz.sapo.pt/playlists/2016-01-07-O-outro-lado-dos-Beatles

Farto de ouvir “Let It Be” ou "Yesterday” na rádio? Aqui está uma playlist que evoca os Beatles “secretos” e que vai além dos êxitos de sempre. São 30 pérolas que vai sempre a tempo de (re)descobrir

ié-ié disse...

Duas coisas:

1ª - Os Beatles são 4. Essa coisa do "quinto Beatle" é treta!

2ª - Gosto dos Beatles desde os tempos dos gira-discos portáteis, mono, de som roufenho!

É tudo!

LT

dmt disse...

Na versão do site está bem mas na newsletter do Expresso tinha mesmo "Paulo McCartney" :)