sexta-feira, 22 de março de 2013

ESTÚDIOS VALENTIM DE CARVALHO


Imagem actual do sofá-ícone dos Estúdios Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, onde centenas de músicos relaxaram antes ou depois das gravações, como, por exemplo, o Conjunto Académico João Paulo.

Os estúdios, obra do arquitecto Calvet de Magalhães, foram inaugurados em Janeiro de 1963 - estão também a fazer 50 anos - e, pelo menos, um deles, dos estúdios, é uma cópia fiel de Abbey Road.

O meu tio Rui estagiou em Abbey Road (na altura chamava-se EMI Studios), onde fez grandes amizades. Quando quis fazer o de Paço de Arcos, a EMI forneceu-lhe as plantas de Abbey Road e tudo foi construído igual, disse a este blogue Francisco Valentim, actual presidente dos estúdios.

Além do mais, o equipamento que ia ficando obsoleto era enviado para aqui para Paço de Arcos. Ainda temos um ou outro gravador analógico onde os Beatles gravaram, explicou.

2 comentários:

Anónimo disse...

o pessoal da emi era notoriamente mão fechada na hora de atualizar equipamentos.
paul mccartney falou em uma entrevista que quando finalmente compraram gravadores de 8 canais, se esqueceram de comprar os cabos para ligar os equipamentos.
no brasil no final dos anos 60 início dos 70 quando o padrão da indústria musical por aqui eram gravadores de 3 ou 4 canais, eles utilizavam o mesmo equipamento de dois canais trazido em 56. não sei como gravavam em stereo discos como o clube da esquina 1 do milton naquele equipamento.
os novos estúdios foram inaugurados em 73 com a presença do príncipe charles, com equipamento de 8 canais que dizem foi utilizado pelos beatles em abbey road. (isto coincide com a mudança lá dos equipamentos de 8 para 16 canais).
alguns anos depois viria um segundo estúdio de 24 canais.
fico imaginando a felicidade dos engenheiros e técnicos quando finalmente tiveram um equipamento decente para trabalhar, sem ter que tirar leite de pedra.
de fato os discos da odeon do final da década de 70 início de 80 por ex. o gerais e clube da esquina 2 do milton para citar apenas dois, são na minha opinião as melhores gravações feitas no brasil naquela época.

filhote disse...

Um dos estúdios era cópia fiel do Estúdio 2 de Abbey Road.

A fábrica de discos, no edifício ao lado, era um mundo de sonho. Pelo menos, para mim.

E também relaxei nesse sofá...