sexta-feira, 7 de junho de 2019

JÁ SAIU!


Luís Pinheiro de Almeida nasceu e viveu em Coimbra até aos 17 anos. Foi aí que, em 1963, ouviu pela primeira vez os Beatles e partilhou a sua nova paixão com os amigos do Bairro e do Liceu.

Em 1965, quando veio viver para Lisboa, descobriu um novo mundo que passou a relatar, quase diariamente, aos seus amigos de Coimbra.

As cartas que escrevia para o amigo Jó (Jorge Carvalho, falecido em 2017), na altura vocalista do grupo Protões, com o registo do que acontecia em Lisboa sobre discos, rádio, cinema, bailes, jornais, concertos, vivências, tudo, ajudaram, segundo Jó, a encurtar a distancia entre Coimbra - uma cidade onde não existia informação e o Mundo.

Outro amigo de Coimbra, Rui Mesquita Branco, conta que quando recebia as cartas do Luís, o Jó convocava os amigos para sua casa e as novidades eram "devoradas linha a linha" por todos.

Agora, é graças a Jó que guardou essas cartas durante 50 anos que podemos descobrir como era, nos anos 60, o dia a dia de um miúdo de 17 anos ....fã dos Beatles, em Lisboa.

As cartas reunidas neste livro são um verdadeiro documento porque nos falam, na linguagem da época, dos discos, dos tops, dos programas de rádio, dos filmes, dos namoros, das férias de um teenager português numa época muito diferente da de hoje.

"Luís Pinheiro de Almeida Com os Beatles - "Caro Jó" (com prefácio do colega de Faculdade do Luís - Marcelo Rebelo de Sousa) à venda na Feira do Livro no stand da Sistema Solar (D 16).

Texto de Teresa Lage

7 comentários:

José disse...

Muito bem. Ontem escaqueirei-me a rir com o episódio da aposta dos 50 paus, com o tio, por causa da peça de porcelana...ahahahah. E o modo como o caso é descrito é de rir, também.

Parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelo valor do livrinho. Houvesse muitos como este!

ié-ié disse...

obrigado, companheiro, és um amigão!

LPA

chbg disse...

Os textos estão tal e qual a redacção inicial? Existe algum glossário? Qual é o nº de páginas :) Há muito que o blog merecia uma etiqueta de tipo enigmático (tipo IB ou outro semelhante) que agrupasse algumas iniciativas nascidas com o blog mas não só: o disco dos 50 anos do rock português; o disco do José Almada; Biografia do IÉ-IÉ; compilações "óculos de sol", Crónicas da América", de Luís Mira, etc. Só por curiosidade de ficarem agrupadas e não por mera ostentação.

ié-ié disse...

sim, redacção inicial, não, não há glossário, o calão e os palavrões são universais. o livro tem 104 páginas, é "mignone".

obrigado,

LPA

chbg disse...

o Jó nunca teve direito a uma tagzita. Podia juntar-se o nome da banda mais Jó e juntava-se as entradas relativas a este livro mais a as anteriores. Não sei o "Agadoo" ainda é tocado nos Clubs Med. O blog está numa autêntica agonia. Sem quaisquer entradas e com pouca cor apenas umas efemérides de abril. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-jul-2019/interior/os-beatles-nunca-vieram-a-portugal-porque-o-cardeal-cerejeira-proibiu-11106798.html

ié-ié disse...

é verdade, sim, senhor. como já tenho dito, o feicebuque tem dado cabo dos blogues, sobretudo do meu. ver se depois das férias me animo um pouco mais.

obrigado!

LPA

chbg disse...

Um dia destes acabam com o blogger ou com o facebook e lá se vai o histórico. Está página do blogspot é histórica mas já não digo o mesmo de quaisquer páginas do facebook.