quarta-feira, 1 de abril de 2015

BEATLES, O PIOR DE 1969


É nossa firme convicção, sem pretendermos fazer disso um axioma, que, para além da personalidade de um criador ou do conjunto da sua obra, há que saber distinguir, de per si, a validade de cada exemplo dessa actividade criadora, aplaudindo os que o merecem, denunciando aqueles que não passam de exploração aletória de uma popularidade conquistada embora a golpes de génio. Com efeito, só através duma atitude apreciativa livre e desinibida se poderá com relativa tranquilidade proceder à separação criteriosa do trigo e do joio.

Para a escolha da pior gravação do ano de 1969, de entre um número inquietante de produções perigosamente más (perigosamente pelo impacto fácil e imediato que obtém junto de espíritos pouco esclarecidos), foi nossa preocupação apenas considerar aquelas que, partindo de nomes com responsabilidades criadas e assentes em sólidos pilares de talento e seriedade, por esse mesmo facto se salientam e se revestem de maior gravidade.

E assim deparámos com uma que logo nos chocou pelo que representa de cabotinismo gratuito, de exploração malsã da enorme divulgação que o nome dos responsáveis necessariamente facilita.

À pobreza confrangedora duma melodia repetitiva no mau sentido justapôs-se uma lírica em que a ironia saudável e a crítica esclarecida cedem o lugar a uma manifestação negativa de abdicação, de derrota e de desencanto.

Esta atitude de fria maquinação, ao assumir um carácter de pedantismo inconsequente da parte de personalidades cujo mais autêntico valor residia na capacidade de criarem músicas e líricas acima de tudo belas e ricas de conteúdo, levou-nos a resistir ao apelo aliciante que, para esta escolha, representavam para nós gravações como “Dizzy”, de um Tommy Roe, “Sugar Sugar”, de uns Archies.

Desses, nada nos surpreende, porque nada deles se esperava.

Não é esse o caso dos Beatles.

Justifica-se assim a escolha de “The Ballad Of John And Yoko” como a pior gravação de 1969.

Em Órbita, 1969 (cortesia de Vítor Soares)

1 comentário:

Rato disse...

Um dos melhores singles dos Beatles!