quinta-feira, 31 de maio de 2012

O 1º TOP PORTUGUÊS DE DISCOS


Salvo opinião em contrário, este terá sido o primeiro top português de discos, baseado não em vendas, mas em votação popular, estilo concurso.

"Hit Parade - Estúdio" foi o título escolhido.

Foi organizado por Carlos Ricardo na revista "Estúdio" no dia 05 de Março de 1959, há 53 anos!

O top era quinzenal e para a sua votação, o crítico de música da revista colocava à consideração uma série de gravações. O leitor escolhia três.

A partir deste número - escrevia a revista dedicada ao cinema, mas com páginas reservadas à música - "No Mundo do Disco" apresentará, quinzenalmente, um concurso que, decerto, irá conquistar todos os nossos leitores, pois além de constituir um bom motivo de competição entre as canções mais apreciadas durante a quinzena, ainda oferece alguns prémios valiosos. 

O podium deste primeiro top foi o seguinte:

01 - Uma Mão Cheia De Sol - Quarteto Renato Bery e cançonetistas Rio e Lya Mion (Telefunken)

02 - Cabecita No Ombro - Gregório Barrios (Parlophone)

03 - King Creole e As Long As I Have You - Elvis Presley (RCA)

Este top tinha expressão radiofónica:

Na Rádio Peninsular, todos os sábados cerca das 15 horas e 30 minutos, a revista Estúdio de colaboração com o programa "Passatempo Para Jovens" apresenta uma rubrica musical dedicada ao novo concurso "Hit Parade - Estúdio".

A partir de 1960, este top passou a designar-se "Os Mais Populares do Disco".

Quanto ao primeiro top de vendas, o primeiro terá sido, por inquérito, publicado no suplemento "A Mosca", do "Diário de Lisboa" no dia 12 de Abril de 1969 com o título "Bolsa do Disco".

12 comentários:

Jack Kerouac disse...

"Passatempo para Jovens" era gravado no Cinema Restelo, ou pelo menos foi algumas vezes, onde se apresentaram, entre outros, Os Conchas.

Anónimo disse...

mais uma prova de que se ouvia o Elvis Presley em Portugal e que não era proibido como alguns por aí dizem

ié-ié disse...

Nunca ouvi essa de o Elvis ter sido proibido em Portugal. É uma novidade para mim!

LT

Abel Rosa disse...

O Elvis proibido????? essa merece música. Mas não tinhamos democracia, isso garanto!

Anónimo disse...

O Elvis era mesmo proibido.

As "Suspicious Minds" da PIDE chegaram a encarcerar o cantor, tendo sido tratado como um "Hound Dog", levando o inconsolável a um "Surrender", pelo que passaria a entoar canções de protesto como a revolucionária "Jailhouse Rock".

O regime, cedendo a grandes pressões, acabaria por o colocar em prisão domiciliária no "Heartbreak Hotel" embora "Lonesome Tonight".

Porém, tudo acabaria num acordo com as autoridades,face à promessa deste de "A Little Less Conversation" o que lhe permitiria finalmente embarcar para Las Vegas.

( Ainda no "Hertbreak Hotel", logrou seduzir uma criada de quarto, ao segredar-lhe ao ouvido "Love Me Tender", "It's Now or Never", por alguma coisa lhe chamam Elvis the Pelvis ),

JR

Anónimo disse...

segundo alguns ditos entendidos o elvis presley foi proibido em portugal, razao pela qual os seus discos nao foram editados na altura mas tardiamente, algures na decada 60. eles dizem que o rock n roll era mal visto pelo regime mas tambem nao me lembro de tal coisa

ié-ié disse...

gostava de saber que "ditos entendidos" são esses...

LT

trie disse...

Parece-me que o nome é Carlos Ricardo.

googlando encontrei umas pequenas referências sobre a revista

+"revsta estúdio"+"domingos mascarenhas"

trie disse...

Pela leitura dos recortes apresentados percebe-se que a lista de 1963 ia no seu 4º ano por isso esta é a inicial e assim não se voltou a referir a anterior.

http://lojadeesquina.blogspot.pt/2007/10/imprensa-de-msica-em-portugal.html

Jack Kerouac disse...

Isso do Elvis não faz muito sentido...os filmes dele passavam nos cinemas em Portugal nos anos 50, que proibição seria essa ?

JT disse...

deveria haver uma etiqueta específica para esta evolução dos tops e afins

Karocha disse...

LoooLLL JR.

Notável!!!