sábado, 17 de maio de 2014

"GRÂNDOLA" FAZ HOJE 50 ANOS!


A canção que serviu de senha para o avanço dos militares na Revolução do 25 de Abril (a celebrar também 40 anos) e que tem percorrido mundo como hino à resistência, nasceu em 1964, faz hoje 50 anos, em jeito de homenagem e oferta à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, onde Zeca Afonso fora cantar baladas e canções de Coimbra no dia 17 de Maio daquele ano, acompanhado por Rui Pato, na segunda parte de um espectáculo que abriu com a actuação de Carlos Paredes com Variações À Guitarra e onde fora recebido de uma forma que nunca mais esqueceu.

A Fraternidade Operária Grandolense já estava, então, marcada pela PIDE e Zeca ficou extremamente impressionado com a recepção que teve e com o ambiente de resistência ao fascismo e de trabalho em colectivo que ali de vivia.

De tal forma que no próprio dia do concerto começa a esboçar uma canção de reconhecimento e homenagem. Três dias depois faz a oferta à sociedade da letra da canção "Grândola Vila Morena", escrita à mão numa folha de papel almaço que, entretanto, desapareceu.

"A "Grândola" foi estreada em Abril de 1971 em Santiago de Compostela num espectáculo organizado pelos estudantes da Faculdade de Economia, em que estava, para além do Zeca, o Adriano, o Fanhais, eu, não sei se o Manuel Freire e, penso que o Rui Mingas também, contou à Autores, José Jorge Letria.

Segundo este seu companheiro de canções de intervenção e presidente da SPA, Zeca Afonso levou oito anos para estrear a canção e só nesse mesmo ano de 1971 é que a grava.

Arnaldo Trindade, o fundador da editora Orfeu e conhecido editor discográfico das décadas de 1960, 1970 e 1980 com apostas na "música" de tema, recordo a gravação do álbum "Cantigas do Maio", de José Afonso, do qual faz parte a "Grândola" que ainda hoje considera o "melhor disco português de sempre", produzido no estúdio Château d´Hérouville, em França.

É no Natal de 1971 que "Cantigas do Maio" cai no sapatinho dos Portugueses. Este álbum, com todas as asuas canções, é um ponto altíssimo na carreira do cantor.

in "Autores", nº 40, Janeiro/Março de 2014

Sem comentários: