domingo, 7 de dezembro de 2014

MORREU FERNANDO MACHADO SOARES


O cantor e compositor de música de Coimbra Fernando Machado Soares morreu hoje aos 84 anos.

Fernando Machado Soares é o autor de uma das canções mais conhecidas do repertório da música portuguesa associada a Coimbra, intitulada "A Balada da Despedida" e que inclui o verso "Coimbra tem mais encanto/na hora da despedida".

Nascido em São Roque do Pico em 1930, Fernando Machado Soares licenciou-se em Direito na década de 1950 em Coimbra, cidade na qual partilhou um percurso artístico ao lado de nomes como Luís Goes, José Afonso, Fernando Rolim e Florêncio de Carvalho.

Cantor, compositor e poeta - e também magistrado -, Fernando Machado Soares gravou em 1957 "Coimbra Quintet", um disco apontado como um dos mais marcantes na história da canção coimbrã, gravado em Madrid e que contou com a participação de António Portugal e Jorge Godinho (guitarra), Manuel Pepe e Levy Baptista (viola).

Machado Soares deu um contributo importante na criação das condições da transição do fado clássico para as baladas e para as trovas, que as vozes de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira vieram a imortalizar, lê-se na biografia no Portal do Fado, na internet.

Fernando Machado Soares, que foi juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, recebeu em 2006 o Prémio Tributo Amália Rodrigues «pela excelência da carreira artística e dedicação aos outros».

Fonte: Agência Lusa

Grande cantor, grande compositor, um dos maiores da "geração de ouro", onde Fernando Machado Soares tinha como companheiros o Luiz Goes, Sutil Roque, Fernando Rolim e José Afonso. 

Relembro aqui que o disco mais célebre do Fado de Coimbra, "Quinteto de Coimbra" da Philips, gravado pelo Luiz Goes, estava preparado para ser gravado pelo Fernando Machado Soares que, à última hora, não pode ir , tendo sido substituído pelo Goes.


Depoimento de Rui Pato no Facebook

2 comentários:

gps disse...

RIP

Falta etiqueta "Fado" ou "Fado de coimbra" ou "Canção de Coimbra"

ié-ié disse...

basta Coimbra... e está tudo dito!

LT