segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CINEMA MONUMENTAL


"Excalibur", de John Boorman, com Nigel Terry, Helen Mirren e Nicholas Clay, estreou-se a 29 de Outubro de 1981, faz hoje 31 anos.

Cortesia de Teresa Lage

7 comentários:

filhote disse...

Fui ver várias vezes! Ao Monumental, claro!

JC disse...

Filhote: eu, que até gosto de Boorman, principalmente de "Fim de Semana Alucinante", achei uma seca. Não revi. Pode ser que seja daqueles filmes que, se rever, possa vir a mudar de opinião. Admito-o.

Luis Magalhães Pereira disse...


Grande Filme! Fotografia fabulosa!

Luis Magalhães Pereira disse...



Um realizador absolutamente original e que escreveu argumentos originais para muitos dos seus filmes!

O desconcertante ZARDOZ, e o violentíssimo DELIVERANCE são imperdiveis!

JC disse...

"Deliverance" ("Fim de Semana Alucinante"), sim, é imperdível. Tentarei rever "Excalibur" p/ ver se mudo de opinião. Há filmes em que tal me acontece.

filhote disse...

Também vi "Deliverance"... mais tarde, no Nimas... extraordinário!

JC: não revejo "Excalibur" desde a época em que estreou - em que o vi repetidas vezes.Ou seja, não posso ter uma opinião amadurecida sobre o filme... eu era adolescente... mas que me marcou profundamente, marcou!

Anónimo disse...

O filme deve ser um "must" sobretudo para britânicos conhecedores e "fans" das lendas do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda da mesma maneira que adoram o Liverpool, Manchester e Arsenal, igualmente uma devoção tribal.

Mas aquela cena musical do enigmático miúdo do banjo em desafio e acompanhamento à viola de um dos forasteiros, sem falar numa desesperada odisseia de sobrevivência no rio em fuga a uma autêntica caça ao homem, tornam "Deliverance" um filme inesquecível e bem mais universal, o que nenhuma lendária "excalibur", ainda que bem afiada, pode decepar.

JR