quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

LEÓNIA MENDES


ALVORADA - MEP 60229

Ai Tadeu - Uma Saloia Em Paris - Maria Zaragateira - Oh Manel Dá Palha À Burra

7 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

isto é de quando?

ié-ié disse...

Isso gostava eu de saber. O disco não tem data, mas julgo que deve ser dos anos 60.

Já agora, sabes por que a esmagadora maioria dos discos portugueses não tinha data na altura?

Para não ficarem desactualizados... ah! ah!

LT

Fernando Correia de Oliveira disse...

a capa é um verdadeiro achado - de quem será? tem laivos de realismo socialista, tipo ", no kolkhoz, o herói morre e a heroína casa com o tractor"

JC disse...

diria que tb remete para aquelas ilustrações de Milly Possoz do Livro da 2ª Classe, embora estas últimas tenham outra astatura artística. Os bons espíritos...

ié-ié disse...

Também gostava de saber a autoria da capa, mas os discos portugueses têm pouca informação. Diz apenas que foi feita no Porto pela Litografia Artistas Reunidos. E tem uma outra indicação: Cristalfan - aplicado por Rádio Triunfo, LDA, Porto - não sei o que quer dizer...

LR

Dr. Bell Otus disse...

Bonita capa,

A propósito do Cristalfan, encontrei um artigo interessante da Alvorada :

"cerca do MEP 60 060 as capas passam a ter um acabamento brilhante dado pela aplicação de uma folha plástica (espécie de celofane) sobre o cartão já impresso. Inicialmente o acabamento era aplicado na frente e prolongava-se sobre o verso de forma variável, chegando a cobri-lo na totalidade.. Tinha brilho e aspecto variáveis, mas antes do MEP 60 100 estava estabilizado um processo que dava às capas um alto brilho (as folhas plásticas eram identificadas como "cristalfan") e que, para reduzir os custos, era aplicada apenas na frente, dobrando para o verso e terminando numa "costura" a cerca de 0,5 cm da lombada."

Sacado daqui http://www.historia.com.pt/vinyl/Alvorada/textos/Etiqueta.htm


Cpts

João Pedro disse...

O disco, com elevado grau de probabilidade, é de 1960. Relativamente à autoria da capa, a mesma poderia ser com grande probabilidade de um tal de Dário, que desenhou muitas capas para esta editora. No entanto, penso que seguindo a linha das capas Alvorada, quando desenhadas, a mesma seria de quem assinasse a obra na própria capa do disco numa das margens da capa. Se repararem, do lado direito, por cima do ombro da Léonia, aparece o nome de Eduardo Lemos 60, o que me inclina para ser ele o autor, visto que o disco deve ser de 1960.
Na minha opnião, ainda mais interessante do que a capa, sºao mesmo as 4 musiquinhas, que são fantásticamente interpretadas pela voz de uma grande intérprete de canções ( ainda que fosse uma actriz, nunca seguindo carreira de cantora/ cançonetista).