quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CINEMA ALVALADE


Da autoria dos arquitectos Filipe Figueiredo e Lima Franco, o cinema Alvalade, em Lisboa, com capacidade para 1.580 pessoas, foi inaugurado no dia 08 de Dezembro de 1953 com o filme brasileiro "O Cangaceiro", de Lima Barreto (obrigado, Rato).

Em 2009, deu lugar à Hollywood Residence.

No início dos anos 70, o cinema acolheu concertos de rock nomeadamente uma "actuação histórica", segundo a revista Blitz, dos alemães Embrugo.

No espaço, vi um grupo soviético, Séc. XX, no dia 23 de Janeiro de 1988 e os Sigue Sigue Spotnick no dia 08 de Julho de 1989.

4 comentários:

Rato disse...

Localizado no nº 100 da Av. de Roma (esquina com a Rua Luís Augusto Palmeirim), foi inaugurado no dia 8 de Dezembro de 1953 com o filme brasileiro de Lima Barreto, "O Cangaceiro", sessão a que esteve presente o embaixador do Brasil em Portugal. Como muitas outras salas aparecidas durante a década de 50, o Alvalade era enorme, com capacidade para 1262 espectadores, distribuídos por uma plateia e dois balcões. Lembro-me de ver por lá "O Maior Circo do Mundo" de Joseph Newman, "A Fera Adormecida" de Joseph Losey, "Os Três Mosqueteiros" de Richard Lester, "Friends" de Lewis Gilbert ou "A Fúria do Dragão" de Bruce Lee.

Encerrado em 1985, foi arrendado pela famigerada IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, até ao ano 2000. Depois de três anos votado ao abandono, foi iniciada a sua demolição em 2003. No seu lugar viria a ser erguido um edifício de oito pisos destinado a habitação ("Hollywood Residence"), escritórios e uma zona de lazer onde existem 4 mini-salas de cinema (o "Cinema City Classic Alvalade", com capacidade total de 389 espectadores), um café-bar, lojas e estacionamento automóvel. Felizmente foi preservado o enorme painel original, da autoria de Estrela Faria. A abertura deste espaço ocorreu a 22 de Janeiro de 2009.

ié-ié disse...

Precioso, Rato, obrigado!

Só tenho uma dúvida quanto à lotação: a minha fonte é "Os Cinemas de Lisboa", de Margarida Acciaiuoli.

LT

Anónimo disse...

Já agora, tem mais a ver com o blog, foi lá que passou o Concerto para Bangladesh (pelo menos foi lá que o vi...), organizado pelo George Harrison.
carlos

ié-ié disse...

Obrigado, Carlos, boa achega!

LT