segunda-feira, 30 de março de 2015

GRACIAS A LA VIDA


AM RECORDS  - SP 3614

Lado Uno

Gracias A La Vida – Llego Com Tres Heridas – La Llorona – El Preso Numero Nueve – Guantanamera – Te Recuerdo Amanda – Dida

Lado Dos

Cucurrucucu Paloma – Paso Rio – El Rossinyol – De Colores – Las Madres Cansadas – No Nos Moveran – Esquinazo Del Guerrillero

Por motivos diversos há pessoas que se tornam lendárias.

Serão mesmo?

Aqui encaixa Joan Baez que, mais uma vez, vem a Portugal para dois concertos, 31 de Março, 1 de Abril, Coliseus Porto e Lisboa.

Todos nos apaixonámos por uma professora de Inglês e ele, durante um bom pedaço de tempo, teve um arrepio joanbaezano.

Durou o que tinha para durar, tempinho bom, mas, mais tarde, o desmancha-prazeres do Country Joe McDonald, dizia-lhe, assim como não quer a coisa, talvez com a sua dosezita de exagero – andou desvairado à procura do recorte, não encontrou - que a moça agarrara farrapos de reaccionarismo.

Ele tem sempre cuidado com estas afirmações, dá-lhe o devido desconto porque, por vezes, escondem histórias que a nossa vã filosofia desconhece.

Hoje, que está cada vez mais surdo, tem a leve, não tão leve quanto isso, sensação que Joan Baez canta tudo da mesma maneira.

Mas tem uma certa ternura por este vaguear, qual voo de pássaro, de Joan Baez pela América Latina, ano de 1974 de inolvidável memória neste país, unidos en la huelga, no nos moverán, unidos en la huelga, no nos moverán, como um arbol junto al rio no nos moverán e dedicado ao pai que lhe deu um apelido latino e todo o optimismo que alardeia.

Tem a mesma ternura com a Linda Rondstadt quando fez uma incursão pelas "Canciones de Mi Padre",  - onde param os vinis?, só encontra os CDs - e a surdez crónica dá-lhe para dizer que Linda, nestas border’songs, é mais genuína, mais convincente que Baez.

Não gostaria de sair sem deixar, se bem que não tenha nada a ver com a vida de cada um, uma bicada a Mr. Zimmerman:

No filme de Scorcese, «No Direction Home»,  Joan Baez fala de Dylan, com carinho, um olhar cúmplice, camarada, enquanto ele, sobre Baez,  só lhe falta largar um não conhece.

Feitios.

Colaboração de Gin-Tonic

1 comentário:

Rato disse...

Esta album da JB continua muito apelativo