quarta-feira, 1 de abril de 2015

CHINESES COMPRAM CABEÇO DAS ROLAS


O jardim do Cabeço das Rolas no Parque das Nações, em Lisboa, acaba de ser comprado por um Fundo chinês para ali instalar um hotel de negócios de 5 estrelas.

Da autoria do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, o Jardim fica no extremo sul do Parque, junto a um terreno que a EDP ali comprara para instalar a sua sede nacional.

A EDP viria a desistir do projecto (o terreno continua entaipado e ainda propriedade da China Three Gorges) e está a construir a sua sede na av. 24 de Julho.

Mas como os chineses não brincam em serviço e aproveitando o facto de o Cabeço das Rolas não estar ainda classificado, compraram o terreno para aí construir um hotel de grandes dimensões, diversificando assim a sua actividade em Portugal.

Simultâneamente, vão abrir o terreno contíguo, que ainda está entaipado, para usufruto universal, onde vai ser instalado um lago artificial e um quiosque para venda de jornais e revistas e consumo de bebidas e petiscos (Catarina Portas é uma das candidatas à concessão).

Segundo o projecto que aguarda aprovação na Câmara Municipal, o hotel compreende um complexo de duas torres do arquitecto germano-iraniano Hadi Teherani que simboliza um par a dançar (ver imagem).

Não são conhecidos muitos mais pormenores, nomeadamente o custo da operação e/ou o número de camas, mas sabe-se que o Fundo chinês – dada a proximidade do aeroporto – tenciona também criar ou patrocinar uma carreira directa de transportes de superfície, tipo vaivém, pelo que já entrou em negociações com a Carris.

5 comentários:

lk disse...

Para quem não é de Lisboa e náo conhece os meandros a notícia acaba por ter pouco impacto mas não deixa de ser um "furo". Quanto à ideia do "vaivém" já tinha sido sugerida pelo LF com resultados diferentes do pretendido.

tifia disse...

http://guedelhudos.blogspot.pt/2008/11/10-anos-de-parque-das-naes.html

Anónimo disse...

Mais 100 anos, se tanto, e isto é tudo China!!!

Anónimo disse...

Afirmar que os chineses compraram o cabeço das rolas é uma imbecilidade! O cabeço das rolas não é uma parcela urbana transaccionável e o autor destas linhas deveria sabê-lo. A parcela em causa, é denominada de 1.10 e foi constituída através da aprovação em DR do Plano de Urbanização da Z.I. da Exoi 98 e do Plano de Pormenor 1 da autoria do Sr. Prof. Arquitecto Tomás Taveira.
PCS

Caso queira confirmar algo que deveria saber:

Plano de Urbanização da Zona Expo
DR 162, I Série B, Portaria 640/94 de 15 de Julho de 1994
Regulamento


Plano de Pormenor 1 da Zona Central Expo
DR 265/95, I Série B, Portaria 1357/95 de 16 de Novembro de 1995 DR 303/99,
I Série B, Portaria 1130B/99 de 31 de Dezembro de 1999
Regulamento

ié-ié disse...

Ah! Ah! Este PCS caiu que nem um patinho!!!

Yes!!!

LT