terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MORREU PETE SEEGER


Morreu Pete Seeger, tinha 94 anos.

Considerado uma das principais figuras do folk e activista dos direitos cívicos, Pete Seeger morreu segunda-feira, dia 27 de Janeiro de 2014, no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, onde estava internado há uma semana.

A morte foi atribuída a causas naturais.

Cantou para o movimento de defesa dos direitos civis nos Estados Unidos e contra a guerra do Vietname, apoiou a luta pelo ambiente, protestou contra campanhas belicistas e actuou no Memorial Lincoln no concerto inaugural do primeiro mandato de Barack Obama.

Foi ainda mentor de muitos outros que se evidenciaram no folk como Bob Dylan.

Os 90 anos de Pete Seeger foram celebrados no Madison Square Garden, em Nova Iorque, com um concerto em que Bruce Springsteen o apresentou como um arquivo vivo da música americana e da sua consciência, um testemunho do poder da música e da cultura.

Pete Seeger cantou em Lisboa no dia 02 de Dezembro de 1983.

Desse concerto ficou um registo em disco.

Biografia de Pete Seeger aqui.

À Agência Lusa, disse Ruben de Carvalho que foi um dos responsáveis pela vinda a Lisboa de Pete Seeger:

Fizémos várias tentativas para trazer o Pete Seegera Portugal e conseguimos depois de lhe ter escrito uma carta. Criámos uma comissão, com João Paulo Guerra, José Jorge Letria, Daniel Ricardo e o Sérgio Godinho, disse o antigo jornalista e membro do Comité Central do PCP. 

Responsável pelo ciclo "Hootenanny", de blues e folk, na Culturgest, afirmou ainda que na altura do concerto conseguiu convencer Pete Seeger a não actuar sozinho em palco, tendo contado com as participações de Júlio Pereira, Zé da Ponte e Guilherme Inês.

Houve ainda uma projeção de "slides" com as letras das canções numa tela com imagens criadas pelo artista plástico Rogério Ribeiro.

Não tínhamos pensado em gravar o concerto, mas o ambiente era tão simpático que se conseguiu reunir condições para isso, disse.

Por essa razão, pela adesão do público - que Pete Seeger iria recordar noutras ocasiões - Ruben de Carvalho tem na lembrança uma coisa verdadeiramente memorável. Foi uma coisa gloriosa.

Ruben de Carvalho admitiu ser um enorme fã da família Seeger (já cá trouxe o irmão Mike Seeger e o sobrinho Anthony Seeger), descrevendo Pete Seeger como um exemplo de firmeza ideológica, um nome fundamental de toda uma geração que fez parte da folk.

Juntamente com Woody Guthrie, Pete Seeger foi um dos responsáveis pela divulgação da música folk norte-americana, assinando canções como "Where Have All The Flowers Gone?", "If I Had A Hammer (The Hammer Song") e "Turn, Turn, Turn", e interpretando temas como "We Shall Overcome".

Tocador de guitarra, ukulele e banjo (instrumento no qual tinha gravada a frase "esta máquina cerca o ódio e força-o à rendição"), Peter Seeger participou em 2009 no concerto de celebração da eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, interpretando, ao lado de Bruce Springsteen e do neto Tao Rodríguez-Seeger, a canção "This Land Is Your Land", de Woody Guthrie.

Os 90 anos do músico foram celebrados no Madison Square Garden, em Nova Iorque, com um concerto em que Bruce Springsteen o apresentou como um arquivo vivo da música americana e da sua consciência, um testemunho do poder da música e da cultura.

Fonte: Agência Lusa

1 comentário:

filhote disse...

Enorme, seminal... RIP